You can learn a lot at Real Life English
We can help your accent sound American or British
Or how to speak so no one can distinguish
You can make your learning so fun you won’t relinquish

Talvez minhas habilidades no rap não sejam muito boas. No entanto, pelo menos me diverti tentando encontrar palavras que rimassem e colocando-as juntas de forma que elas soassem bem!

leia este texto em inglês RLE International Community

A parte interessante de fazer rimas, seja para um poema ou para uma música de rap, é que somos forçados a pesquisar palavras. Isso faz com que nosso vocabulário aumente de maneira agradável e o estudo se torne divertido..

Neste artigo, você vai:

  • Aprender um novo método de aumentar seu vocabulário, que é o que chamo de FLOCABULÁRIO.
  • Aprender palavras interessantes com o grupo de rap lendário chamado A Trible Called Quest.
  • Praticar sua pronúncia com técnicas de ritmo e fluência.

FLUÊNCIA + VOCABULÁRIO = FLOCABULÁRIO

Uso muito o método do FLOCABULÁRIO com meus estudantes de nível intermediário. Geralmente, os alunos se mostram céticos e tímidos ao saberem que a aula vai ser feita por eles mesmos cantando rap. Entretanto, ao enxergarem os benefícios, eles logo mudam de ideia.

O objetivo principal do método consiste no aluno cantar sobre sua vida através do ritmo do rap. É necessário que ele tenha um dicionário de rimas, que pode ser substituído por um dicionário online. Minha opção favorita disponível online é o Rhyme Zone. Este site possui uma gama perfeita de opções, o que ajuda muito na hora de escolher as palavras para rimar.

Rhyme Zone
Rhymer

Quando uso o método, sempre escolho uma palavra que sei que possuirá várias outras para rimar, bem como uma situação para servir de base. Cada situação escolhida demanda um tipo de tempo verbal diferente.  Em uma aula recente que fiz o exercício, dei aos meus estudantes a palavra DRUNK – bêbado- e a situação THE WEEKEND – final de semana -. Veja o que eles construíram:

Last Friday I got really drunk, I accidently locked my keys in the trunk – Sexta passada fiquei muito bêbado e, acidentalmente, tranquei meu caminhão com as chaves dentro.
I had to walk home, it saw a lot of junk – Tive que caminhar até minha casa e vi um monte de lixo.
On Saturday I went to funk, I danced so much that later my shoes really stunk –
No sábado fui a um funk, dancei tanto que meus sapatos ficaram fedendo.

Assim com um dos meus alunos mostrou (no exemplo simples, porém perfeito, acima), fazer rap não é tão difícil quanto você pensa. Usar o “flocabulário” abre sua cabeça para muitas palavras novas que você nem imaginava existirem antes.

Comece a brincar com o método FLOCABULÁRIO desde já. Escreva alguns raps curtos e coloque-os nos comentários deste artigo. Eu adoraria saber o que você é capaz de inventar!

Palavras sugeridas para uma rima: Ate, fun, like, poke, facebook, Brazil, lake, spoon

A TRIBE CALLED QUEST

‘A Tribe Called Quest’ é uma banda americana de hip hop, formada em meados dos anos 80 no bairro do Queens, em Nova York.  Eles são considerados pioneiros do hip hop e do rap alternativo, tendo influenciado muitos dos artistas de hip hop e rap atuais.

Escolhi basear este artigo em uma de suas músicas devido à suavidade e facilidade em entendê-la. Ainda, a maioria de suas músicas possui um padrão muito similar ao método do FLOCABULÁRIO.

O TÍTULO DA MÚSICA

A música que vamos ouvir neste artigo é uma das minhas preferidas, chamada de Can I kick it? – Posso chutar?

Você imagina que essa música fala sobre o que? Futebol? Karatê?

A expressão ‘to kick it’ possui muitos usos informais, mas o mais comum seria quando você vai sair para relaxar. Por exemplo:

“hey dude, do you wanna go to that dance party tonight?” – E aí cara, você quer ir naquela boate hoje?
“Nahh, I’m gonna kick it at home tonight.” – Não, vou ficar de boa em casa mesmo.

OUVINDO À MÚSICA

Foco Principal
Ao ouvir essa música, quero que você foque nas palavras que geram as rimas. Uma das coisas muito interessantes que o rap oferece aos alunos de inglês é que algumas palavras são pronunciadas diferentes de sua pronúncia fonética. Isso pode te ajudar muito na hora de pronunciar uma palavra corretamente.

Agora sente-se, relaxe e ouça a música abaixo!

[media url=”http://www.youtube.com/watch?v=UbDFS6cg1AI” width=”600″ height=”400″]

Can I kick it? (yes you can!) x7…

Para ajudar com seu vocabulário, faça o download gratuito deste E-book da Real Life English 101 WORDS YOU’LL NEVER LEARN AT SCHOOL.

CHAMADA PARA AÇÃO

Como mencionei no começo deste artigo, A Tribe Called Quest inspirou a maioria dos rappers atuais, tais como Snoop Dogg, 50 Cent, Eminem e insira seu nome aqui.

Isso mesmo, está na hora de inspirar-se por essas lendas do rap e melhorar seu inglês com algumas de suas músicas relaxadas e positivas. Comece a usar o método do FLOCABULÁRIO e escreva seus próprios raps. Não é difícil como parece. Seja criativo e divirta-se com seu processo de aprendizagem. As pessoas irão perceber que você vai começar a falar inglês com tanto ritmo e fluência que vão te considerar o próximo Tupac! SINTA-SE À VONTADE PARA POSTAR SEUS RAPS NOS COMENTÁRIOS ABAIXO.

Ajude-nos a te ajudar nos mostrando suas músicas favoritas de rap. Aquelas que você acha que te ajudaram com o seu inglês. Todas as sugestões são válidas!

Se você gostou deste artigo, gostaríamos que “curtisse”, “compartilhasse” e, princilapmente, comentasse. Adoraríamos também que você fizesse parte da nossa comunidade no Facebook, que possui mais de 3 mil membros de 50 diferentes países.

  • Betley Ferreira says:

    I liked much of the posts, the link with learn english using rap is fantastic. Very good man and success in the blog.