Baseado na minha experiência com aprendizes de inglês eu fiz esta lista sobre 8 tipos de aprendizes da língua Inglesa.

Read this article in English

A lista é dividida em diferentes níveis e analisa as mentalidades que estes estudantes da língua têm, além do nível de Inglês dos mesmos.

Na minha opinião, a maioria dos estudantes de Inglês entra em alguma das 8 categorias e provavelmente, você se encaixa em um desses modelos.

E-livro de graça: 101 Palavras que você nunca vai aprender na escola

Mestre Jedi

Você já alcançou um alto nível de fluência. Você não é perfeito, mas você está bem próximo desse nível. O que faz você ser um Jedi poderoso não é porque você é muitas vezes confundido com um nativo da Língua Inglesa, mas a atitude e dedicação que te levou a esse nível.

Você percebe que a aprendizagem de línguas é uma jornada e não um destino, e que há sempre coisas que você pode melhorar. Você tem trabalhado duro para dominar o seu sotaque, aumentar o seu vocabulário e melhorar a sua compreensão cultural. Você é humilde quanto às suas habilidades e se senti envergonhado quando as pessoas elogiam o seu Inglês.

English Speaker 2,0

Você passou muito tempo na Internet enquanto crescia e para você falar Inglês é automático. Você provavelmente chegou ao ponto onde você está sem estudo formal, mas como autodidata. Você abraça a cultura do respectivo idioma e conhece todos os tipos de gírias e informações diversas.

O que o impede de se tornar um Jedi é a seriedade com que estuda e a vontade de dominar o idioma. É petulante quanto às suas habilidades com línguas e esta arrogância o impede de alcançar a verdadeira maestria.

Guerreiro

Você usa qualquer oportunidade para praticar o seu Inglês. Você nem sempre fala corretamente, mas você fala com confiança, o que faz de você um aprendiz bem sucedido. Você já viveu fora do país durante alguns meses e se apaixonou tanto pela língua e a cultura, que considerou ensinar Inglês como forma de trabalho.

Você tem algumas coisas que precisa melhorar, como a sua pronúncia, gramática e na semelhança aos nativos da língua Inglesa quanto à sua fluência. Você sabe que precisa melhorar e é por isso que você está planejando outra viagem ao exterior, logo que puder.

Com um esforço consistente e um estudo focado você tem potencial para se tornar um Mestre Jedi um dia, mas, sem humildade você vai virar para o lado oculto da força e se tornar um Mestre das Sombras.

Acadêmico

Você estudou Inglês nas melhores escolas da sua vida e seus resultados do TOEFL mostraram o quão duro você trabalhou. Seu conhecimento em gramática é melhor do que de muitos nativos e você sabe 10 sinônimos para a palavra “bom”. Seu conhecimento do idioma Inglês é muito bom, mas quando você fala com um nativo você perde a sua confiança e tem dificuldade em entendê-lo. Você estuda Inglês da mesma forma que estudaria Física – tratando-o como uma ciência com fórmulas a serem lembradas pela prática constante – e você têm esquecido o lado humano da língua. O que o separa do Guerreiro é a falta de valorização que há na cultura que está por trás do idioma.

Estrela em Ascensão

Você ainda não estudou Inglês por muito tempo, mas você está progredindo bem. Você provavelmente está apenas tendo aulas de inglês por algumas horas durante a semana, mas procura maneiras de integrar a língua à sua vida fora da sala de aula.

O seu Inglês não está em um nível muito elevado, mas isso é só porque você não tem praticado o suficiente. Isso não o impede de tentar falar com um nativo quando você encontra um. Você gosta de assistir a programas de TV americanos e gostaria de poder entendê-los sem legendas.

Uma vez que você viaje para o exterior, ou passe por uma experiência intensa aonde tenha que usar o Inglês, você vai perceber o quão forte você é e vai começar a chamar-se de Guerreiro.

Falso Iniciante

Você já estudou Inglês antes, talvez no segundo grau ou na universidade, entretanto, se alguém te perguntar se você fala Inglês você vai dizer que não. Você teve uma má experiência com a aprendizagem o que arruinou a sua autoconfiança.

Seu professor provavelmente, não era muito bom e ele passou mais tempo explicando coisas para você em Português do que realmente falando Inglês. Você foi ensinado um monte de regras gramaticais e por isso tem medo de falar porque não sabe exatamente quantas delas você pode quebrar.

Apesar destes contratempos, você ainda quer aprender e melhorar seu Inglês, mas para isso, você terá que enfrentar seus medos e a não ter medo de falar.

Iniciante Verdadeiro

A maior parte do planeta entra nessa categoria. Você é um verdadeiro iniciante se você nunca estudou Inglês antes e não fala mais, além do que algumas poucas palavras que aprendeu da cultura pop.

Talvez você nunca tenha tido interesse em aprender Inglês ou você não teve tempo para estudar. Em algum momento você pode decidir aprender Inglês, e você se tornará um dos tipos acima, exceto o English Speaker 2.0.

Estudante Fracassado

Você já desistiu de estudar Inglês completamente. Para você, a língua é muito difícil de aprender; a pronúncia não segue nenhum padrão lógico, a conjugação de verbos te dá dor de cabeça e você não entende o sistema gramatical.

Você inventa desculpas para seu fracasso, você teve um mau professor, você não é inteligente o suficiente, você não tem facilidade em aprender línguas, é impossível de se aprender um idioma fora do país que ele é falado. Você não se responsabiliza pela sua aprendizagem e culpa a todo mundo, menos a você mesmo, pelo seu fracasso. Você é pior do que um Iniciante Verdadeiro, pois você tem várias crenças que o limita e estagna.

Espero que tenha se divertido lendo esta lista. E aonde quer que você esteja na sua jornada aprendendo Inglês, eu lhe desejo muito sucesso. Não desista nunca, mantenha seu foco e um dia você também poderá ser um Mestre Jedi. Gostaria muito de manter contato com você através dos comentários sobre este artigo.

Que tipo de aprendiz de Inglês você é?

 

 

E-livro de graça: 101 Palavras que você nunca vai aprender na escola

voltar à página dos melhores artigos

  • […] Read this article in Portuguese […]

  • Good job, Josh!

    You were able to encapsulate in few words what standardized tests can´t measure, the intangibles of language learning together with the different traits and stages that define us as language learners!

  • Gilson Maia says:

    Olá Josh!
    Estou começando agora a estudar inglês. Aliás, aprender Inglês. Não está sendo fácil, mas eu sou teimoso. Acredito que me enquadro em mais de uma categoria acima listada por você. Parabéns pelo trabalho de vocês, EXCELENTE.
    Abraço.

  • Marcos Roberto Segin says:

    falso iniciante