Skip to content

Como Melhorar seu Vocabulario em Inglês Diariamente (Parte II)

Você está pronto para aumentar seu vocabulario de inglês? Têm muitos passos simples que você pode seguir diariamente para aumentar e muito o número de palavras em inglês que você sabe e usa.

No Parte I, te contei sobre manter um diário de palavras, expressões diarias do Real Life English, como também sobre as palavras diárias dos sites de dicionários. Eu espero que você já tenha começado a manter um diário de palavras e a escrever palavras novas que você aprender diariamente. Se ainda não leu a parte um, leia agora mesmo.

Na segundo parte desta série de três textos sobre o vocabulário, eu vou te contar algumas formas em que você pode melhorar seu vocabulario a cada dia. Entre elas temos:

  • Assistir programas de televisão,
  • Ler, e
  • Conversar

Então, vamos lá.

     4. Assistir Programas de TV

Há muitos programas bons de televisão dos Estados Unidos, do Reino Unido, e de Australia, então com certeza você encontrará um que goste. Se você assiste com som e legenda em Inglês, você pode pegar todo tipo de vocabulário.

Isso é especialmente útil quando você assiste em DVD, pois você pode pausar e escrever novas palavras e olhar em um dicionário depois (se você não entendeu pelo contexto).

Eu recomendo que você assista programas de TV que estejam relacionados com a sua profissão, a fim de adquirir mais vocabulário técnico. Por exemplo, se você é um advogado, você pode assistir Law and Order, um médico pode assistir Grey’s Anatomy ou House, e cientistas podem assistir The Big Bang Theory. Procure por programas que completem suas necessidades a fim de obter melhores resultados. Filmes são bons também, mas muitos de nós não temos tempo de assistir a um filme inteiro várias vezes por semana. Assistir a um programa de televisão só vai te tomar cerca de 20 minutos.

     5. Leia

Leia qualquer coisa. Eu sempre enfatizo isso. Artigos de jornais, artigos de esporte, livros, histórias em quadrinhos, revistas e blogs são todas ótimas opções. Se você quer melhorar o seu vocabulário, isto é definitivamente um dos melhores caminhos.

Um livro bastante recomendável, se você já atingiu o nível intermediário no Inglês, é The Little Prince, de Antoine de Saint-Exupéry. Apesar de o original ser em francês, este é um dos livros mais vendidos já publicados. Ele é pequeno, tem uma linguagem fácil, e é uma compelling story (o que significa que ela envolve você).

A série Harry Potter também é boa porque a linguagem não é muito difícil e a história é popular e excitante. A série tem sete livros, então ela vai te manter lendo durante um bom tempo, e o seu Inglês vai melhorar a cada livro.

Eu não recomendo buscar cada palavra que você não conhecer enquanto você lê porque você vai acabar gastando uma semana para ler um só capítulo. E não vai ser uma experiência legal. Quando você estiver lendo um livro, não é importante conhecer cada palavra; você ainda pode entender o ponto central. E você ficará surpreso com o quanto você aprende apenas pelo contexto. Apenas circule as palavras que você não conhece e olhe o significado depois.


Algumas das melhores notícias, as mais imparciais são encontradas apenas em Inglês. Quanto mais você puder ler e falar Inglês, melhor a informação a que você terá acesso. Bons jornais ou publicações online são New York Times, the Economist, BBC e CNN. Elas não são 100 por cento grátis, mas elas deixam você ver muitos artigos todo dia sem cobrar nada, o que é mais que suficiente para colocar seu Inglês em uso. Enquanto um romance dará a você um bom vocabulário para conversação diária, as notícias podem fornecer um vocabulário mais técnico, o que é bom para sua carreira ou apenas para soar mais inteligente! Você não estará apenas melhorando seu inglês, mas também se tornando mais informado e educado. Isso é muito importante se você quer viajar. Esses websites têm notícias de esportes, se elas te interessam.

Algumas revistas americanas populares são a People (notícias de celebridades), a Cosmopolitan (conselhos para mulheres), a MAD (comédia), e a GQ (tudo para homens).

Blogs também são ótimos porque eles existem sobre todos os assuntos. Seja lá qual for seu interesse, você pode encontrar um blog sobre isso. Outra coisa importante nos blogs é que você pode comentar, e até entrar em conversas e debates sobre certos assuntos.

Encontre algo para ler e comece a lê-lo. Seu banco de vocabulário vai aumentar muito.

