Guia de Lifestyle English: 5 jeitos de fazer o seu inglês parte do seu dia a dia

Lifestyle English GuideVocê gostaria que o Inglês fosse mais aplicável à sua vida real?

Você está procurando uma forma de integrar a sua aprendizagem na sua experiência das coisas que você ja gosta de fazer, E melhorar o seu inglês no process?

Se o seu inglês é intermediario ou avançado e você quer se beneficiar de oportunidades para praticar e melhorar o seu inglês, esse artigo é para você!

Leia este texto em inglês

Será difícil achar um recurso mais completo.

Caso você leve a sério e estude as dicas que virão a seguir, haverá uma verdadeira revolução no seu Inglês e muitas portas se abrirão para você! Seu inglês nunca mais será o mesmo! Você também não!

Seguirão abaixo minhas 5 sugestões principais. Cada uma delas mereceria um post separado (ou uma série de posts – que nós faremos em breve), mas desde já me esforçarei ao máximo para dar-lhes uma boa visão geral.

“O Guia de Inglês RLE Lifestyle” é uma série de artigos do Real Life English criados para ajudar você a aprender a língua e se beneficiar de algumas fontes de aprendizagem do inglês que são incríveis, amplas e gratuitas. Melhor ainda, essas comunidades estão disponíveis online na vida real.”

podcast-listener1. OUÇA A PODCASTS FALADOS EM INGLÊS

São programas de áudio gratuitos para download, que você pode ouvir no seu ipod, celular ou em qualquer dispositivo que tenha toque MP3. Você pode ouvir as noticias diárias, programas de estudo do inglês (ESL) ou programas sobre qualquer outro assunto que for do seu interesse. A “podshere” – ou a “atmosfera de podcasts” disponível – é bem ampla e não há limites para a quantidade de material. Para maximizar e administrar melhor seu tempo, bem como fazer disso um hábito diário, eu recomendo que você ouça no seu carro (ou no ônibus, ou mesmo enquanto caminha).

  • O QUE É UM PODCASTUma breve introdução em vídeo (English)
  • PODCASTS “ESL” são podcasts criados para pessoas que estão aprendendo inglês – ESL significa English as a Second Language, ou Inglês como Segunda Língua -. Para encontrá-los você precisa buscar por “ESL podcasts” já que a busca por “English Podcasts” dará muitos resultados de podcasts que são falados na língua inglesa, mas não necessariamente feitos para aprender Inglês. Aqui segue um, de nível avançado, que eu recomendo: RealLife Radio Podcast. (Lições Divertidas em Inglês)
  • PODCASTS FEITOS PARA FALANTES NATIVOS DE INGLÊS: Estes fazem parte da maioria dos podcasts. Neles você pode ouvir notícias, programas culturais interessantes, entrevistas com seus músicos favoritos. Lá é possível ouvir sobre qualquer outro tópico que você possa pensar para seu benefício pessoal, desenvolvimento profissional, enfim; para qualquer coisa!
  • DESCUBRA O “NPR” – PORTAL AMERICANO DE NOTÍCIAS: NPR tem a maior e a melhor seleção de podcasts americanos que eu já vi. Esse site é praticamente um mundo paralelo. Suas várias seções têm um diretório de “artistas” com um ENORME arquivo de entrevistas e conteúdo sobre qualquer artista renomado que você possa pensar. Bob Dylan tem 68 podcasts aqui (e muitos deles têm um transcrição em inglês– ou seja, uma folha com o dialogo palavra por palavra).
  • O iTUNES É UM PROGRAMA GRÁTIS para download e é o melhor diretório de podcast que existe. Você pode fazer o download gratuito aqui. DICA* para ter uma oferta maior de podcasts em inglês, vá até o final da página da “iTunes Store” e mude o país de “Brasil” para “Estados Unidos da América”. Na página inicial da iTunes Store, na seção de podcasts, você verá uma lista dos podcasts mais populares dos EUA. Aprenda como encontrar podcasts no iTunes aqui. 
  • Um dos meus podcasts favoritos em Inglês: The Tim Ferriss Podcast, The Accidental Creative, This American LifeRadiolabWorld Cafe (Music)All Songs Considered (Music)50 Great Voices (Music)Insights at the Edge (Spirituality)

Escute ReaLife Radio Podcast

2. OUÇA RÁDIO ONLINE

online radioVocê sabia que com uma conexão via internet você pode ouvir várias rádios ao vivo de praticamente qualquer lugar do mundo? Outro dia eu estava ouvindo a 107.7. Chamada de The End, é a minha estação de rádio favorita – fica em Seattle, Washington, EUA.

Foi a estação que deu início a todo o movimento grunge-rock do início dos anos 90. Na semana passada, mostrei a um amigo o aplicativo de rádio para iPhone e ele ficou MARAVILHADO com as estações de blues que encontrou. Ele não conseguiu parar de ouvir e, se você encontrar algumas estações legais, vai impressionar seus amigos nas festas. Aqui vão algumas dicas:

  • TUNEIN RADIO é meu aplicativo favorito: Confira o Tunein Radio aqui.  Você pode inseri-la no seu iPhone/ iPad ou em qualquer dispositivo móvel que tenha Android. Também funciona no Windows.
  • NÃO SE PREOCUPE se você não entender tudo o que está sendo dito. Você não precisa se concentrar ou agir como se estivesse estudando. Simplesmente relaxe e ouça de forma passiva. Isso vai condicionar gradualmente seu cérebro aos sons e às frequências do idioma. Serão como pequenas e diárias doses de imersão que levam você a ENORMES melhorias ao longo dos meses – se você o fizer todos os dias. Em pouco tempo você vai notar novas palavras saindo da sua boca, suas habilidades de compreensão serão bem melhores e você não vai precisar se concentrar tanto no que outra pessoa estiver dizendo.
  • QUANDO E ONDE OUVIR: Ouça no seu carro, em casa, enquanto você cozinha ou enquanto se veste pela manhã. Em qualquer momento de descanso ou descontração. Criar espaços convenientes para esses hábitos diários é a chave para o aprendizado!

3. ASSISTA SEUS SERIADOS PREFERIDOS 

Você provavelmente já ouviu isso um milhão de vezes, mas essa é uma maneira incrível de aprender. Se você puder, mude o idioma e coloque legendas em Inglês na sua TV, isso pode funcionar. Mas, na minha opinião, é muito melhor, mais fácil e mais motivador comprá-los.

  • COMPRE A TEMPORADA TODA E ASSISTA NA SEQUÊNCIA: A melhor coisa a fazer é comprar toda a temporada em DVD (no Oiapoque?) e assistir a um episódio por noite, com áudio e legendas em inglês (se você entender mais de 90% e estiver pronto para o desafio, experimente sem legendas. Você vai se adaptar). Aqui está uma lista dos programas de TV mais populares dos EUA.
  • FRIENDS = FLUÊNCIA: O programa “Friends” é uma ótima opção. Honestamente, parece haver uma relação entre as pessoas que AMAM Friends e seus altos níveis de fluência. Por que isso acontece? Friends representa toda uma geração, todos os personagens simpáticos, hilários e engraçados, um grande peso para a cultura americana e são 10 temporadas (238 episódios)! Eu tenho a hipótese de que um aluno de nível básico de Inglês poderia se tornar fluente em um ano assistindo um episódio por dia, durante todo o ano (complementando com uma rotina de estudos).
  • OUTROS BONS PROGRAMAS: Eu recomendo “Lost,” “Two and a Half Men,” “The Big Bang Theory,” ou “Grey’s Anatomy.” Basicamente, o mais importante é que você SE DIVIRTA! Mais sugestões.
  • FILMES SÃO BONS, MAS… Filmes são uma boa opção também, mas meu problema com eles é que são muito longos e é muito difícil criar hábitos diários de assisti-los.

Aprenda inglês com o seriado Friends

 4. APRENDA COM MÚSICAS E SUAS LETRAS

Esta é uma parte da cultura da Língua Inglesa que todo mundo participa e poucas pessoas aproveitam. Está em toda parte no Brasil. No meu caso, quando aprendi Português, me lembro de cantar junto com a música do Legião Urbana, “Pais e Filhos”, antes mesmo de falar Português. Agora eu vejo essa música como a origem de várias expressões que eu uso todos os dias, naturalmente. Meu argumento: Se você já gosta da música, por que não imprimir as letras para entender o que eles estão dizendo? Você já gosta da música, provavelmente será difícil esquecer e você poderá aprender perfeitamente a pronúncia e a colocação de alguns termos. Aqui estão algumas dicas:

  • NÃO HÁ PROBLEMA EM NÃO ENTENDER: Eu sou nativo do idioma Inglês e não entendo metade das letras de músicas. É natural. Apenas imprima as letras. Um membro bastante fluente da comunidade Real Life English postou o seguinte post descrevendo sua dificuldade.
  • SE VOCÊ TIVER UM IPOD ou IPHONE, adicione letras às músicas. Você pode ler enquanto você ouve a música. É fácil e bastante útil em longas viagens: aqui está um vídeo tutorial sobre como fazer isso.
  • PROGRAMAS DE MÚSICA NPR são uma excelente opção para fãs da música. É um perfeito equilíbrio entre diálogo, música e cultura. Une sua paixão pela música ao aprendizado do Inglês!
  • NPR TEM UM ENORME DIRETÓRIO DE ENTREVISTAS COM ARTISTAS 
  • SE VOCÊ FOR MÚSICO, temos um outro conjunto diferente de habilidades que podem ajudá-lo a aprender inglês (uma forte capacidade de ouvir e distinguir sons, imitar frequências vocais e entonações; e eu tenho certeza que a música faz coisas malucas com o cérebro). Leia aqui um artigo sobre Aprendizado de Idioma com a Música.

Como a música pode te fazer fluente em inglês

5. PARTICIPE DE COMUNIDADES INTERNACIONAIS

Há excelentes oportunidades de usar seu Inglês em comunidades internacionais online e presencialmente, como RealLife English.

  • REAL LIFE ENGLISH É UM EXCELENTE COMEÇO: Sei que estou sendo tendencioso, mas se vocês ainda não se juntaram à comunidade, este é o melhor lugar para começar. É gratuito, é aberto para todos os níveis e temos um grupo no Facebook com mais de 2,000 membros que promovem o uso do Inglês e acrescentam expressões todos os dias. Sinta-se à vontade para fazer perguntas, postar artigos em Inglês e participar!
  • COUCHSURFING é uma rede social internacional para viajantes. Ela está focada em estimular o sentimento de comunidade, os relacionamentos e o intercâmbio cultural. Os estrangeiros que vêm para BH podem entrar em contato com você pelo seu perfil, e você pode se abrir para (1) uma xícara de café; (2) para mostrar a cidade ou; (3) oferecer um lugar para ficarem. Você pode conhecer a outra pessoa através de seu perfil e das recomendações que ela recebeu de outro couchsurfer.

the-limits-of-your-languageAgora que você já leu a lista de apenas algumas sugestões, vou dar um conselho com a melhor das intenções: ABRA OS SEUS OLHOS. Se você ainda não sabe, o Inglês está à sua volta.

Termine esse artigo e reserve se 5 minutos no Google para você e sei que vai se surpreender com o que está por aí. Comece a prestar atenção nas músicas que você ouve, nos programas de TV que você gosta, ou seja, nas opções que você já tem debaixo do seu nariz. Use sua curiosidade e veja o que acontece!

Segundo conselho: DESENVOLVA HÁBITOS DIÁRIOS. Se você praticar todos os dias, você não só irá aprender muito mais rápido, como também aprenderá a falar mais rápido, uma vez que a ação passa a ser automática quando praticada diariamente. É como escovar os dentes ou tomar banho. Você está tão acostumado que se sente mal quando não os fazem.

E mantenha em mente que, para ser bom em alguma coisa, você precisa praticar TODOS OS DIAS (ou pelo menos 5 ou 6 dias por semana). Por quê com o Inglês seria diferente? Ainda, praticar todos os dias não significa estudar todos os dias.

Os Poucos Talentosos que já “entenderam” (entendem que o inglês, em sua essência, não é algo que você estuda, mas sim algo em que se integra a quem você é) estão correndo na frente com seu inglês de uma forma que as pessoas que “meramente estudam” não conseguem fazer.

Eles usam isso para direcionar suas cabeças para seus sonhos e interesses.

Eles absorvem como esponjas, conectam seus interesses, carreiras e status do Facebook com um mundo internacional que está aqui e agora, disponível para qualquer pessoa que quiser abrir seus olhos. É uma parte de seu dia. Eles não podem viver sem isso. E nunca esquecerão a língua porque é parte do que eles são; é a porta de entrada para quem eles estão se tornando.

O que pressupomos: Todos nós conhecemos alguns alunos de inglês que são realmente fluentes, e todos lutamos para saber como eles fazem isso. Olhamos para eles e nos admiramos pela naturalidade com o que falam inglês. Todos nós atribuímos sua fluência ou à talento natural, trabalho duro, ou à escola em que frequentaram.

Como Eles Realmente Fazem Isso: Se você perguntar aos super-fluentes como eles chegaram a este ponto, a resposta será simples: CONECTE SEU APRENDIZADO COM SUA VIDA, COM A SUA PAIXÃO E AOS SEUS INTERESSES.

Para ser excelente em alguma coisa, é preciso praticar todos os dias e com entusiasmo. Nenhuma escola ou pagamento mensal vai fazer isso por você.

“Nós somos o que fazemos repetidamente. Excelência, portanto, não é um ato, mas sim um hábito.”-Aristóteles

Com a globalização, a internet e o surgimento da cultura pop Ocidental (para o bem ou para o mal), incluindo programas de TV (seriados), filmes de Hollywood e músicas, o Brasil está nadando em um mundo em Inglês. Mergulhe nele!

Além do óbvio, ainda há uma ENORME quantidade de blogs, podcasts e outros recursos “ESL” -ou “Inglês como segundo Idioma (English as a Second Language)” – para aprender Inglês para aqueles que sabem onde encontrá-los. E é dessa forma que poderemos ajudar.

Simplesmente Faça: Com algumas diretrizes, orientações e pró-atividade, você pode começar a criar pequenas porções diárias de “imersão estilo de vida” que irão revolucionar o seu processo de aprendizagem. E Real Life English está aqui para ajudar!

  • Cibele Gomes says:

    sou iniciante, fiz como vcs disseram imprimi uma música que amo e canto todos os dias…. meus vizinhos estão ficando loucos! rsrrrs Já me pego falando sentenças simples em inglEs…. sai naturalmente…. Agora , vou acrescentar as séries… amo filmes… depois falarei sobre meus progressos! Vcs ajudam muito com as dicas…. Obrigada!

    • Cibele, agradeço as suas palabras. Você está no caminho certo e estou vendo que o prazer do inglês já esta estimulando o resto do seu processo. você ja assistiu friends? se voce gostar de friends me escreve e te passo uma coisa legal que vai te agradar e te ajudar. ([email protected]) obrigado!

  • Manoel Souza says:

    Tente essa:

    http://www.youtube.com/watch?v=eccGxoJB2nM

    é muito legal.

    Now, how can it be.
    That a love carved out of caring.
    Fashioned by fate could suffer so hard.
    From the games played once too often.
    But making mistakes is a part of life's imperfection.
    Born of the years.
    Is it so wrong to be human after all?

    Drawn into the stream of undefined illusion.
    Those diamond dreams, they can't disguise the truth.

    That there is something about you, baby, so right.
    I wouldn't be without you, baby, tonight.

    If ever our love was concealed.
    No-one can say that we didn't feel.
    A million things and a perfect dream of life.
    Gone, fragile but free.
    We remain tender together.
    If not so in love.
    And it's not so wrong; we're only human after all.

    These changing years, they add to your confusion.
    Oh and you need to hear the time that told the truth.

    You know, there's something about you, baby, so right.
    I wouldn't be without you, baby, tonight.
    Because there's something about you, baby, so right.
    I couldn't live without you, baby, tonight.

    Something about you, the way you are, so right.
    I wouldn't be without you here tonight.
    There's something about you, the way you are so right.
    I couldn't live without you here tonight.

  • Krys Katte says:

    It`s very important to me, thak you!

  • Krys Katte says:

    THANK YOU

  • I liked so much.

  • Sônia Regina says:

    Ola Pessoal!!

    Eu amo ler os artigos do RLE, lei praticamente todos, mas nunca comento nada, hoje vou fazer diferente rs. Gostaria de agradecer muito a vcs por esse portal maravilhoso e especial, assim muitas pessoas são ajudadas com suas dicas, inclusive eu.

    Essas dicas são ótimas, sigo algumas, e a última que colocarei em pratica é a do seriado, comprei o Box Friends e estou maravilhada com a serie e com a forma de se aprender. Aprender se divertindo.

    Gostaria de saber se as festas que vcs fazem regularmente é só na cidade de BH? Vocês poderiam fazer em outras cidades. O que acham? Moro em Piracicaba e estou a meses tentando participar, mas estou com dificuldades de agenda quando vejo que terá alguma festa fica muito difícil achar um dia pra ir.

    Abraços.

    Sonia Regina
    https://www.facebook.com/sonia.regina.359778

    • Justin says:

      Olá Sonia, Obrigado pelo comentário. Que bom que você esteja curtindo o RLE, e a gente fica feliz que você deixa comentário. Que bom que conseguiu o Box Friends e que esteja avançando com isso. A gente tem muitas ideias ao respeito do Friends e outros programas.

      A respeito das nossas festas, no momento só acontecem em BH, mas talvez a gente consiga organizar uma festa em São Paulo também. Vamos ver nos próximos meses o que acontece. Daria para você ir a São Paulo? De qualquer forma siga acompanhando e com certeza algum dia vai ter a chance de assistir. Abraço

  • Dimi Randel says:

    This text is excellent, congrats.

  • Anonymous says:

    very good!

  • I don't really know,which language this article is written in.

  • >