Você já estuda inglês há algum tempo, mas acha difícil se manter motivado?

Leia este texto em inglês / Entre na Real Life English International  Learning Community

Se você está sem muita paciência e foco com a língua, talvez seja a hora de colocar mais música em seus estudos. E, em se tratando de música, nada melhor do que escolher os Beatles!

Mesmo depois de sessenta anos desde a formação da banda, eles ainda são muito populares entre todas as gerações. Além disso, possuem um dos maiores recordes de sucesso como uma das bandas mais famosas da história da música.

Por que os Beatles são uma escolha excelente para te auxiliar no inglês?

Bom, durante sua carreira, os Beatles mudaram e se desenvolveram bastante. As mudanças ocorridas não foram somente no estilo, mas também na complexidade das letras. De simples, tal como o primeiro single “Love Me Do”, a outras bem mais profundas e socialmente mais envolventes, como em “Let It Be”, nota-se uma enorme mudança no vocabulário. Escutar aos Beatles te proporcionará uma variedade maior em seu vocabulário e irá melhorar consideravelmente sua capacidade de entender e abrir sua cabeça para o fenômeno cultural que foi, ou melhor, é, os Beatles.

Neste artigo, você irá passar por uma aventura em inglês dentro de um submarino amarelo. Você vai aprender um vocabulário novo e ainda vai ter boas dicas de gramática através das letras.

Vamos começar com a aula de inglês agora. O que a palavra Beatles significa? Besouros, certo? Errado, a palavra beat corresponde ao verbo bater e ele é irregular, ou seja, a conjugação não muda – beat, beat, beat.

O nome da banda, Os Beatles, é usado no particípio passado, que seria traduzido como As Batidas em um sentido musical.

UMA JORNADA DE INGLÊS EM UM SUBMARINO AMARELO

The Yellow Submarine, desde o seu lançamento em 1969, tem sido uma das músicas mais famosas do mundo. Fizeram até mesmo uma animação sobre ela. Acredito que a maioria de vocês já está familiarizada com a música ou pelo menos com o seu refrão. Mas você consegue cantar a música inteira? Vamos dar uma olhada em verso por verso.

[media url=”http://www.youtube.com/watch?v=Wrs5DjHNUOE” width=”600″ height=”400″]

Verso 1

In the town where I was born,
Lived a man who sailed to sea,
And he told us of his life,
In the land of submarines,

A VOZ PASSIVA

Neste primeiro verso vimos o uso da voz passiva em “Where I was born” – Onde eu nasci. Essa estrutura é usada quando queremos colocar mais ênfase na ação (no verbo) e não em quem ou o quê a executou (sujeito). Quem te deu a luz? Sua mãe, obviamente.

Essa forma de escrita é usada com muita frequência em manchetes de jornais de forma a chamar a atenção do leitor. Por exemplo:

  • John Lennon was murdered! –John Lennon foi assassinado!O foco é no fato de que ele foi morto, e não no assassino.
  • New Beatles album has been released! – Álbum novo dos Beatles foi lançado!Quem lançou o álbum? Não tem importância.
  • Over 1 million records sold in 2 weeks! – Mais de um milhão de álbuns vendidos em duas semanas! Quem vendeu os álbuns?

Estrutura da Voz Passiva

A estrutura da voz passiva é bem simples, como você verá abaixo. Lembre-se, o verbo principal estará sempre no particípio passado. Dê uma olhada nos verbos irregulares aqui:

Sujeito + verbo auxiliar (to be) + verbo principal (conjugado no particípio passado)

Verso 2

So we sailed on to the sun,
Till we found the sea green,
And we lived
beneath the waves,
In our yellow submarine,

PREPOSIÇÕES

A maioria de vocês provavelmente está familiarizada e sabe usar muitas preposições comuns como, por exemplo, in/on/at. No entanto, em inglês, há uma grande variedade de adjetivos que são usados com a mesma frequência e tendem a ser ignorados ou esquecidos facilmente. Beneath – abaixo, sob – é um bom exemplo disso.

Abaixo está uma lista com tais preposições esquecidas. Veja se você sabe como usá-las.

Verso 3

And our friends are all aboard,
Many more of them live next door,
And the band begins to play.

ALL ABOARD/ ALL ON BOARD – TODOS À BORDO

Na música, quando eles cantam “all aboard,” eles estão dizendo que todos estão literalmente dentro do submarino. A expressão é usada nos portos e nas estações de trem quando estes estão prestes a sair. Uma expressão parecida e mais comum é on board – a bordo. A bordo pode ser usado de forma figurativa, significando que todos estão de acordo com o tópico em discussão. Por exemplo:

  • The employees were all on board when the manager suggested they take the day off. – Os empregados estão todos de acordo com o gerente, que sugeriu um dia de folga.
  • If you want to go to see the Beatles cover band play tonight I’m on board. – Se você quiser ir ver um cover dos Beatles hoje, estou dentro!

Verso 4

As we live a life of ease(life of ease)
Every one of us(every one of us) has all we need,(has all we need)
Sky of blue,(sky of blue) and sea green,(sea of green)
In our yellow(In our yellow) submarine.(submarine) ( Haha! )

EASE – FACILIDADE, CONFORTO

Na música, a palavra ease significa conforto, mas ela pode possuir outros significados. Outro uso comum para a palavra seria como verbo, to ease (aliviar), e como substantivo (with ease). Por exemplo:

  • I got a massage to ease the pain in my back – Eu fiz uma massagem para aliviar a dor nas minhas costas.
  • Paul Mcartney still sings with ease – Paul Mcartney ainda canta com facilidade.

Para saber mais significados e expresses sobre a palavra EASE, clique neste link

Refrão

We all live in a yellow submarine,
yellow submarine, yellow submarine,
We all live in a yellow submarine,
yellow submarine, yellow submarine.

Submarino Amarelo, submarino amarelo… como você pode ver, essa música fica na nossa cabeça. Mesmo quarenta anos após o seu lançamento continuamos cantando.

CHAMADA PARA AÇÃO

Assim como acabei de fazer com a música “Yellow Submarine”, você pode fazer o mesmo com outras canções. Seja dos Beatles ou qualquer outra banda. Encontrei as letras de algumas das suas músicas preferidas e desmembre-as palavra por palavra. Ainda, não se esqueçam da importância de cantar junto com a música, isso te ajuda a aprender a estrutura fonética da língua.

Se você quiser sugerir uma banda ou uma música para aparecer em um de nossos artigos, entre em contato com a Comunidade do Real Life English no Facebook. Se você ainda não faz parte da nossa comunidade international, não perca essa oportunidade. Lá você entra em contato constante com falantes do inglês de todas as partes do mundo gratuitamente.

 

 

  • laura says:

    Amei!!
    Amanhã darei uma aula pra turminha de maternal com o livro Yellow Submarine para ensinar as cores. Será ótimo!!!