O que é um podcast e porque você deveria se importar

Ei, Brasil, desperte para a REVOLUÇÃO DOS PODCASTS.

Está mudando a maneira que as pessoas pensam e compartilham a informação no mundo inteiro, mas a maioria dos Brasileiros nem ouviram falar sobre esta tecnologia maravilhosa e grátis que pode começar a mudar a sua vida hoje. Essa é a sua oportunidade.

Leia este artigo em Inglês

Vamos falar sobre os podcasts. É um tema importante na Real Life English International Community, que mencionamos no nosso artigo “Lifestyle English Guide” (Guia para um estilo de vida voltado para o Inglês). Então, o que é um podcast?

Um podcast é uma nova (relativamente) forma de mídia digital que está revolucionando não só como consumimos a informação, mas também a qualidade e diversidade da informação que aceitamos. O “pod sphere” é o termo usado para descrever o depósito mundial de podcasts.

Hoje eu vou lhes mostrar como descobrir esta fonte rica e abundante de informações grátis com somente alguns clicks, não só para te ajudar a enriquecer a sua vida com melhores informações, mas também, para ajudar no seu Inglês.

Hoje vamos explorar os assuntos seguintes:

  • O que é um podcast?
  • Quais são os diferentes tipos de podcasts e como eles podem me ajudar a aprender Inglês?
  •  Como eu uso os podcasts para melhorar a minha vida e aprender idiomas de graça.
  • Quando e onde escutar podcasts.
  • Por onde posso começar com os podcasts?
  • Podcasts com e sem produtos da Apple.
  • Tutoriais/ recursos/ recomendações adicionais.

Então, em primeiro lugar, o que é um podcast?
Podcasts são programs grátis de áudio (às vezes vídeo), apresentando informação nova e interessante sobre qualquer coisa que você possa imaginar. Eles são criados por especialistas nas suas áreas, além de profissionais da área de entretenimento, jornalistas e até as fontes grandes de mídia. Um podcast é parecido com um programa de rádio, quase sem propaganda e você pode baixá-los de qualquer lugar no mundo. Existem milhões de programas para escolher, os quais você assina, para depois colocar no seu MP3 e escutar quando e onde quiser. O ponto é que você tem controle completo sobre seu aprendizado,  a informação que guia a sua vida, as suas decisões e sua perspectiva de mundo. Basicamente, você já não está sujeito à fonte incessante de lavagem cerebral fornecida pelas suas fontes locais de mídia. Aqui é um tutorial engraçado (somente em Inglês).

[media url=”http://www.youtube.com/watch?v=iu6szF0SNIk&feature=related” width=”600″ height=”400″]

Quatro Tipos de Podcasts (recomendações no final do artigo)

  1. PARA APRENDER INGLÊS/ INGLÊS COMO SEGUNDO IDIOMA (ESL: English as a Second Language) são podcasts especificamente criados para pessoas que estão aprendendo Inglês. ESL quer dizer “English as a Second Language” e você DEVE usar este termo para pesquisar este tipo de podcast porque uma pesquisa de “English Podcasts” resultará em podcasts em Inglês e sobre literatura de Inglês. Para os Brasileiros, o único problema é que existem poucos pocasts de ESL para principiantes. Então, fica mais complicado de tirar proveito disso no princípio. Podcasts especificamente criados para os principiantes é um assunto que vou abordar em um artigo futuro.  
  2. PARA OS NATIVOS DE INGLÊS representam a grande maioria do “pod sphere”. São principalmente criados por nativos de Inglês para qualquer pessoa que fale Inglês. Não há foco no aprendizado do Inglês, senão na difusão de informação, educação e entretenimento. Eu uso estes podcasts para entretenimento, educação e auto desenvolvimento.
  3. PARA OS NATIVOS DE PORTUGUÊS existem e a quantidade está aumentando a cada dia. São feitos por nativos de Português (a maioria são Brasileiros). Não há tanta abundância de podcasts quanto os em Inglês, mas tem um monte de pocasts informativos em Português que são bons e interessantes. Eu os utilizo todo dia para treinar o meu Português e aprender sobre o Brasil. 
  4. PARA ENSINAR PORTUGUÊS estão começando a surgir cada vez mais, porque mais pessoas do mundo inteiro estão ficando interessadas no Brasil. Eu os escutava enquanto dirigia nos EUA e hoje em dia eu os escuto no ônibus. São ótimos para aprender Português. 

