Skip to content

Falando Inglês Online: 5 Maneiras Para Melhorar a Sua Fluência

Speaking English OnlineUma das áreas que os estudantes de inglês encontram mais dificuldade é a conversação. Muitos deles se sentem confiantes na leitura, escrita e, até mesmo, na compreensão. Mas quando é necessário falar, eles simplesmente não conseguem verbalizar as palavras.

Si quieres leer este artículo en español, pincha aquí.

If you want to read this article in English, click here.

Isso se deve a algumas razões.

Primeiro, as aulas tradicionais de inglês enfatizam mais a escrita, leitura e gramática do que a conversação (parcialmente porque em salas com muitos alunos é difícil dar atenção individual durante a conversação).

Segundo, os alunos acham a conversação assustadora. Mas, assim como qualquer medo, o único caminho para superar isso é encarando. Isso significa que para se sentira mais confiante e ter menos medo ao falar, você deve começar falar IMEDIATAMENTE.

Terceiro, os alunos acham que não há oportunidades de conversar com falantes nativos (ou mesmo professores fluentes do próprio país). Talvez, você viva em uma cidade pequena sem a presença de estrangeiros. Ou você viva em uma cidade grande e ainda não sabe COMO conhecer pessoas que falam inglês como primeira língua.

Vinte anos atrás, isso certamente seriam problemas, mas a internet mudou tudo. Você deve apenas saber onde procurar.

Encontrando os recursos certos para ajudar você a começar a conversar, você, rapidamente, confiará nas suas habilidades como estudante de inglês. Você será capaz de aperfeiçoar suas habilidades tanto de escuta quanto conversação. Você não apenas saberá inglês, mas se comunicará.

Comece a falar inglês

Onde você começa procurar por pessoas para praticar o seu inglês?

confidence infographicBem, primeiro, vamos falar sobre sua mentalidade. Você precisa se livrar da sua vergonha. Seja aberto. Seja confiante e orgulhoso. Aprenda a rir de você mesmo caso cometa enganos e não se preocupe com eles. Qualquer que seja o seu nível de inglês, você deverá confiar em suas habilidades – você sabe outra língua!

Uma coisa que noto muito nos meus alunos é a baixa confiança. Eles pensam que não falam inglês bem porque cometem pequenos erros de gramática. Todos os meus alunos, sejam iniciantes ou avançados, falam inglês muito melhor do que eles pensam.

Eu aposto que você também. Se você entende a maior parte do que está lendo aqui, então o seu inglês deve ser muito bom.

Então, sinta-se confiante.

E se orgulhe dos seus erros. Quanto mais erros cometer, mais rápido você os corrigirá e melhorará o seu inglês. Não tenha medo de errar, abrace-os.

Agora, vamos começar a falar inglês. Hoje conversaremos sobre 5 recursos incríveis que podem ajudá-lo para começar a se comunicar em inglês

  • Verbling
  • PenPal World
  • iTalki
  • Language Forums and Chats
  • Real Life English

1. Verbling

VerblingVerbling é um website novo, mas ele é incrível!

Há dois caminhos que você pode começar a falar inglês com o Verbling.

A primeira é por meio de intercâmbio. Intercâmbio de idiomas é quando você encontra alguém que fala a língua que você quer aprender e que também está aprendendo a sua língua. Aí vocês poderão ensinar um ao outro sendo que ambos se beneficiarão.

Então, vá até o site e se registre. O Verbling perguntará sobre você, incluindo quais idiomas você fala e quais você está aprendendo (não é apenas para inglês!).

Assim que estiver registrado, clique em “amigos” localizada no alto que o direcionará para o intercâmbio de idiomas. Depois você pode clicar no botão “ter parceiro” que o colocará em contato com um parceiro que se encontra do outro lado do mundo.

Por exemplo, se você é do Egito e fala árabe fluentemente, você pode ser direcionado para conversar com um americano que está aprendendo árabe. Vocês conversarão por cinco minutos em inglês e cinco minutos em árabe e, então, você tem a opção de continuar conversando ou ser direcionado para outro parceiro.

Se você conhecer alguém que goste, você pode adicioná-lo como amigo e continuar batendo papo ou conversando com ele ou ela mais tarde. É um ótimo caminho para conhecer pessoas!

A segunda maneira de falar inglês com o Verbling é mor meio de aulas grátis.

O Verbling oferece aulas ao vivo de uma variedade de assuntos a cada hora no Google Hangouts. Clique “aulas ao vivo” e confira quais serão os assuntos planejados para o dia. Você também poderá assistir os vídeos das aulas anteriores no YouTube, sendo uma ótima maneira de praticar a escuta também.

Dê uma chance para o Verbling – você conhecerá gente interessante e melhorará bastante o seu inglês!

2. PenPal World

Pen pal worldPenPal World é um site que permite que você se conecte, gratuitamente, com pessoas do mundo todo. É uma ótima maneira de fazer amigos internacionais e praticar o seu inglês com eles.

Com o PenPal, você se conecta com pessoas que possuem interesses similares aos seus e troca mensagens. Você pode buscar, especificamente, por pessoas de certos países, então se estiver aprendendo inglês, você pode encontrar americanos, britânicos, irlandeses, australianos, etc.

Um vez que você fizer amigos, você poderá conectar com eles pelo Skype e começar a falar!

PenPal World é uma forma incrível de compartilhar linguagens e culturas com outras pessoas. Ele é uma maneira interessante de aprendizado.

