podcasts-english-changing2Imagine ter entre 5 e 10 horas a mais por semana para praticar seu inglês, mas sem que isso tome mais tempo da sua rotina.

Imagine se você pudesse facilmente praticar seu inglês enquanto estivesse no engarrafamento, no ônibus, cozinhando, limpando, ou enquanto estivesse esperando na fila de um mercado ou banco.

Podcasting possibilita tudo isso e muito mais.

Se você ainda não descobriu o poder mágico dos podcasts, está perdendo. Podcasting está se tornando cada vez mais popular. De acordo com smallbiztrends.com:

A audiência dos podcasting nos EUA está ballooning [expandindo-se rapidamente], e eMarketer projeta um crescimento ao longo de 2013. Haverá, neste momento, 37,6 milhões de pessoas [nos EUA] que, mensalmente, baixam podcasts, mais do que o dobro do número de 2008, que era de 17,4 milhões. Em relação à porcentagem de internautas, é esperado que o número de downloaders cresça de 9% em 2008 para 17% em 2013.

O mundo está se apaixonando pelos podcasts. E você? Se você ainda não mergulhou no mundo mágico dos podcasts, aqui estão 7 razões pelas quais os podcasts mudarão seu jeito de aprender inglês:

1.  Aprenda Inglês A Qualquer Hora e Em Qualquer Lugar

Desde que você tenha um tocador de MP3, você pode aprender inglês quando e onde quiser. Diferentemente do rádio ou da televisão, VOCÊ escolhe quando quer ouvir os programas.

2.   Aprendendo Por Meio de Podcasts Poupa Tempo

Diferentemente de quando se lê um livro, você pode escutar os podcasts enquanto estiver realizando atividades chatas do cotidiano, como dirigir para o trabalho / a escola, lavar a louça, ficar na fila do mercado ou fazer exercícios físicos.

3.  Podcasts São Gratuitos

Todos os podcasts da loja iTunes são gratuitos. O que pode ser melhor do que não pagar nada? Há muitos ESL podcasts pelos quais você precisará pagar para ler as transcrições, mas o áudio sempre é gratuito.

4.  A Melhor Forma de Melhorar Sua Compreensão Auditiva

Se você quiser melhorar suas habilidades auditivas, precisa ouvir inglês! Podcasts são como programas de rádio, e se você encontrar os certos, logo se viciará neles.

Não há jeito melhor de praticar sua compreensão auditiva do que estar super empolgado para escutar o próximo podcast dos seus locutores de inglês favoritos.

Não se preocupe se você não entender tudo que estiver sendo dito. Se você estiver ouvindo de forma ativa, aprenderá bastante. O importante é tentar e compreender a ideia do geral sobre o que está sendo conversado. Caso tenha qualquer dificuldade, você pode…

5.  Rebobinar, Escutar Novamente Ou Reduzir A Velocidade

Podcasts favorecem o aprendizado autodidata. Se você não entendeu alguma coisa, pode voltar uns segundos atrás e ouvi-la novamente.

Ou você pode ouvir todo o podcast novamente para aprofundar o entendimento. E se eles estiverem falando muito rápido, você pode diminuir a velocidade do podcast pela metade.

6.  É Bem Fácil e Conveniente

Você não precisa lembrar quando começa um programa, e nem verificar se terá tempo de escutá-lo.  Além disso, você pode facilmente ignorar os programas que não te agradam, e escutar somente os que te agradam. (Se você gostar de um podcast, clique em subscribe e, automaticamente, poderá baixar novos episódios.)

É possível que demore um tempinho pra se acostumar à loja iTunes, mas quando você pegar o jeito, verá que é simples.

7.  Escute O Que Quiser

Um dos grandes benefícios de escutar podcasts em inglês é que há MILHÕES de podcasts à disposição (outros idiomas ficam bem atrás — o que é ainda mais desigual do que o fato de que 57%  dos websites mais importantes do mundo estão em inglês.

Você pode encontrar bons podcasts sobre qualquer tema que te interesse: viagem, música, relacionamentos, comida & culinária, esportes e hobbies, saúde & bem-estar, história, filosofia ou ciência.

Como você pode ver, podcasts são úteis, simples e gratuitos. Você pode escutar o que quiser, quando quiser, onde quiser.

Entretanto, da mesma forma que há centenas de programas de TV, você não vai querer assistir à maioria deles. Mas quando você encontrar um que te agrade pra valer, você pode facilmente se apaixonar.

Se você escutar uns podcasts que não te agradem, não give up [desista]. Lembre-se de escutar um bom número de podcasts antes de decidir que não servem pra você.

Recursos

Se você quiser escutar ESL podcasts, tenho duas recomendações.

1.   Os ESL Podcasts do Real Life English. Se você tiver ao menos um nível pré-intermediário, não há podcast melhor para melhorar seu inglês. Esses caras vão te ajudar a aprender vocabulário, gírias, expressões, cultura, e um pouco de gramática de forma hilária e divertida. (Nota: Podemos ser um pouco tendenciosos, já que é o nosso podcast).

2.   ESL Pod. Se os Podcasts do Real Life English são muito avançados pra você, então dê uma olhada no ESL Pod. Aqui, eles falam de forma lenta e clara para te ajudarem a compreender. Ainda que não seja tão divertido, eles têm MUITO material que te ajudarão a melhorar seu inglês e suas habilidades auditivas.

Se você quiser escutar podcasts não-ESL, basta que você procure o que te interesse. Dependendo do que te interesse, você poderia muito bem amar um podcast sobre negócios que eu não goste, ou eu poderia amar um podcast sobre autodesenvolvimento que, pra você, seria chato.

Para realmente tirar proveito de podcasts, você precisa ser capaz de encontrá-los por conta própria. Basta dar uma rápida olhada no iTunes, leia a descrição, leia alguns resumos e dê uma chance para uns podcasts! Para mais informações sobre como encontrar podcasts, clique aqui.

Adquira Transcrições Gratuitas

Em qualquer lugar que você busque podcasts de inglês, você vai precisar pagar pelas transcrições. Entretanto, atualmente oferecemos 10 podcasts exclusivos (que você não encontrará em nosso site) COM descrições gratuitas quando você se inscreve em nossa lista de e-mails. Para baixar de forma gratuita os podcasts com transcrições, clique aqui.

  • jonata fontela says:

    Eu comecei a ouvir podcasts esse ano e foi ai que eu realmente comecei a aprender ingles,adoro ouvir podcasts ajudam muito e ainda é de GRAÇA!!!eu acompanho os podcasts da Ana luiza,sao otimos e mais alguns que eu acho pela web,mas ainda nao ouvi nenhum do Real life english…..ta na hora de comecar ne…:)