A Minha Experiência Com os Podcasts

Tem mais ou menos 3 anos que tenho escutado podcasts. Eu os escuto muito. Gosto da idea de ter o controle da mídia que consumo e a ideia de misturá-lo para que eu tenha um uso equilibrado da informação. Você nunca vai encontrar  isso na TV ou rádio. Num mundo onde os ricos controlam a informação, com 99% das grandes empresas de mídia nas mãos de um grupo elitizado e pequeno,  eu preciso de uma diversidade maior de fontes.

Eu vivo no Brasil e os escuto todo dia, em ambos, Inglês e Português. Escuto podcasts sobre autodesenvolvimento, espiritualidade, as notícias dos EUA, podcasts para aprender Português e outros sobre música e cultura brasileira. Eu uso podcasts para ensinar Inglês e estimulo os meus alunos a escutar os podcasts todos os dias. Para os alunos que escutam os meus conselhos, ajuda MUITO, e eles conseguem ligar os pontos bem mais rápido nas aulas.

Quando e Onde Escutar Podcasts

Em primeiro lugar, essa decisão é bastante pessoal, mas eu posso te dizer baseado na minha própria experiência, que há espaços no meu dia e rotina que são muito convenientes. Eu raramente me sento para escutar podcasts em casa. Para não desperdiçar o tempo eu sempre estou fazendo outra coisa. Sempre estou procurando por estes momentos.

Escuto no meu MP3 enquanto corro, enquanto estou no ônibus, em casa quando estou me arrumando de manhã, passando a roupa, cozinhando, ou inclusive quando estou organizando a casa. Às vezes os coloco no despertador para que possa escutá-los uns minutos antes de encontrar coragem para sair da cama (isso é uma prática importante para ativar o meu Português).

Para os que estão aprendendo Inglês é importante desenvolver conveniência, facilidade e diversão no contato com a língua, diariamente. Vamos explicá-lo da seguinte forma:

CONVENIÊNCIA/FACILIDADE + DIVERSÃO + TODO DIA = MELHORIAS GRANDES (que se acumulam)

É como colocar um trocado todo dia em uma poupança que vai acumulando os juros. Não parece ser muito no começo, mas com o passar dos meses e anos, acumula, produz juros e depois de uns meses fazendo isso, você percebe que é substancial. Com contato constante, relaxado e diário, o seu Inglês melhorará drasticamente ao longo dos meses e anos. Quinze a vinte minutos por dia é o que eu recomendo. Como qualquer outra coisa na vida, você não vai perceber melhorias se você não for constante.

Um momento muito conveniente para escutar é quando você está no seu carro ou no ônibus. Se você escuta no seu carro e não tem um estéreo moderno, talvez precise achar outra maneira. Isso pode exigir um pouco de pesquisa, talvez um investimento em um estéreo compatível com MP3, mas você sempre pode comprar caixinhas de som portáteis por mais ou menos R$ 30,00. (veja a imagem)

Como Fazer Download dos Podcasts

Na verdade, é bem simples. Itunes é provavelmente o melhor programa que você pode encontrar para baixar os podcasts. Mesmo que não seja necessário, o itunes torna tudo muito mais fácil. O itunes é um programa de música grátis que te capacita a navegar no “pod sphere” e assinar os seus podcasts preferidos. Aqui está um guia rápido:

  1. Baixar o itunes de graça. Itunes é um programa incrivelmente útil usado por milhões de pessoas no mundo inteiro e podcasts são só uma parte pequena do programa. Você pode usá-lo para muitos outros tipos de mídia também. Porém, podcasts, é um dos poucos gratuitos. Aqui tem um tutorial geral sobre o itunes . A descrição de itunes do wikipedia é a seguinte:

 Itunes é um reprodutor de mídia, usado para tocar, abaixar, salvar e organizar música e vídeos digitais na área de trabalho ou nos computadores. Também gerencia os conteúdos dos aparelhos e iPodiPhoneiPod Touch e iPad.

iTunes pode conectar a loja de itunes para comprar e baixar musica, vídeos de música, programas de televisão, jogos para ipod, livros de áudio, pocasts, filmes, a locação de filmes (não disponível em todos os países) e toques de celulares (só disponível no iPhone e iPo Touch 4ª Geração). Também é usado para baixar software de aplicativo da loja de aplicativos para o iPhone, iPad, e iPod Touch. 

