Skip to content

Caixa de ferramentas do RealLife: Tudo que você precisa para revolucionar seu inglês

RealLife ManSe você está lendo este artigo, você provavelmente quer melhorar seu nível de inglês, ou talvez você esteja se preparando para começar a aprender ou ensinar a língua.

O problema que muitos aprendizes do inglês têm é que eles não sabem por onde começar. Talvez você tenha aprendido um pouco de inglês na escola, mas era chato, você não teve a chance de usá-lo em contextos autênticos, e você na verdade não aprendeu nada. Além disso, muitas pessoas decidem, anos depois, começar a aprender inglês de novo e aí eles já esqueceram quase tudo!

Read this article in English

Em muitos países em que eu vivi, incluindo os EUA, as línguas simplesmente não são ensinadas de maneira muito efetiva. E, honestamente, não importa quão boas suas aulas de inglês sejam, um professor sozinho não pode fazê-lo aprender inglês. No fim, se você realmente quiser melhorar seu inglês, você terá que tomar parte do (ou todo) aprendizado em suas mãos.

Foi por isso que criamos o Real Life English. Nós percebemos que nossos estudantes não tinham oportunidades suficientes para praticar o inglês no dia a dia, e que a maioria dos estudantes de inglês nem se quer percebiam quão simples é fazer isso!

Então começamos com algumas festas locais para conversar em inglês, que foram um grande sucesso e que estão agora se espalhando pelo mundo. Nós temos delas uma vez por mês em várias cidades.

Então nós criamos este blog. Toda semana nós publicamos diversos artigos sobre vários temas que ajudam milhares de leitores mensais a mudar o jeito como eles aprendem inglês.

E o Real Life English vai muito mais longe do que isso! Nós temos uma Comunidade Internacional Online onde as pessoas praticam seu inglês e fazem amigos todos os dias. Nós temos um Twitter que oferece aos seguidores dicas, jogos, citações, e exercícios várias vezes por hora. Nós temos um podcast e nós estamos constantemente gravando vídeos.

Nós oferecemos muito mais do que o seu tradicional site de aprendizado de inglês.

Então, quer aprender com a gente?

Aqui é o ponto por onde começar. O que se segue são ferramentas que nós oferecemos aos nossos estudantes aqui no Centro de Fluência do Real Life English. Nós compilamos essas ferramentas durante anos de ensino e aprendizado de línguas. Se você ler esse guia e começar a usar essas ferramentas no seu dia a dia, nós garantimos que aprender inglês será mais fácil e divertido.

Vamos começar. Aqui está a sua caixa de ferramentas para aprender inglês.

NOTA: Ao longo deste artigo há muitos links para outros de nossos textos úteis. Considere marcar este artigo e voltar nele para continuar melhorando diferentes aspectos do seu inglês!

A caixa de ferramentas RLE

     1. Torne-se um comunicador ativo e desenvolva fluência cultural

BreakdownAntes mesmo de pensar em começar a aprender inglês, pense sobre isto primeiro: como você é na comunicação na sua própria língua?

Um dos maiores desafios que os aprendizes de línguas encontram é superar o constrangimento de falar numa língua estrangeira e cometer erros.

Mas cometer erros não algo com que se preocupar! É uma parte natural do processo de aprendizagem, e erros vão na verdade ajudá-lo a melhorar o seu inglês (pense nisso, a única maneira de corrigir os erros é cometendo-os). Quanto mais confortável você estiver com o fato de cometer erros, mais confiante você vai se tornar e mais fácil será falar inglês.

A primeira ferramenta que vai ajudá-lo a de fato melhorar seu inglês, não importa em qual nível você esteja, são as frases de sobrevivência. As frases de sobrevivência são a primeira coisa que nós ensinamos a nossos alunos, sejam eles iniciantes ou tenham estudado por muitos anos.

Essas frases podem parecer óbvias, mas ficamos surpresos com quão pouco os aprendizes de inglês realmente as usam! Se você não conhece isso, então aprenda mais sobre elas e como dominá-las aqui.

