meditating-brainHoje iremos olhar para o lado do autodesenvolvimento do inglês. Vamos explorar maneiras diferentes de aprendizado, em que a prática da meditação o ajuda a melhorar seu inglês.

Também irei fornecer alguns recursos para aqueles interessados em aprender mais sobre meditação.

Vamos ao que interessa: como a meditação pode melhorar seu inglês?

Leia este texto em inglês

Já foi cientificamente comprovado o fato de que a meditação aprimora dramaticamente o funcionamento mental nas áreas relacionadas com o aprendizado de línguas. Concentração, melhora na memória, organização de tarefas, balanceamento do lado direito e esquerdo do cérebro, autoestima (redução de medo), dentre vários outros benefícios óbvios.

Todos os fatores mencionados acima são essenciais para o aprendizado de línguas.

Uma boa metáfora para este processo é um computador. Se você pensar que seu cérebro é o hardware e a mente o software, seria como se você estivesse rodando um programa muito sofisticado que conseguisse transformar o hardware. Na verdade, tanto o hardware quanto o software se tornariam mais sofisticados, mais rápidos, mais fortes e menos problemáticos.

Muitas pessoas não falam inglês fluente e não é por não saberem o suficiente. Não são fluentes porque o programa (inglês) está muito pesado, não deixando o cérebro trabalhar rápido o suficiente.

brain-meditation-wordsAntes de falarmos mais sobre inglês e meditação, é importante fornecer a vocês uma visão geral sobre o que é meditar. Existem muitas técnicas e, embora eu não seja um instrutor de meditação, venho praticando quase todos os dias a sete anos. Percebi o impacto positivo que a prática regular teve na minha vida e na vida de outras pessoas também.

Abaixo estão alguns MITOS e VERDADES sobre a meditação:

A meditação não é

  • Controlar seus pensamentos ou tentar parar de tê-los (você aguça sua atenção).
  • Simplesmente uma técnica de relaxamento (embora este seja um subproduto)
  • Escapar da realidade (está mais para um aprofundamento na realidade)
  • Uma técnica religiosa ou um sistema dogmático (embora algumas religiões a apliquem e até mesmo abusem dela)
  • O mesmo que Yoga
  • Tão complicado e difícil como as pessoas pensam.

A meditação é:

  • Sentar-se em um lugar tranquilo (cruze as pernas para otimizar o fluxo de energia, mas não é estritamente necessário. Pode ser em cima de um travesseiro, no chão, ou mesmo em uma cadeira).
  • Geralmente de olhos fechados (algumas técnicas usam ficar com os olhos abertos)
  • Uma observação direta da realidade interna.
  • Uma psicotecnologia cientificamente comprovada em melhorar o funcionamento mental e o desenvolvimento psicológico.
  • Uma prática de gentileza/tranquilidade com você mesmo.

Se você se interessa em aprender mais sobre alguma técnica específica, você encontrará mais informações no fim deste artigo.

Agora que esclarecemos o que é o que não é meditar, abaixo estão os principais benefícios para o seu inglês:

1. Melhora na concentração: A meditação ajuda você a desenvolver uma concentração afiada no que quer que seja que você faça. Meditando, você será capaz de aprender mais e a se expressão melhor, uma vez que você se torna mais presente e seu pensamento mais focado.

benefits-of-meditationQuando você começa a meditar, uma das primeiras descobertas é sua dificuldade de concentração. Sua mente está cheia de pensamentos sobre o passado e o futuro, desejos e medos, fatos que te fazem feliz ou preocupado. Estes são, naturalmente, preocupações do dia-a-dia. A meditação os usa como ferramentas para o desenvolvimento psicológico.

A primeira habilidade que você irá desenvolver com a meditação é a concentração. Ela irá gradualmente acalmar as muitas vozes conflitantes na sua cabeça, bem como ajudá-lo a manter-se presente e focado no que acontece ao seu redor.

Essas habilidades são extremamente importantes para a fala e a compreensão do inglês e para a próxima vantagem, que é uma memória boa.

