Skip to content

Segredos Para Usar Preposições em Inglês

prepositions 1Estou certo de que todos vocês provavelmente sobem que “the book is ON the table”, mas vocês sabem por que nós dizemos “ON” e não ABOVE ou OVER, ou outra das várias preposições existentes em inglês?

Usar preposições em inglês pode ser um grande problema e elas são comumente mal utilizadas por aprendizes de inglês. A língua inglesa de fato usa preposições de várias maneiras, e se você puder dominar como utilizá-las corretamente, seu inglês vai se tornar realmente natural e vai começar a fluir muito mais.

Read this article in English | Entre na Comunidade Internacional do RLE

Neste artigo você vai:

– Aprender como usar preposições com referências situacionais

– Ser ajudado a lembrá-las ao aprender as preposições opostas

– Entender como nós usamos preposições com verbos, para começar a fluir e soar natural

 Aprender Preposições com Referências Situacionais

Ao falar inglês, todo estudante se vê tentando entender as 3 preposições mais comuns e como usá-las. Tenho certeza de que se você é brasileiro e gosta de funk, você sabe que “the book” está sempre “ON the table”, mas por que é ON e como podemos saber quando devemos usá-lo?

Vamos passar pelas 3 preposições mais comuns e ver exatamente como usá-las.

Como usar ON

ON é usado quando algo está fazendo contato com a superfície. The book is ON the table porque o livro está fazendo contato com a superfície da mesa.

Outros exemplos de como usamos o ON nesse sentido:

– I live ON First street (minha casa está fazendo contato com a rua)

– He has a green shirt ON (a camisa está fazendo contato com a minha pele)

– I saw it ON tv (as imagens são vistas na superfície da televisão)

ON também é usado para dias: on Monday, On Friday, On the 20th of December, On my holiday etc.

Como usar IN

In é usado para descrever que algo está fisicamente DENTRO de alguma barreira ou fronteira.

Quando eu digo “I live in Brazil”, é porque eu estou dentro da fronteira brasileira.prepositions 2

Outros exemplos usando IN:

  • I used to live IN Australia (dentro da fronteira australiana)
  • I’m stuck IN traffic (dentro da barreira do trânsito)
  • I read it IN the newspaper (dentro do papel fechado)
    *Usamos ON para páginas

IN também é usado com meses e anos: in December, in 2011.

 

Como usar AT

AT é comumente usado par descrever um lugar em geral. Ou seja, usando o nome do lugar, não especificando sua localização exata.

Um bom exemplo para ver a diferença é dizer: “I am AT the mall, IN the sports shop.”

Outros exemplos do uso de AT:

  • Bob is AT the bar drinking a beer (o lugar geral)
  • I found some money ON the ground AT the park (ground=superfície, park=lugar)
  • I’m going to have lunch AT my grandma’s house today (o lugar)

AT também é usado para falar de tempo: I have an appointment at 2 o’clock.

 Preposições Opostas

Antes de passarmos ao uso das preposições com verbos, é muito importante aprender as preposições opostas a algumas preposições comuns. Você vai entender o porquê na última parte deste artigo.

*Há muito mais preposições opostas, mas estas são as mais comuns.

prepositions 3

Como Usar Verbos com Preposições

Se você estudou muito o inglês, então você provavelmente sabe sobre phrasal verbs e todas as expressões figuradas que existem quando usamos preposições com verbos. Hoje não vamos falar dessas expressões figuradas, ao invés disso, vamos focar na forma literal de usar verbos com preposições. Se você puder começar a usar esses verbos + preposições corretamente, você vai ver como seu inglês vai fluir muito mais.

Por exemplo, imagine que você está segurando um copo de água IN your hands e, de repente, ele cai. Como você descreveria essa situação?

A maioria dos aprendizes de inglês simplesmente diriam “the cup fell”, o que é totalmente correto. Mas se você quisesse dizer isso mais especificamente, você teria que começar a aplicar o uso das preposições com os verbos. Eu diria “the cup fell OUT of my hand”. Dizemos OUT porque o local original do copo era IN you hand, preposição oposta.

