know if you're fluentVocê já se perguntou se é ou não fluente em inglês? Primeiramente, você sabe o que significa fluência, ou como é a sensação de ser fluente?

Pois esta é a sua chance de descobrir, verificar e definir a fluência no inglês em sua vida como sendo uma realidade no seu dia-a-dia.

Você pode até mesmo enxergá-la como uma prospecção do que esperar no futuro e trabalhar para aquilo.

Free E-book: 101 Words You Won’t Learn in School

Leia este artigo em inglês

Este artigo vai contemplar o ideário real da fluência, explorar melhor seus estudos e fortalecer o seu caminho para a proficiência no inglês.

Se você já tem alguma ideia de para onde vai ou do que esperar durante a jornada, já fica bem mais fácil!

NOTA DO AUTOR: Este artigo mapeia os diversos níveis da fluência e ignora, intencionalmente, os certificados padrões para a língua inglesa. Eles são, muitas vezes, complicados e abstratos e, mesmo que válidos para seus próprios fins, continuam limitados em termos teóricos. O texto é a minha perspectiva como um nativo da Língua Inglesa, que já conversou com inúmeros não nativos de todo o mundo. Adiciono a esta experiência meus vários anos como professor e como aluno de línguas.  

Antes de definir fluência, permitam-me deliberar sobre os vários equívocos acerca do tema ao redor do mundo. Como complemento deste artigo, recomendamos que leiam este outro, recém-publicado:  8 Mitos Sobre Fluência. 

O que é a fluência? 

Existem inúmeras definições e acredito, de verdade, que cada um consiga criar sua própria. Abaixo está a DEFINIÇÃO DE FLUÊNCIA SEGUNDO O DICIONÁRIO OXFORD:

1 Falar ou escrever de maneira natural e articulada. 2. (para uma linguagem) usada de forma fácil e corretamente.

A definição acima é suficiente. No entanto, a minha definição pessoal seria mais flexível e compreensível. A meu ver, ao menos no que diz respeito à fluência básica/emergente, não é necessário falar muito bem e se articular da maneira mais precisa. É necessário conseguir se comunicar bem o suficiente para conseguir interagir de forma significativa, da mesma forma que é importante efetuar tarefas importantes do dia-a-dia em sua vida.

Antes de descrever os níveis, gostaria de mencionar brevemente três aspectos importantes acerca da fluência que você, provavelmente, nunca prestou atenção. Leia os artigos seguintes quando puder:

 Fluência Emergente

Geralmente, após muito tempo (não há muito como definir de forma precisa, depende de cada caso), chega uma hora em que você começa a sentir o que é fluência.

É um estágio muito bonito, porém precário, do seu processo como um todo. Considero este como sendo o “nível básico de fluência”, ou fluência emergente. Ainda, dependendo da pessoa ou da situação, esse nível acontece quando a pessoa encontra-se na parte intermediária do seu programa de estudos.

Pode aparecer em um momento de necessidade, ou após uma cerveja. Podem acontecer em Experiências de Intercâmbio ou mesmo no seu país de origem. Se você tem sorte de estudar em uma escolar que cria oportunidades para que você pratique seu inglês, esses momentos podem acontecer também em sala de aula.

Momentos emocionantes descobrindo o inglês

creativityÉ um momento emocionante quando você começa a ter cliques autênticos de fluência aplicados na sua vida real. Presenciar a comunicação natural e significativa, mesmo que ainda não esteja perfeita, confortável ou permanente (ainda!). É nesse ponto que você vê os resultados dos seus estudos.

Esse é um passo ENORME para o seu processo de aprendizagem. Digo isso porque você pode, caso seja corajoso, explorar o mundo dos falantes em inglês e construir suas próprias habilidades em situações autênticas. A abstração da Língua Inglesa se dissolve na medida em que você descobre como é falar e comunicar, mesmo que por curtos períodos de tempo. 

