Se você está lutando para se tornar fluente em Inglês, aqui pode ter algo que você possa fazer para acelerar o seu progresso: comece a falhar mais.

Olha, a única maneira que você vai melhorar a sua fluência no Inglês é praticando e se você não estiver cometendo nenhum erro isto significa que você não está praticando o suficiente.

Read this article in English

Todo aluno de línguas bem sucedido lá fora, cometeu milhares de erros para chegar onde está hoje e se você quiser se juntar a eles, então você terá que cometer erros como eles.

As situações mais comuns que você vai usar Inglês são: na sala de aula, durante a viagem e com pessoas que falam Inglês em seu país de origem. Não há absolutamente nenhuma razão para você ter medo de cometer erros em sala de aula, uma vez que estando lá você está reconhecendo que não é perfeito e precisa aprender. Seu professor deve ser sensível ao seu nível e não exigir sua perfeição. Se eles ficarem irritados por você cometer erros, você deve considerar a possibilidade de ter um novo professor.

E-livro de graça: 101 Palavras que você nunca vai aprender na escola

Quando você viajar para o exterior e falar com nativos da língua inglesa, não há razão para você ter medo de errar ao falar com eles. A maioria das pessoas não entra em conversas procurando encontrar erros na maneira como a outra pessoa fala, entramos nas conversas para nos comunicarmos e trocar significados. As pessoas que você falar com elas no exterior vão estar mais preocupadas em ajudá-lo do que em julgá-lo pelo seu Inglês.

E quando você estiver no seu país de origem falando Inglês? Quem pode realmente esperar que você fale um Inglês perfeito, enquanto você está vivendo em um país onde a língua que você está estudando não é a primeira língua? A maioria das pessoas que você conversar em Inglês estará na mesma situação que você e eles estarão provavelmente, mais preocupados com a forma com que falam do que com a sua maneira de falar Inglês.

Você definitivamente não deve se preocupar com a forma com que seu Inglês soa para estrangeiros. Você não é tão importante para eles que ao ponto deles gastarem tanto tempo pensando sobre o quão ruim é o seu Inglês. Eles possivelmente vão esquecer de você alguns minutos depois que conversarem. A maioria das pessoas está mais preocupada com seus próprios problemas e inseguranças do que com os problemas dos outros.

A gramática é a última coisa que você deve estar preocupado quando está aprendendo a falar Inglês. Você não precisa ter a gramática perfeita, a fim de comunicar com alguém em Inglês. Os nativos não vão julgá-lo por ter uma gramática ruim, eles estarão mais focados na compreensão e no sentido para continuarem a conversa. Enquanto você fala claramente e com confiança, não importa se você usa o artigo errado, final do adjetivo ou a ordem da frase.

De qualquer forma, a única maneira de você evitar cometer erros é de não falar nada. Seguindo esta abordagem, você vai poupar-se do constrangimento temporário de dizer algo errado, mas você nunca vai aprender alguma coisa dessa maneira. Temos medo de errar porque, em nosso passado ancestral, cometer erros muitas vezes significava a morte. Felizmente, na nossa sociedade moderna os erros que cometemos no nosso dia-a-dia não vão custar nossas vidas e nós certamente não teremos o risco de morrer quando cometemos erros em Inglês.

Isto pode parecer contra intuitivo, mas você deveria tentar cometer o máximo de erros possíveis. Se você está cometendo erros isto significa que você está realmente falando Inglês e melhorando. Se você não está cometendo erros todos os dias, então você não está falando o suficiente. Claro, você não deveria cometer erros intencionalmente e deveria tentar estar ciente de seus erros para que você. Possa aprender com eles e melhorar suas habilidades.

Todos cometem erros, até mesmo os nativos do Inglês. Ninguém nasce falando Inglês perfeitamente; fluência é algo que leva tempo e que se trabalha duro para conseguir. Mostre-me qualquer ser humano e eu lhe mostrarei alguém que tenha cometido centenas, senão milhares de erros em idiomas na sua vida.

Então, não desanime por causa dos seus erros. Aprenda a abraçá-los e a valorizá-los pelo importante papel que desempenham no seu processo de aprendizagem.

E-livro de graça: 101 Palavras que você nunca vai aprender na escola

voltar à página dos melhores artigos

  • lima christina says:

    olá bn, meu sonho e falar outros idiomas, e o ingles me fascina . porem minhas condições não me permite a realização , mesmo assim continuo sonhando. Parabéns a tds vcs idealizadores do site.