2. Aprimoramento da memória: Com a melhora na concentração e do funcionamento mental, sua memória também irá melhorar drasticamente.

Tenho uma aluna que era muito aérea e inconsistente com seu inglês. Às vezes falava bem, outras tinha muita dificuldade. Ela estava com problemas de memória. Isso aconteceu durante um tempo, até que ela começou a meditar.

Depois de uma semana, percebi uma melhora imediata e significante em seu inglês. O software mental dela estava funcionando muito melhor. Ao mesmo tempo, ela não precisava pensar demais nas palavras que iria dizer.

Os alunos de inglês que mais se beneficiam são os que têm problemas em prestar atenção, sendo o subproduto disso uma memória ruim. Essas pessoas possuem uma tendência a serem muito distraídas. Elas “viajam”, se distraem muito facilmente, atrapalhando o aprendizado.

3. Autoconfiança aprimorada: Com a meditação consistente, você desenvolve a capacidade de observar seus pensamentos e emoções. Com o tempo, você aprende a não reagir a eles. Esse aspecto da meditação é bom para todas as áreas da vida. No entanto, se você o aplica no aprendizado do inglês, você não se sentirá mais envergonhado ou com medo de falar. Você percebe que você não tem que ficar envergonhado com suas limitações. Com essa atitude, sua confiança vai crescer rapidamente, e você vai parar de ouvir a voz do medo.

dali-lama-quoteComo professor de inglês, uma das maiores barreiras que percebo (especialmente nas mulheres) é que as pessoas são controladas pelo medo. Elas não falam porque têm medo e acreditam que seu inglês é ruim. A única maneira de aprender é aceitar em que nível você se encontra e tentar o seu melhor. É provável que você fale melhor do que pensa. Se você não fala bem, é dessa liberdade mental que você precisa para melhorar.

4. Melhore sua autoconsciência: A área final em que quem medita trabalha o inglês é sua própria autoconsciência. A meditação possui um papel primordial em todas as vantagens citadas anteriormente, mas é importante perceber que aqueles que meditam desenvolvem mais consciência sobre si mesmos e sobre os outros.

Uma vez que você escolher se sentar e olhar para sua mente, você começa a perceber como ela funciona e, com o passar das semanas, meses e anos, você experimenta um crescimento enorme na sua habilidade de entender seu processo mental e o de outras pessoas também.

Chamada para ação

 Agora é a melhor hora para começar. Não requer muito esforço. Sente-se e olhe para dentro de você. Dê uma olhada na lista de recursos acima para aprender mais. Não há nada melhor a fazer do que melhorar seu inglês e sua vida ao mesmo tempo.

Lembre-se, quando você medita todos os dias, você melhora seu sistema mental/cerebral, que faz com que você consiga lidar com diversos outros programas. Aqui está uma lista de recursos para te ajudar a começar. Se você tiver qualquer dúvida, por favor, entre em contato comigo através do meu e-mail: [email protected] Ficarei feliz em te apontar a direção correta!

Enquanto isso seria muito legal te ver participando da Comunidade Internacional do RealLife English, junto com outras milhares de pessoas! Se você ainda não faz parte, recomendo também nossa newsletter (lista de e-mails). Ao assinar, você ganha os dois primeiros capítulos do nosso famoso e-book “101 Words You’ll Never Learn in School”.

Se você mora em Belo Horizonte, fazemos um encontro de Yoga ao menos uma vez ao mês. Se tiverem interesse, entrem em contato através dos comentários ou via e-mail. Ficaremos felizes em convidar vocês!

Veja um vídeo sobre meditação

esse foi feito pelo nosso amigo, o Brazilian Gringo, Josh Plotkin

Os beneficios sobre meditação (em inglês)

Informação sobre meditação em português:

Alguns recursos para guiar você:

Os beneficios da meditação (em inglês):

Como meditar (em inglês):

 Meditação e o aprendizado de linguagens: