Skip to content

Fluência em inglês versão 2.0: segredos nativos para listening

fluência em inglês 2.0Para a maioria dos estudantes, a compreensão auditiva é uma das partes mais frustrantes do processo de aprendizado do Inglês/ESL.

As pessoas do mundo todo se esforçam muito para aprender a ler, escrever e falar, mas por diversas razões, a escuta é algo que elas nunca “get the hang of” (pegar o jeito). Na verdade, isso é algo que a maioria das pessoas ignora totalmente, ou com a qual não sabe como lidar.

Como nós discutimos na parte I deste texto, “Dicas secretas para melhorar (e muito!) a sua escuta do Inglês”, o melhor caminho para fazer isso é através de uma experiência da língua inglesa consistente, engajada e priorizada.

A habilidade de escuta em inglês demanda um conjunto especial de competências que não podem ser facilmente ensinadas.

Felizmente, com dedicação e boas estratégias, as habilidades de escuta são relativamente fáceis de desenvolver, e são um dos jeitos mais rápidos e certos de melhorar sua fluência em inglês. Além disso, a escuta certamente abrirá as portas para o vasto mundo de mídias faladas em inglês.

A boa notícia é que, apesar de ser uma das partes mais frustrantes do inglês, é uma das mais fáceis de resolver. Com alguns pequenos ajustes, você pode melhorar (e muito) sua compreensão auditiva em poucos meses.

O objetivo do Real Life English é oferecer a você um roteiro para fazer da escuta do inglês algo divertido, natural e uma parte oportuna do seu dia a dia. Essa é a chave para uma fluência permanente durante a vida.

Comunidade internacional de RLE  |  Read this article in English  |  Escute o podcast de RLE para Brasileiros

Na parte I, nós exploramos algumas importantes dicas e estratégias:

Tente entender a ideia geral: aceite que você não vai entender tudo.

Seja numa interação real com outra pessoa (ou um grupo), ou ouvindo a um podcast, ou assistindo TV, tente ao máximo prestar atenção na ideia geral. Aceite que você provavelmente não vai entender tudo. Isso vai se tornar mais fácil com o tempo e esforço verdadeiro.

Um mito comum que os estudantes têm a respeito da língua alvo é que a fluência significa que você entende 100% do que é dito. Bem, eu sou um falante nativo do inglês, e às vezes eu não entendo o que outras pessoas estão falando. Isso significa que eu não sou fluente?

Meu conselho para os estudantes de línguas é para que sejam pacientes com sua compreensão auditiva, relaxem e tentem entender a ideia principal. Quanto mais você se esforçar para apenas estar presente e escutar, mais forte será o contexto para o entendimento dos detalhes.

Atenção: seja um ouvinte engajado de sua própria língua.

listening covey“A maioria das pessoas não escura com a intenção de entender; elas escutam com a intenção de responder” – Stephen Covey, 7 hábitos das pessoas altamente eficazes

A verdade nua e crua é que a maioria das pessoas não são bons ouvintes em sua própria língua. Se você não consegue escutar profundamente o que os outros estão falando na sua língua nativa, como você pode fazer isso em uma segunda língua?

Em 7 Hábitos das pessoas altamente eficazes, Stephen Covey explica isso perfeitamente no hábito 5: Primeiro entenda, depois seja entendido.

“A comunicação é a habilidade mais importante na vida. Você gasta anos aprendendo como ler e escrever, e anos aprendendo como falar. Mas e a escuta? Que treino você teve que possibilitou você a escutar para entender realmente e profundamente outro ser humano? Provavelmente nenhum, certo?”

Se você não leu este livro clássico sobre o desenvolvimento pessoal e profissional, eu recomendo-o fortemente. Leia o sumário aqui!

Abra sua mente e ouvidos para gírias e para o inglês coloquial

Como qualquer língua, o uso da linguagem pelos falantes nativos do inglês é muito diferentes da forma como você aprende na escola. E não estou falando mal dos cursos de inglês, muitos dos quais estão fazendo um ótimo trabalho preparando os estudantes com um fundamento para a fluência.

O problema é que a parte coloquial e as gírias são praticamente impossíveis de mapear, estudar, e ensinar usando uma metodologia tradicional. Além disso, muitos puristas da gramática e acadêmicos nem sequer reconhecem essa parte como relevante na língua. Se você está interessado em aprender o inglês da vida real (real life english), isso se torna um grande limitador.

Um exemplo simples disso é como os falantes nativos usam EM QUALQUER LUGAR:

  • Going to (Futuro)= GONNA–> I’m gonna go to the movies tomorrow.
  • Want to= WANNA–>I wanna learn more English.
  • Got to (I’ve got to/I have to)= GOTTA–> I would love to stay, but I gotta go.

Aprenda mais sobre Gonna, Wanna e Gotta (texto em inglês)

Procure oportunidades reais de fala e escuta

Onde existe vontade há um caminho. (ditado famoso em inglês)

Se você realmente quiser, em qualquer lugar do mundo que você morar, você pode encontrar oportunidades de praticar seu inglês online ou pessoalmente.  Encontrar pessoas e ter conexões reais e autênticas que ressoem na sua vida é um FORTE FATOR MOTIVADOR para o seu inglês.

Eu vou dar uma lista de recursos e ideias, mas esse é um campo no qual você precisa usar sua imaginação e forjar estratégias que funcionem para você.

  • Real Life English: Comunidade internacional de aprendizado de línguas (Grupo no Facebook)
  • Couchsurfing: Rede internacional de socialização e viagens.
  • Livemocha: Comunidade online de aprendizado de línguas.
  • Verbling: Troca de vídeos grátis com lições de aprendizado de língua.
  • H2E- How to Improve Your English– How to Improve Your English: Comunidade internacional de aprendizado de línguas. (Facebook)
  • Viajar!

listening 1Aprenda e preste atenção na linguagem corporal

Cientistas afirmam que 50-80% de toda a comunicação é através de linguagem corporal não verbal.

Isso significa que o aspecto cultural tem UMA GRANDE importância aqui, e que como não nativos, participantes de uma cultura diferente, nós deveríamos realmente aprender e prestar atenção no que a linguagem corporal comunica. Nós precisamos ouvir profundamente!

Existem várias culturas falantes do Inglês com diferentes linguagens corporais, mas eu sei que, após alguns anos vivendo no Brasil, eu percebo que a linguagem corporal aqui é realmente diferente se comparada com a minha cultura nativa (EUA).

Um exemplo pequeno, mas significativo, é que as pessoas ficam muito próximas no Brasil; o espaço pessoal é muito mais importante nos Estados Unidos. Eu sei que isso é comum em outros países latinos também.

Aqui vão um artigo e um vídeo sobre o inglês e a linguagem corporal:

Frases de sobrevivência / Confirme a sua compreensão

Outro aspecto da língua inglesa que vai melhorar suas habilidades de escuta (interação interpessoal) é saber perfeitamente frases de sobrevivência. O que são frases de sobrevivência? São questões básicas para comunicar quando você não entendeu algo, quando você precisa perguntar por alguma palavra.

As pessoas perdem o fio da conversa com frequência porque elas não sabem como comunicar que elas não entenderam adequadamente.

Acredite ou não, muitos falantes intermediários e avançados têm problemas com isso. A principal razão para isso não é que elas não falem inglês bem, é mais por causa de tons e aspectos culturais sutis na comunicação.

Por exemplo, quando um brasileiro não entende algo, ele normalmente diz “o quê?” (“what?”) ou “não entendi” (“I didn’t understand”), frases que estariam corretas no inglês, mas que culturalmente estão incorretas e que não facilitam altos níveis de comunicação.

As frases de sobrevivência que eu ensino aos meus alunos são:

Quando você não entende algo que alguém disse, você pode dizer:

  • Sorry? (ou Excuse me?/ Pardon?)
  • Can you repeat please? (Se você ainda não entendeu)
  • Can you speak slower?
  • Can you write it down?

Obs: Se você ainda não entendeu depois do número 1, use a pergunta número 2, e assim por diante.

Outra frase muito útil: What does ___________ mean? (NÃO “what means __________?) Quando você não entende algo que você está lendo ou ouvindo, você pode pedir para esclarecer.

Há mais coisas que você deveria saber, e isso merece um artigo próprio para o tema, mas este já é um bom começo. Para ser um bom ouvinte cara a cara, é importante ser proativo em relação à sua própria comunicação e esclarecer o que a outra pessoa está dizendo.

Pode ler mais sobre frases de sobrevivência: 7 Phrases That Will Drastically Improve Your Cultural Fluency in English

Aprenda os marcadores do discurso

A dica final de escuta é aprender como entender (e usar) os marcadores de discurso num nível muito elevado. A maioria das pessoas não sabe o que é isso, mas os marcadores de discurso são essenciais para a comunicação. Uma vez que você aprenda esse pequeno punhado de palavras, você os verá e escutará em todo lugar.

Os marcadores de discurso são preenchimentos, palavras ou frases que não mudam direta ou literalmente o sentido da conversa, mas facilitam a comunicação, iniciando o discurso, marcando limites, preparando uma resposta ou uma reação, ou dando ao falante tempo para pensar. Eis alguns exemplos:

  1. WELL: Well, I can’t hang out tonight. I’m a little tired.
  2. SO: So, what are you planning to do tonight?
  3. LOOK: Look, I think we need to talk.
  4. KINDA (Kind of): I’m kinda tired tonight.
  5. LIKE: He’s kinda like my best friend.
  6. ALRIGHT: Alright, look, so I’m gonna help you out.
  7. YOU KNOW: I’m not a bank, you know (ya know). I can’t loan you money.
  8. ANYWAY: So, anyway, after that happened, I decided to learn English.
  9. ACTUALLY: Actually in Brazil we speak Portuguese, not Spanish.
  10. NOW: Now, look, I’m not looking for trouble. Just take my wallet.

Eles certamente existem em sua própria língua, e você não se sentiria confortável falando sem eles. Acontece o mesmo em inglês, você pode entendê-los e aprender a usá-los para uma fluência avançada. O problema é que, apesar de eles serem fáceis de apender por experiência própria, eles raramente são ensinados.

Aprenda mais sobre marcadores de discurso.

Chamado à ação

Aqui concluímos nossa série de duas partes sobre a importância da compreensão auditiva para desenvolver a fluência. Se você ainda não leu, eu recomendo o primeiro artigo da série, “Dicas secretas para melhorar (e muito!) a sua escuta do inglês”.

Quais hábitos diários simples você pode cultivar para melhorar a sua escuta? Quais são suas maiores dificuldades de escuta? Quais estratégias e técnicas funcionaram para você? Nós adoraríamos ouvir o que você pensa.

Você pode começar a melhorar a sua escuta agora dando uma olhada no nosso mundialmente famoso Real Life English podcast. Nós também adoraríamos vê-lo se juntar aos milhares de membros de todo o mundo (mais de 50 países) na comunidade internacional do Real Life English. Eu recomendo ainda dar uma olhada nestes dois artigos relacionados a este assunto:

  • Helio Castro says:

    Very good tips. Thanks you.

  • Bruna says:

    OI

  • Ailton says:

    I live podcast always listen some or theme about that because nowads if you have time you can do it…
    you can starts improve your english just listening take information about news doesnt matter if you are beginner or adviced .
    How long time we understand everything is question practice every day or all the long.
    How are important you believe yourself the most people think impossible when we speak about this language don’t worry guysi’ts very simple.The secret this language just to listen native speakers Lol but how did you do that?
    Can be when listen get improve your language who knows writte you can have any mistakes but ,while you listen get speak other people understand enough.I’ts time is now…
    Seek some podcast now every day practice and study friend dont lose time..
    well!!! I always liked english but never never had money to study I resolve to prepare my claass at home so every time Tell you all the moment I’m going to gym ,school,chuch by drive listen listen speaker native and repeat He is question me answer I’ts start midlle crazy but after take way.
    Never give up continue english is very difficult but if you have time achieve your plan
    Follow some rule for you guys;
    Study every day three four hours. English;
    Watch movie case dont understand continue without legend just English But Can be crazy
    so that you will shall faster.
    Put in you mind when someone to say something try trasnlation as you know to try try .

  • >