A luta da fluência emergente

Para algumas pessoas, este estágio pode ser muito frustrante, uma vez que esses momentos de fluência efetiva são, geralmente, acompanhados por momentos de dúvidas e muito esforço em seguida. Dependendo de como você é em termos psicológicos, você pode acabar se tornando o seu pior inimigo. Você se comunica bem em um dia, mas em outro nem tanto (ou mesmo no mesmo dia, em momentos diferentes). Talvez você pense que há algo de errado no seu processo de aprendizagem.

emergingLembre-se que o progresso vem com altos e baixos, e que você nunca está em um estágio fixo e sim em meio a uma variedade de habilidades a qualquer momento. Imaginemos que um nível básico de fluência requer que seu inglês esteja a 60% (estou somente imaginando um número), e o seu nível está entre 50% e 60% (neste cenário, você só vai conseguir sentir os 60% em alguns momentos – digamos que nos seus melhores dias). Isso significa que, a menos que você esteja em um dia bom, você provavelmente não irá falar tão bem.

Até que você atinja os 60% (de modo que seu inglês fique entre 60% e 70%) você não vai ficar confortável com a fala (nesse ponto seu limite máximo também será muito melhor).

Outra dificuldade que muitos alunos têm neste estágio é com relação à habilidade de compreensão, devido ao fato dela ser menor que a da fala. Neste caso, eu recomendo que você faça com que o inglês seja parte do seu dia-a-dia através da mídia. Outra coisa é o uso intermitente das palavras básicas de sobreviência: Sorry? = Perdão? / Can you repeat (slower) please? = Você pode repetir (mais devagar), por favor? / What does that mean? = O que isso quer dizer? / How do you say? = Como se diz?

Confiança e fluência emergente

A delicadeza e a natureza de altos e baixos da fluência explica o motivo pelo qual a confiança é tão importante neste estágio. Comemore os momentos de triunfo e aceite aqueles frustrantes como parte do processo.

Lembre-se de que seu processo já te levou a este ponto e o melhor que você pode fazer é relaxar, começar a falar e errar bastante. O esforço é normal e ele fará com que os bons momentos se tornem rotineiros. No entanto, você precisa ser gentil consigo mesmo. Com prática, você vai se sentir cada dia mais fluente até que se torne algo permanente.

A confiança é o que te permite ter uma atitude positiva, favorável para o aprendizado em situações autênticas. Ela te fornece a paciência necessária para lidar com seus erros e a coragem para se colocar em situações desafiadoras. Sem autoconfiança, você fica com uma perspectiva irreal do que conversar deveria ser, dessa forma, sua fluência emergente não possuirá a paciência e o apoio necessários.

As pessoas que interpretam suas experiências dessa forma têm dificuldade em passar desse estágio. Isso acontece porque elas almejam a perfeição (essas pessoas são alunos excelentes nas escolas, mas péssimos alunos na vida real).

Quando você está confortável, porém é consistente, com relação ao seu nível ainda emergente de fluência, você avança para o próximo (que chamo de nível intermediário de fluência), de forma gradual ou mesmo brusca. Pelo simples fato de que sua prática e seu conhecimento já estão consolidados!

CHAMADA PARA AÇÃO

Dreams Don't Work Unless You DoBoa parte dos nossos leitores, bem como a Comunidade do Real LifeEnglish está, obviamente, além deste nível de “fluência emergente”. Para estes leitores, discutiremos fluência intermediária e avançada nos próximos artigos. No entanto, para aqueles que estão começando a emergir no campo da fluência, lembrem-se de que já caminharam bastante. Vocês já estão em um lugar favorável e a melhor coisa que podem fazer é compreender a situação e praticar ao máximo, cometer muitos erros e não se levar tanto a sério. Sete Coisas Que se Deve Evitar ao Falar Inglês é uma ótima leitura para quem está neste nível.

Independente do seu nível, lembre-se que a fluência é uma experiência pessoal. Ninguém além de você pode te fornecer a confiança e o entendimento cultural para falar de uma maneira natural e descontraída, ou falar que seu inglês está com muitas falhas. É algo que você tem que adquirir através das suas próprias experiências. Pode ser um processo árduo, mas ele SERÁ recompensado. Obtenha apoio das pessoas que já passaram por isso.

Leia a segunda parte desse texto 

Se você gostou deste artigo, pedimos a você que compartilhe, curta, comente com seus amigos. Fale para o mundo sobre o Movimento RealLife English, que já possui miles membros de mais de 50 países. Se você ainda não faz parte, entre agora na Comunidade Internacional de Aprendizado RealLife English, em que tópicos como este são dicutidos constantemente. Obtenha uma cópia do nosso popular e-book, 101 English Words You Won’t Learn in School.  

Volte para os melhores artigos

  • Quanto tempo demora para sair desse estágio de fluência emergente?