     6. “Bom e Velho” Falar com as Pessoas

Apenas o fato de você não viver num país que fale Inglês não significa que você não pode praticar fora da sala de aula. Há muitas maneiras de encontrar pessoas para conversar:

  • Facebook
  • Skype
  • Chatroulette
  • Verbling
  • Live Mocha
  • Couchsurfing

 

Procure no Facebook e no Google por grupos de Inglês na sua cidade. Muitas das grandes cidades têm expatriados (expats) que se juntam para conversar e eles sempre gostam de fazer novos amigos nativos no país. Ou você pode encontrar um grupo de estudantes de inglês como você com quem você pode praticar.

Ainda que você não viva numa cidade grande, você pode usar grupos de inglês para encontrar pessoas e conversar em chats ou até no Skype. Não importa se for um falante nativo ou apenas alguém que também está aprendendo inglês como segunda língua. O importante é que você está praticando sua conversação, pois isso gera confiança. E um outro falante de inglês não nativo certamente saberá algum vocabulário que você não sabe e vice-versa.

Um outro recurso é o Chatroulette. É um website que aleatoriamente coloca você em contato com outro usuário num chat por vídeo. É grátis, você pode usá-lo a qualquer hora do dia, e lá estão milhares de usuários de todo o mundo. Esta é uma ótima maneira de conhecer pessoas de outros países e praticar seu Inglês. Apesar do Chatroulette ter regras contra certos comportamentos, elas às vezes são quebradas. Então se você fica ofendido facilmente, não use Chatroulette.

O Verbling é muito parecido com o Chatroulette, mas é só para aprender idiomas. Você seleciona sua língua mãe (primeira língua) e a(s) língua(s) que você objetiva aprender, e ele coloca você em contato com um falante nativo que queira aprender sua língua. Vocês falam cinco minutos em cada língua. É uma ideia ótima, mas infelizmente ainda está em desenvolvimento e tem alguns problemas técnicos. Ainda assim, experimente; você pode encontrar alguém interessante.

O Livemocha é uma comunidade online de aprendizado de Inglês. Ela tem um programa de aprendizado de Inglês, mas você tem que pagar por ele depois de um tempo de teste grátis. Mas o melhor do Livemocha é que ele te coloca em contato com pessoas reais que são fluentes na sua língua-alvo. Enquanto no Facebook você pode encontrar pessoas que não tem tempo de falar com você ou que não querem conversar com estranhos, no Livemocha todo mundo está lá para aprender. Ele proporciona uma excelente atmosfera para conhecer outras pessoas. Você pode trocar conhecimentos com um falante do Inglês que também queira aprender sua língua. É uma ótima maneira de encontrar pessoas para conversar no Skype também.

O Couchsurfing é maravilhoso por vários motivos. Primeiro, é uma comunidade para viajantes. Quando você viaja, você pode encontrar alguém no Couchsurfing que hospedará você na casa dele ou dela de graça, e você pode hospedar viajantes na sua cidade. É uma boa maneira de conhecer pessoas do mundo todo e experimentar novas culturas sem necessariamente viajar. É uma organização legitimada porque é baseada em referências. Você não “couchsurf” com alguém que tem referências negativas.

Segundo, a maioria das cidades tem grupos de Couchsurfing que se encontram semanalmente. Encontre um perto de você na seção “Atividades” do site. Terceiro, você pode procurar pessoas que vivem na sua cidade e que gostariam de sair (tomar um café ou algo do tipo). Você só precisa encontrar um americano ou inglês vivendo perto de você e que queira conhecer pessoas.

Por último, na parte de grupo e de discussões do site, você pode encontrar pessoas para conversar sobre vários assuntos. Outra ótima maneira de conversar e ampliar seu vocabulário.

Abra uma conta no Couchsurfing hoje. É um recurso valioso.

Escolha um ou mais desses recursos. À medida que você está falando, você está aprendendo.

Fique Ligado para Ainda Mais Dicas

Espero que tem gostado da parte II, e que você já esteja com vontade de ler a parte III!

Agora vá procurar alguns livros, filmes, e programas de TV em inglês que você pode assistir e ler a cada dia. Comece a adicionar mais palavras ao seu diário.

Não como aprender inglês se não for de maneira divertida! Faça amigos em outros países. Nunca se sabe, pode ser que você encontre alguém que te convide a visitá-lo.

Se gostou deste texto, não esqueça curtir, compartilhar, e comentar lá embaixo. Se ainda não faz parte da Comunidade Internacional de Real Life English, se unir a mais de 5.000 membros de mais de 50 países!

 

  • Flavio says:

    Muito bom, excelente.
    Estou iniciando meu aprendizado so o curso nao está sendo suficiente com as dicas passadas me deu um rumo aonde posso procurar informações.

    Parabens pelo trabalho.
    Very good haha

  • >