Em um artigo anterior, escrevi sobre as razões pelas quais o Canadá é um bom lugar para estudar inglês. Agora que você já está convencido de que o Canadá é o país ideal para você fazer seu intercâmbio ESL, aqui vão alguns conhecimentos básicos que o ajudarão a adaptar-se ao inglês do Canadá e impressionar os seus novos amigos canadenses.

Este é um post feito por um convidado nosso, um professor canadense de inglês chamado Santino Filoso. Ele mora e dá aulas em Belo Horizonte, no Brasil, e possui uma página muito útil e dinâmica no Facebook. Ela é dedicada ao aprendizado e ao estudo do inglês através de um vocabulário visual, de jogos de ESL online e de artigos e músicas interessantes de ESL. A página é atualizada diariamente e nós convidamos a todos a dar uma olhada e CURTIR a página!

E-livro de graça: 101 Palavras que você nunca vai aprender na escola

Read This Article in English

Visão Geral do Inglês Canadense

Ainda que similar tanto ao inglês americano quanto ao britânico, o inglês canadense é único e levemente diferente. Uma forma de descrevê-lo seria um tipo de mistura entre expressões americanas, a ortografia britânica e a pronúncia canadense. A pronúncia canadense é bem mais próxima da americana do que da britânica, mas há algumas exceções notáveis. Canadenses frequentemente trocam os sons de t pelos sons de d. Por exemplo, ao falar o nome da capital do Canadá, Ottawa, não é incomum que seja pronunciado “Oddawa”.

Apesar de ser um país extenso com pessoas em todas as diferentes regiões, se você viajar da costa Leste à Oeste, ainda que você encontre pequenas diferenças na pronúncia de certas palavras, no geral você não encontrará uma diferença significativa de pronúncia, com exceção, é claro, de pessoas do Quebec (a província francesa).

Quando se trata de ortografia, canadenses têm a opção de escrever as palavras como os americanos, ou como os britânicos. Para nós, ambos são corretos, mas você precisa lembrar-se de ser consistente. Se você está escrevendo um trabalho escolar e começa a usar a ortografia britânica, você precisa ter certeza de que todas as palavras estão na ortografia britânica. Para dar uma ideia de quão similar as ortografias podem ser, aqui temos alguns exemplos com a ortografia americana vindo primeiro: Center/centre, practice/practise, analyze/analyse, color/colour, flavor/flavour.

Vocabulário Canadense Essencial

Agora que nós já vimos alguns aspectos técnicos do inglês canadense, está na hora de aprofundar em termos, frases e palavras que você só encontrará no “Great White North”.

Anglophone = alguém cuja primeira língua é o inglês

Beaver tails = não se preocupe, isso não tem nada a ver com o animal, o nome na verdade vem do formato desse delicioso doce que você só encontrará em Ottawa. Você pode escolher todo tipo de cobertura, mas eu recomendo pegar a clássica de canela e açúcar.

Brown Bread = pão integral

Cabin fever = um sentimento de claustrofobia que pode acometer durante o inverno quando você fica em casa muitos dias sem sair.

Eh = um termo canadense usado depois de uma frase ou pergunta que pode significar: certo?, ok?, por favor, talvez, obrigado, que tal?, e você?

Francophone = alguém cuja primeira língua é o francês.

Kraft Dinner (KD) = Kraft Macaroni and Cheese, cada caixa tem macarrão seco e mistura de queijo, extremamente fácil de cozinhar.

A Mickey = uma garrafa de licor de 13 onças perfeita para levar às festas ou em bares no bolso do seu casaco.

Poutine = um prato do Quebec que consiste em batatas fritas cobertas com molho e coalhada, cheias de sabor e de calorias.

Shinney = um jogo livre de hóquei que qualquer um que está em volta pode entrar e jogar, seja no gelo com patins ou na rua com sapatos.