Vamos focar em algumas situações específicas para ajudar a entender melhor o uso das preposições opostas com verbos. Para entender isso você deve ter em conta:

  1. A preposição do local original do objeto ou pessoa, ou a preposição para o movimento do objeto ou pessoa. Por exemplo, o objeto está IN your hand, ON the ground, ON TOP OF your house? Ou, se o objeto está se movendo towards, around, up, down etc…
  2. O verbo (ação) que descreve como o objeto ou pessoa moveu. Então, o objeto ou pessoa fall, roll, blow, drive, ride?

Deixem-me mostrar como usar isso numa situação real:

1. Você está pedalando uma bicicleta e usando um chapéu (riding a bike and wearing a hat). Por causa do vento, o chapéu cai da sua cabeça (your hat leaves your head).

Local original – Minha cabeça (on my head)

Ação – O vento soprou (the Wind BLOWS)

“The wind blew my hat off my head”

2. Você está bebendo água e segurando o copo na sua mão (drinking some water and holding the cup in your hand). De repente, alguém esbarra em você e o copo cai (someone knocks you and the cup falls).

Local original – na sua mão (IN your hand)

Ação – Esbarrar/derrubar (To knock)

“Some guy knocked the cup out of my hand”

3. Você está no parque e tem um concerto acontecendo (You are at a park and there is a concert happening). Você não quer andar pelo meio do parque (walk through the park) porque você vai atrapalhar o show.

Movimento original – pelo meio de/ através (through)

Ação – Andar (walk)

“I decided to walk around the concert”

 Chamada Para Ação

Usar preposições dessa forma é muito comum em inglês. Se você realmente quer soar mais natural ao falar, comece a usar mais verbos com preposições.

Pense sobre o que você está fazendo agora. Você está lendo ON your computer? Você está sitting ON a chair? Talvez você esteja ON your smart phone ou tablet atravessando a cidade (travelling THROUGH the city), subindo um morro (walking UP a hill) or encostado contra uma parede (leaning AGAINST a wall).

Seja lá o que você estiver fazendo, tenho certeza de que você pode encontrar um jeito de descrever usando uma combinação de um verbo com uma preposição.

Se você deseja saber mais sobre esse assunto, ou qualquer outro assunto relacionado ao inglês, não se esqueça de assinar a lista de e-mails do Real Life English, por meio da qual você receberá novas informações, e receberá seu mini curso em três partes sobre nossa metodologia de ensino de língua.

 

  • Muito legal esse raciocínio de usar phrasal verbs com preposições contrárias. Tenho certeza de que o aprendizado delas, dessa forma, fica mais fácil. Afinal, esses verbos com preposições são as coisas mais difíceis de se pegar devido não termos no nosso idioma para associar.

    Muito bom o seu artigo, Chad.

  • Marcio Rodrigues says:

    Estas dicas facilitam muito nosso aprendizado da lingua inglesa. Thank very much!!!

  • ok this commentary is very very good, how to use preposition, thank

  • Bruno Souza says:

    Muito bom, obrigado!

  • I'm happier for meeting your reallifeglobal I believe so it will help me for improve my English, Unfortunately now I don't have much time why I have to go to the office .See you later

  • Newton Sanches says:

    Muito didático. Parabéns e obrigado.

  • Will Lopes says:

    His father insists____helping him. Qual preposição devo usar? No artigo publicado, informa como usar preposições para objetos ou pessoas, no que se refere a ação dos mesmos. Mas na frase, qual devo usar? já que n envolve nenhum movimento ? boa tarde!

    • Émerson Verissimo says:

      Nesse caso você deve usar a preposição “on”. Esse asunto é bem complicado para os estudantes do inglês e de qualquer idioma. Não existem regras quando o assunto é preposição, é melhor você aprender lendo e ouvindo.. é assim que aprendemos a usar as preposição na nossa língua nativa.

  • Leonardo da Luz says:

    muito obrigado sr.

  • Leonardo da Luz says:

    muito obrigado sr.

  • Amélia says:

    Dicas excelentes.

  • >