  1. Assim que você tiver instalado o itunes, clique no botão da loja do itunes na lista do lado esquerdo acima (veja imagem). 
  2. Quando você estiver na loja do itunes, desça a barra de rolagem do lado direito para mudar a bandeira para a Americana. Isso te dará MUITAS MAIS opções de podcasts em Inglês. Se você deixar a bandeira brasileira, ainda terá opções, mas nem tantas (veja imagem). 
  3. Clique na coluna dos podcasts acima, no meio (veja imagem). 
  4. Verá a página inicial dos podcasts. Agora você vai explorar  pesquisar e começar a experimentar, assinar e ouvir. 
  5. Assinatura de podcasts significa que toda vez que você entrar no itunes, baixará automaticamente qualquer novo podcasts entre os podastes aos quais você já assinou (isso é de graça).
  • Depois de escolher (manualmente) podcasts que parecem interessantes, eles baixarão na coluna esquerda chamada “downloads (transferências)” e depois serão armazenados sob uma categoria especial que se chama “podcasts”. (veja imagem)
  • Sua biblioteca de podcasts pode ser acessada na categoria ao lado esquerdo, acima (veja imagem). Você pode mudar o estilo/ organização da tela sob a coluna “view (visualização)”.
  • A propósito, uma coisa que recomendo para as pessoas que estão aprendendo Inglês é mudar o idioma de configuração para o Inglês (editar a preferência e mudar idioma). Isso é ótimo para as pessoas que estão estudando. 
  • Somente um lembrete: Para achar podcasts para aprender Inglês, ESL é o termo que você deve pesquisar.

Itunes/ podcasts com produtos de apple (iphone/ ipod/ ipad)

A sincronização de podcasts no seu ipod/ iphone/ ipad é bem mais fácil do que outros MP3. Só esse fato já é uma razão boa para investir nestes produtos. Se você não tem a grana ou ainda não se convenceu, não se preocupe, porque com um pouco de iniciativa você pode escutar as mesmas coisas sem esse equipamento elaborado.

itunes sem produtos de apple (ou seja, qualquer outro MP3)

itunes ainda é um programa extremamente útil, mesmo se você ainda não tem ipod, iphone ou ipad. Só leva mais uns passos para colocá-los no seu MP3 não-Apple. Ao invés de uma sincronização fácil do programa para o seu ipod, você tem que pesquisar os arquivos no seu computador (ou seja, achar a pasta onde o itunes coloca), e depois manualmente arrastar ou copiar para o seu MP3. Olhe na pasta de “itunes” no seu computador para achar aonde que a sua música/podcasts do itunes estão armazenados.

Para ser justo, itunes não é o único programa que existe para navegar no labirinto de podcasts, mas é o que muitas pessoas consideram o melhor. Doubletwist  é uma opção alternativa para o android.

Mais tutoriais para Podcast (Inglês)

Tutoriais para Podcast (Português)

Recomendações para Podcasts (Programas Para Falantes de Inglês):

Podcasts para aprender Inglês(ESL Pocasts):

Podcasts em  Português:

Podcasts para aprendizes de Português:

Escrito e editado por Justin Murray | editado por Danielle Rioga.

 Assine abaixo para receber o nosso “newsletter”, assim poderemos informá-lo quando publicarmos o artigo. Se você gostou desse artigo, sinta-se a vontade de “curtir”, comentar e/ou compartilhar. Realmente amamos as pessoas que divulgam o projeto do Real Life English para os seus amigos! Se cuida!

  • Maria Uchoa says:

    eu estudo Inglês há muitos anos, mas como iniciaei diferente, hoje conheço gramática, sei ler em Inglês, mas tenho dificuldade de entender o que ouço, tanto música, com qualquer outro comentário, notícias etc. Apesar de já ser idos gostaria de recuperar essa parte do ouvir

  • Não possuo website, recebo através do Gmail

  • >