Smarties = uma versão canadense dos chocolates M&Ms

Timbits = rosquinhas do Tim Horton (a rede de cafés mais popular do Canadá)

Toque = um lindo chapéu de inverno

A two-six = uma garrafa de licor de 26 onças (aprox. 750 ml)

A two-four = uma caixa de 24 garrafas de cervejas (um engradado)

Fatos Canadenses Aleatórios

Apesar de ser um país relativamente novo (apenas 144 anos) e de ter uma pequena população, o Canadá tem uma história bastante interessante e célebre. Aqui vão algumas coisas que você provavelmente não sabia sobre o Canadá:

– O Canadá teve oficialmente sua própria bandeira nacional em 15 de fevereiro de 1965 (quase 100 anos depois de ter se tornado um país, em 1º de julho de 1867)

– Apesar do hockey no gelo ter sido inventado no Canadá e ser o esporte mais popular do país, o lacrosse é o esporte oficial do Canadá.

– Na Guerra de 1812, o Canadá incendiou a Casa Branca junto com a maior parte de Washington.

– A extensão do Canadá é de 9.970.610 km2 (o que faz dele o 2ª maior país do mundo).

– Os canadenses são responsáveis por muitas invenções importantes, como Querosene, SONAR, o microscópio eletrônico, o órgão eletrônico, a insulina, o sistema de cinema IMAX, snowmobile (motoneve), walkie talkies, marca-passo, máscara de gás, telefone, e o fogão elétrico.

– O Canadá tem 10 províncias e 3 territórios, com uma população de 34,5 milhões de pessoas

– O castor é o animal nacional do Canadá

– O canadense James Naismith inventou o basketball.

– Kanata é uma palavra iroquesa que significa “vila” ou “assentamento”.

– St. John’s, localizada na província de Newfoundland, foi fundada em 1583 e é a cidade mais antiga do Canadá.

– A praia de Wasaga é a mais extensa praia de água doce do mundo.

– Comidas de cachorro são dedutíveis de impostos no Canadá

– Mais de 85% da população do Canadá vive a até 160km da fronteira com os Estados Unidos.

– Pesquisadores canadenses descobriram as células-tronco.

– No inverno, o Rideau Canal de Ottawa congela e se torna a pista mais longa do mundo de patinação ao ar livre.

– O CFL (Liga Canadense de Futebol) jogou sua centésima Grey Cup Championship em 25 de novembro.

Obrigado mais uma vez por ler este artigo e você pode se considerar armado e preparado para enfrentar o Canadá. De fato, você provavelmente sabe agora mais sobre ele do que muitos canadenses! Se cuide!

Santino Filoso –o professor que escreveu este artigo- mora e dá aulas em Belo Horizonte, Brasil.  CURTA a página dele para receber dicas diárias e vocabulário que irá ajudar bastante no seu processo de aprendizado de inglês!

Se você gostou deste artigo, pedimos a você que compartilhe, curta, comente com seus amigos. Se você ainda ainda não fez,  obtenha uma cópia do nosso popular e-book, 101 English Words You Won’t Learn in School.

voltar à página dos melhores artigos

  • Luan Mendes says:

    obriga pela ajuda pra quem vai mora no Canada e preciso aprende fala outra ligua

  • Jackie PT says:

    O telefone não foi criado por canadenses… quem o inventou foi Alexander Grambell, que morreu no Canadá, mas era escocês e cuja família viveu no Canadá um tempo, porém ele era naturalizado americano! Verifique as informações, antes de fazer publicações errôneas.

  • Jackie PT says:

    O microscópio eletrônico foi inventado em 1931 por Ernst Ruska, físico alemão de Heidelberg, prêmio nobel de Física em 1986.

  • Jackie PT says:

    Garrett Augustus Morgan, inventor afro-americano nascido em Paris, Kentucky foi o inventor da máscara de gás. Ele tb inventou o semáforo e a preparação do alisamento de cabelo. Também não era canadense…

  • Jackie PT says:

    Wilson Greatbatch, inventor e engenheiro eletrônico americano de Buffalo, New York, foi quem inventou o marca-passo em 1958. Ele morreu com 92 anos e nunca fez sequer pesquisa no Canadá…