Tivemos a grande oportunidade de fazer uma entrevista com Ueritom Ribeiro Bordes, o fundador de Inglês para Leigos, um dos blogs de inglés mais interessantes, práticos e populares no Brasil.

Ueritom publica, quase todos os dias, posts a respeito de todo tipo de tema, com o objetivo constante de ajudar os seus leitores com dicas para aprender inglês sozinho. Se voce ainda não teve a oportunidade de conectar, recomendamos que dê uma olhada e acompanhe Inglês para Leigos. 

Você pode acessar Inglês para Leigos no blog mesmo, no Facebook, no twitter, e recomendamos o e-book, “Programas para aprender inglês” que Ueritom está oferecendo como brinde agora.

Esta entrevista será publicada em 2 partes: a primeira parte lida mais com o o blog Inglês para Leigos, em quanto a segunda parte lida mais com o caminho até a fluência do fundador, Ueritom Ribeiro Bordes.

1.     Para começar, fale-nos um pouco sobre você.

Meu nome é Ueritom Ribeiro Borges, tenho 27 anos e resido no município de São José, no estado de Santa Catarina. Atualmente trabalho como professor de informática em uma escola de cursos profissionalizantes na vizinha cidade de Palhoça. Meu primeiro contato com a língua inglêsa foi aos 12 anos, na escola, e desde então não parei mais.

2.     Pode nos dar uma visão geral sobre seu blog Inglês para Leigos e os diferentes aspectos do projeto?

O Inglês para Leigos é um blog que busca ajudar os internautas interessados na língua inglêsa a melhorarem seus conhecimentos no idioma. Como o próprio nome sugere, ele é focado no público iniciante, porém publico conteúdos dos mais variados tipos, desde música, jogos, gramática, sites entre outros que podem auxiliar a melhorar o inglês das pessoas.

3.     Como e quando surgiu a idéia de criar Inglês para Leigos?

Desde pequeno eu sempre gostei de estudar e aprender, e também transmitir conhecimento. Em 2002 comecei a usar a internet. Então eu tinha dois hobbies: internet e inglês. Em 2009 eu pensei: e se eu juntasse os dois num só? Foi aí que surgiu o Inglês para Leigos.

4.     Para alguém aprendendo, aprimorando ou ensinando o inglês, qual é o impacto de um blog como Inglês para Leigos nas vidas e aprendizados dos seus leitores?

Eu faço o melhor que posso para transmitir conhecimento de forma simples e clara, para que os conteúdos apresentados sejam facilmente compreendidos pelos leitores. O retorno tem sido positivo. Recebo com certa frequência e-mails de leitores agradecendo pela existência do blog, que conseguem entender melhor agora, entre outros. Já cheguei a receber inclusive um e-mail de uma leitora que disse que após ler um post que fiz com dicas sobre como se preparar para uma entrevista de emprego, ela se sentiu mais confiante e com isso conseguiu vaga em uma multinacional, e está amando o emprego novo. Isso é algo extremamente satisfatório, saber que, em maior ou menor grau, consigo fazer um pouco de diferença na vida das pessoas.

5.     Para alguém que não conhece seu blog qual seriam 3 artigos muito legais para começar?

O primeiro é um post que fiz dando minha opinião pessoal sobre o motivo de boa parte das pessoas que se propõem a aprender inglês não o conseguem, ou não da maneira que gostariam. O segundo é uma lista de 1000 frases em inglês, para criação de vocabulário, e o terceiro é para quem tem dificuldade com os verbos e suas conjugações. Basta digitar o verbo e o site trará a conjugação em todos os tempos e pessoas.

6.     Como você imagina Inglês para Leigos daqui a 2 anos?

Desde que criei o blog, aprendi muita coisa, tanto com relação a internet quanto com relação à língua inglêsa. Meu inglês está bem melhor do que há 3 anos e meio, quando comecei. Como disse Sócrates certa feita: “quanto mais aprendo, mais descubro que nada sei”. Sendo assim, pretendo continuar estudando e descobrindo coisas novas para repassar aos leitores do blog. No momento eu trabalho no blog em tempo parcial, algumas horas por dia. Espero daqui a 2 anos poder me dedicar a ele em tempo integral, para assim melhorá-lo ainda mais e fazer com que cada vez mais gente o conheça. Atualmente o Inglês para Leigos recebe uma média de 3300 visitantes diários. Daqui a 2 anos espero ter pelo menos o dobro disso.

7.     Para terminar a primeira parte da entrevista, você pode falar nos contar um pouco sobre o seu e-livro novo “Programas para aprender inglês” (que está oferecendo como brindes agora no Inglês para Leigos)?

Volta e meia, costumo fazer uma “faxina” no blog. Ou seja, verificar e corrigir informações que possam estar incorretas ou desatualizadas, verificar links que não funcionem mais, entre outros. Um dia desses eu abri um post que tinha feito falando sobre algum programa. Me ocorreu então a idéia de fazer uma seleção de programas que auxiliassem no aprendizado do inglês e distribuir aos leitores, como se fosse um “guia”. Criei então o material e no dia 15 de agosto eu o publiquei para que os interessados pudessem baixá-lo. O resultado tem sido bastante positivo: em 45 dias teve mais de 2100 downloads, o que dá uma média de 48 downloads por dia. Acho que não está ruim, não é (risos)?

Leia parte II da entrevista

  • Ueritom says:

    Valeu, ficou show mesmo!!

    • Justin says:

      You’re the man, Ueritom! You’re doing an awesome job with Ingles para Leigos and your English!