Então quer dizer que você está pensando em estudar no Canadá?

Ao ouvir a palavra Canadá, muita gente imagina invernos muito frios, folhas de carvalho e hockey. Essas características também são parte do Canadá e da cultura canadense, mas quem visita o país percebe que ele também pode ser um ótimo lugar para se aprender inglês!

Read This Article in English  |  Entre na comunidade de RLE 

A cada ano, mais pessoas vão ao Canadá em intercâmbios de estudo de inglês ou para passear. Por que as pessoas estão escolhendo o país ao invés dos Estados Unidos ou da Inglaterra, por exemplo? Não há uma resposta exata para esta pergunta, mas sim uma variedade de fatos que têm afetado nas decisões de quem escolheu o Canadá. Vamos dar uma olhada em algumas delas.

Este é um post feito por um convidado nosso, um professor canadense de inglês chamado Santino Filoso. Ele mora e dá aulas em Belo Horizonte, no Brasil, e possui uma página muito útil e dinâmica no Facebook. Ela é dedicada ao aprendizado e ao estudo do inglês através de um vocabulário visual, de jogos de ESL online e de artigos e músicas interessantes de ESL. A página é atualizada diariamente e nós convidamos a todos a dar uma olhada e CURTIR a página!

O TEMIDO INVERNO CANADENSE

Diferentemente do que as pessoas pensam, o inverno não reina supremo no Canadá. Na maior parte do país, ele dura quatro meses (do meio de novembro até março). Sua reputação é de ser muito frio, com neve e escuros, mas esses não são motivos para evitá-lo.

Na verdade, você deveria aceitá-lo! Se você vem de um país em que o inverno não é forte, essa seria a sua chance de experimentar alguns esportes de inverno, como o snowboard, o tobogganing, o esqui e o skating. Apesar do frio, o inverno pode ser uma época muito bonita do ano. Poucas coisas são mais bonitas do que olhar para uma floresta em que todas as suas árvores estão cobertas de neve no topo!

Um fato que passa despercebido por aqueles que moram fora do Canadá -e são preocupados com o inverno no país- é que lá se pode comprar roupas apropriadas em praticamente qualquer loja! Nós, canadenses, sabemos que faz frio, logo, estamos preparados!

QUATRO ESTAÇÕES DIFERENTES 

Uma das maiores vantagens de morar e estudar no Canadá é que você irá presenciar as quatro estações em sua plenitude. Os invernos serão frios e cheios de neve. A primavera será enlameada, já que a neve terá derretido e, assim, você poderá literalmente sentir as flores renascendo e os dias se tornando mais longos. No verão, haverá calor e muito verde, enquanto as temperaturas variam entre 20 e 30 graus. No outono, haverá uma explosão de cores. Será uma ótima época para passear e apreciar a magia das cores nas folhas das árvores: vermelho forte, laranja, amarelo e roxo. Ao aproximarmos do inverno, chega um pouco de escuridão, dias mais curtos e você já não verá a abundância de animais que via no verão, uma vez que eles estarão prestes a hibernar.

Novamente, se você vem de um país onde não existe as quatro estações definidas, passar um ano no Canadá vai te proporcionar um novo ponto de vista sobre o ciclo da natureza, seu poder e sua beleza.

O POVO CANADENSE É AMIGÁVEL

Os canadenses são conhecidos por serem pessoas muito educadas e amigáveis. É fácil se aproximar deles, ou seja, você não terá problemas em fazer amigos quando entrar em um programa de intercâmbio de ESL – English as a Second Language.

Na realidade, uma vez que os canadenses são muito orgulhosos e apaixonados com o país, eles terão milhares de sugestões de coisas para se fazer e lugares para você visitar.

O Canadá é um país bilíngue, ou seja, muita gente fala tanto inglês quanto francês. Os canadenses, portanto, têm que aprender uma segunda língua e, por conta disso, as pessoas são muito compreensivas com aquelas que objetivam aprender uma segunda língua. Eles também serão mais pacientes do que em um país em que o inglês é a única língua nativa.

MULTICULTURALISMO RICO

O Canadá é também um dos países mais etnicamente diversificado do mundo, fato que o torna um lugar melhor! O país é definitivamente um lugar para todos, todas as religiões e culturas, e mais importante: um lugar onde todas as pessoas são tratadas igualmente. Quase todos os canadenses têm ao menos um parente que imigrou para o Canadá e é orgulhoso de suas origens.

Essa é uma das razões que torna praticamente impossível descrever um canadense. Eles podem se parecer com qualquer pessoa, de qualquer país. Provavelmente você não será capaz de reconhecer um canadense em uma multidão. Devido a uma história forte de imigração e aceitação social, como um estudante de ESL no Canadá, você se sentirá muito bem-vindo.

Você não precisará preocupar com preconceitos pelo fato de você ser um estrangeiro. Isso se deve ao fato de que, a não ser que você conte, eles nem perceberão que você não é canadense!

ORGANIZAÇÃO, INFRAESTRUTURA E SEGURANÇA

Outro benefício de fazer intercâmbio no Canadá é que o país é bastante organizado. Se você precisar preencher formulários, ou de alguma documentação, geralmente não há muita burocracia.

Ainda, graças à era digital em que vivemos, você consegue encontrar a resposta para uma dúvida na internet através de sites do governo. Existem sites para os três tipos de governo: municipal, estadual e federal. Se você ainda não encontrou o que procurava, sempre haverá um número gratuito que você poderá ligar e tirar dúvidas.

A infraestrutura no Canadá é muito bem organizada, ficando fácil viajar entre as cidades, seja dirigindo, de ônibus ou de avião. Se você não pode pagar uma passagem de avião, você pode dar uma olhada no compartilhamento de caronas que o país possui e fazer couch surfing através das comunidades online. Você não precisará se preocupar muito com a segurança no país, uma vez que o mesmo é, geralmente, muito seguro. No entanto, como em todos os lugares, você precisa ser esperto e se colocar em situações que te proporcionam segurança. De toda forma, o crime no Canadá encontra-se em seu nível mais baixo desde 1972.

NATUREZA

Você gosta de ficar ao ar livre? O Canadá possui uma enorme variedade de paisagens, desde a tundra ártica até as florestas boreais, passando por montanhas rochosas, pradarias douradas e pântanos. Rodeado por três oceanos e com mais de dois milhões de lagos e rios, o Canadá possui o maior fornecimento de água doce do mundo.

Se você está interessado em explorar a natureza e ver de primeira mão a grande variedade de vida selvagem do país, você só precisará ir a um de seus 36 Parques Nacionais Canadenses ou em uma das 8 Reservas Naturais. Nestes parques, você poderá fazer de tudo, como canoagem, passear de caiaque, fazer caminhada ou pescar.

Você poderá acampar nas florestas perto do seu bairro, ou ficar em alojamentos de madeira, ou mesmo dentro do carro. Você não pode dizer que explorou o Canadá se não fez alguma aventura ao ar livre! Obrigado por ter lido este artigo e espero que vocês tenham a chance de visitar o Canadá no futuro, estou certo de que será uma experiência muito enriquecedora. É um lugar sensacional, cheio de pessoas também sensacionais e eu garanto: se você escolher o país para seu interâmbio de inglês, você irá voltar mais fluente e com ótimas lembranças.

Santino Filoso –o professor que escreveu este artigo- mora e dá aulas em Belo Horizonte, Brasil.  CURTA a página dele para receber dicas diárias e vocabulário que irá ajudar bastante no seu processo de aprendizado de inglês!

Se você gostou deste artigo, pedimos a você que compartilhe, curta, comente com seus amigos. Fale para o mundo sobre o Movimento Real Life English, que já possui mais de 4 mil membros de mais de 50 países. Se você ainda não faz parte, entre agora na Comunidade Internacional de Aprendizado Real Life English, em que tópicos como este são dicutidos constantemente. Obtenha uma cópia do nosso popular e-book, 101 English Words You Won’t Learn in School.

  • Reasons Canada is a great place to live and study!

  • Gostaria de fazer intercambio, paara mais uma experiência em minha vida, pricipalmente no Canadá….

  • Love Canadá Canadá 🙂

  • jonata says:

    Gostaria de fazer intercambio, paara mais uma experiência em minha vida, pricipalmente no Canadá…. e trabalhar talvez morar ai de vez