    2. Faça do inglês parte da sua vida

on top of the worldUma das coisas que tornam o RLE tão diferente é que nós não queremos que nossos alunos simplesmente aprendam inglês. Nós queremos que eles vivam o inglês!

O que queremos dizer com isso?

Estudar inglês costuma ser chato. E honestamente, inglês é algo que não deveria ser considerado estudo. Inglês é um meio de comunicação – que está destinado a ser escutado, falado, e apreciado. É uma ferramenta para entender e conectar povos e culturas inteiros. Não é uma matéria de escola.

Então como você para de estudar inglês e começa a vivê-lo?

Simples! Faça as coisas que você já gosta, mas faça-as em inglês!

Uma das GRANDES vantagens que você tem enquanto estudante de inglês é que existe muito material por aí que você pode usar para se divertir melhorando seu inglês.

Então, ferramenta número dois é Inglês para a Vida. Isso inclui os quatro grandes aspectos da língua – leitura, escrita, escuta e fala.

Lembre-se, construir constantemente o seu vocabulário em inglês é crucial, e você pode usar todas essas coisas para ajudá-lo a fazer isso junto com uma de nossas ferramentas favoritas, chamada Anki.

Leitura

Eu acho que você provavelmente lê todos os dias. De fato, você está lendo neste momento. Então você deveria também estar lendo em inglês, não importa qual nível de inglês você tenha.

Se você é um iniciante, você pode começar com algo simples, como tweets. Eles têm um máximo de 140 caracteres cada, então é uma boa maneira de ler uma pequena quantidade de um inglês simples todos os dias. E você pode seguir contas do Twitter sobre qualquer coisa – o que te interessar.

Quando seu inglês ficar um pouco melhor, tente ler revistas, jornais, e blogs. Novamente, encontre algo que você goste de ler em sua própria língua. Se você não costuma gostar de ler notícias, então não as leia em inglês apenas para melhorar suas habilidades. O importante é continuar se divertindo!

Quando você tiver um nível intermediário, eu recomendo muito que você se arrisque a ler um livro. É mais fácil do que você pode imaginar. Apenas escolha algo que te interesse.

Para muitas outras recomendações de leitura em inglês, lembre-se de dar uma olhada neste artigo.

Escrita

A importância de se tornar um bom escritor em inglês vai depender totalmente de como você planeja usar o seu inglês. Se você for um iniciante, este não deve ser o seu foco principal, mas é legal pelo menos conseguir conversar online em inglês.

Escrever é um aspecto importante do aprendizado da língua porque realmente testa o seu conhecimento da língua num nível profundo.

Em comparação com a fala, quando você está escrevendo você tem tempo para pensar nas melhores palavras e estruturas gramaticais para usar em cada situação. A fala não permite isso muito porque você está usando seu conhecimento espontâneo e você não tem tempo para pensar sobre as pequenas coisas.

Se você se interessa em melhorar sua escrita em inglês, então dê uma olhada neste artigo.

Escuta

A escuta é algo com que nossos alunos dizem ter muitas dificuldades. É uma das partes mais difíceis da língua, porque ainda que você possa ler inglês fluentemente, a maneira como uma língua é lida não é a mesma como ela é falada.

Então para melhorar a sua escuta você precisa praticá-la muito. Felizmente, existem MUITAS maneiras de fazer isso: assistindo programas de televisão e filmes, ouvindo podcasts, e escutando música. Você provavelmente já faz um ou todos esses.

Segredos nativos para listening

Talvez você já assista programas de TV americanos ou ingleses dublados na sua língua. Alguns dos melhores falantes de inglês que eu conheci são da Escandinávia e da Holanda. Quando você pergunta a pessoas desses lugares porque o inglês deles é tão bom, eles provavelmente falarão que é porque eles assistem programas em inglês (com legenda na própria língua). É chocante para falantes nativos de inglês o fato de que eles usam até as mesmas gírias que nós!

Então corte o hábito de assistir as versões dubladas e comece a assistir programas e filmes em inglês, porque será um fenômeno a rapidez com que você vai melhorar. Aqui vão 10 programas de TV para você começar.

Podcasts são muito valiosos porque você pode ouvi-los em qualquer lugar. É um ótimo jeito de passar o tempo que você passaria fazendo praticamente nada (por exemplo, quando você está cozinhando, pegando um ônibus, no seu carro, esperando na fila de uma loja, etc.). Aprenda mais sobre melhorar seu inglês com podcasts aqui.

Música é uma outra ferramenta de que você provavelmente já está cercado o tempo todo, mas você a usa para melhorar seu inglês? Esta é uma das nossas ferramentas favoritas de aprendizado de língua, saiba por que neste artigo.

Fala

Você pode pensar que praticar a conversação em inglês é difícil uma vez que você vive num país que fala uma outra língua. E ainda que nós recomendemos fortemente viajar e estudar fora se você tiver a chance, nem todo mundo pode.

No entanto, começar a praticar o inglês sem sair da sua cidade é mais fácil do que você pensa, especialmente se você vive numa metrópole. Aprenda mais sobre como começar a falar aqui.

     3. Inspire o seu aprendizado

meet peopleAinda que usar o Inglês para a Vida seja uma boa maneira de melhorar o seu inglês, uma das melhores maneiras de se motivar a continuar estudando é, de fato, conhecer pessoas! Não importa se forem outros estudantes de inglês como você ou falantes nativos.

Então por último, mas não menos importante, a terceira ferramenta é usar a língua.

Você encontra pessoas online com quem você possa praticar o seu inglês usando as seguintes ferramentas valiosas.

Entre em uma comunidade

Obviamente, tendemos à Comunidade Internacional do RLE, mas existem várias comunidades de que você pode fazer parte online, e talvez até na sua cidade, para melhorar o seu inglês.

Faça amigos falantes do inglês

Se você vive numa cidade grande, certamente existem grupos que se encontram para falar inglês, como este. Se você pode começar a aprender em um ambiente divertido, como uma festa ou evento, e fazer amigos com quem falar em inglês, isso vai de fato inspirá-lo a melhorar e continuar aprendendo.

Se você vive na Espanha ou no Brasil, então um dos melhores jeitos de fazer isso é participando de um dos nossos eventos. Para ficar informado dessas festas, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco ou entrar na Comunidade do RLE.

Encontre oportunidades de falar todos os dias

Fazer amigos para conversar online e pessoalmente vai mudar de verdade a forma como você pensa o inglês. Não importa em qual nível do inglês você esteja, nós recomendamos que você se desafie a falar um pouco, mesmo que por poucos minutos, com alguém. Você pode perguntar as questões mais básicas, não importa, o importante é que você está se comunicando.

Então torne o aprendizado do inglês um hábito diário e faça ser divertido!

Chamado à ação

Agora você tem várias ferramentas para ajudá-lo a revolucionar o seu inglês. Eu sei, é muito to take in [para absorver]!

Você não precisa mudar radicalmente seu cotidiano; na verdade, o importante é começar aos poucos.

Sua tarefa agora, neste momento, é pegar um pedaço de papel e uma caneta. Tire de cinco a dez minutos para clarear seus objetivos. Abaixo alguns pontos:

Se você quer de fato melhorar, então é hora de se responsabilizar pelo seu aprendizado.

Vou repetir, comece com pequenos desafios. Insira um hábito de cada vez. Se você tentar fazer vários grandes desafios de uma vez, é muito mais provável de você falhar em mantê-los. Lembre-se, pouco a pouco.

Gostou do que leu?

Se você gostou deste artigo, então se lembre de assinar nossa newsletter para ficar informado de todas as grandes mudanças que estão chegando ao RealLife, e continue revolucionando seu inglês conosco!

  • […] Lee este articulo en Español | Lea este texto em Português […]

  • Right realy my brother!

  • >