3. italki

start speaking english with italkiitalki é ótimo porque permite que você não pratique somente sua conversação e escuta, mas, também, leitura e escrita!

Assim como o Verbling, italki é também um site de intercâmbio de linguagens (não apenas para inglês). Uma vez registrado, você poderá encontrar parceiros de todo o mundo.

O Verbling coloca você com parceiros randômicos, mas com o italki você pode buscar outros membros (com interesses similares), conectar por mensagens ou bate-papo e depois marcar uma conversa por Skype.

Se você quiser melhorar ainda mais a sua escrita, há algumas maneiras.

A primeira é por meio de mensagens e bate-papo com outros membros. Essa é uma boa maneira para começar a se comunicar caso você seja tímido.

Segundo, italki oferece a você um bloco de notas que você poderá escrever em inglês e, então, os membros da comunidade italki corrigirão os seus erros. Você poderá, também, ler os blocos de notas de outros alunos ou, mesmo, corrigir de pessoas que estejam aprendendo a sua língua.

Há uma seção de grupos e discussões onde você pode comentar tópicos diferentes e conversar com pessoas “like-minded”. Na seção de respostas você pode perguntar e responder questões sobre inglês e outras línguas.

Se você quiser uma prática de conversação mais individualizada, o italki oferece aulas particulares com professores e tutores que variam de preço. Se você está disposto a pagar, essa é uma ótima maneira de ter interação um-a-um com pessoas que falam inglês como primeira língua, além de ser, provavelmente, uma das maneiras mais rápidas de aperfeiçoar o seu inglês no italki. Se você não quiser pagar, o intercâmbio de línguas ainda é uma maneira incrível de praticar.

Você também poderá encontrar aulas online no Colingo e outros sites similares.

Italki pode ser um recurso online muito valioso para você!

4. Fóruns de Línguas e Bate-papos

Existem muitos desses, então eu mencionarei alguns dos meus favoritos. Você poderá encontrar muitos outros com uma busca no Google.

Aqui estão eles:

  • LiveMocha

LiveMocha possui um programa próprio de aprendizado de línguas, mas não sou muito fã. Eu prefiro o Duolingo.

A melhor parte sobre o LiveMocha é que ele permite que você se conecte com outros estudantes de línguas (bem parecido com o Verbling e o Italki) e aprender sobre outras culturas. Há um bate-papo onde você pode começar a falar instantaneamente. É outro ótimo site para encontrar parceiros para intercâmbio de línguas.

Se você quiser saber mais sobre o LiveMocha, clique aqui.

  • Chat Roulette

Chat Roulette não é necessariamente para o aprendizado de línguas, mas não significa que não seja uma boa ferramenta. Ele o coloca aleatoriamente com outro usuário para que vocês possam bater-papo com vídeo. É mais popular nos Estados Unidos e no Reino Unido, isso significa que você pode conhecer alguém e conversar sobre qualquer coisa! Chat Roulette é, definitivamente, recomendado para estudantes de inglês avançados.

Saiba mais sobre o Chat Roulette aqui.

  • Couchsurfing

Sou muito fã da comunidade couchsurfing. As pessoas que você conhece lá são aquelas que amam viajar. Você pode se conectar com pessoas de qualquer país, bater papo e, talvez, encontrar alguém para conversar no Skype!

Quer saber mais? Clique aqui.

  • Outros bate-papos

O Facebook é uma imensa rede social internacional, logo um ótimo lugar para conhecer pessoas e encontrar parceiros para conversar. Tente encontrar grupos que vão de encontro ao seu interesse e comece conversando com essas pessoas.

MSN Messenger ainda é muito popular. Faça amigos lá e comece a se conectar!

5. Real Life English

O Real Life English possui algumas formas de melhorar sua conversação.

A primeira é através do grupo no Facebook. Lá você pode ter discussões, conhecer pessoas com interesses parecidos com os seus e encontrar pessoas para conversar no Skype. Conversando com outras pessoas que estão aprendendo inglês e com falantes nativos é uma ótima prática.

A segunda maneira é por meio do nosso bimestral “Google hangouts”. Nós ecolhemos um tópico para ser discutido por 30  minutos com 5 a 9 RLE membros. Mesmo que você não tenha a oportunidade de ser um desses membros, você poderá acompanhar a discussão ao-vivo no YouTube ou em qualquer hora que desejar. Conecte-se com a nossa comunidade e melhore o seu inglês!

Concluindo

A internet é um recurso incrível para quem está aprendendo línguas. Você não precisa mais de um intercâmbio para falar uma língua de um jeito real. Não importa onde você vive, você poderá conhecer outras pessoas online e começar a falar!

Não há mais desculpas para não melhorar o seu inglês! Eu desafio você a tentar na próxima semana, pelo menos, TRÊS desses recursos. Conheça pessoas novas, aprenda sobre culturas diferentes e comece a falar fluentemente!

Você não precisa mais de aprender apenas em livros. Vivencie o inglês. Comunique-se!

Se você gostou desse artigo, curta-o no Facebook e compartilhe. Nós AMAMOS ouvir vocês, então, por favor, deixe seu comentário abaixo.

Se você ainda não se juntou ao Real Life English International Learning Community, venha se juntar aos mais de 5.000 membros de mais de 50 países!

  • very good

  • Thanks for clue!

  • Awesome article, Ethan! I dug it the second time just as much as the first.

  • Djalma Belo says:

    Gostaria de conversação de Inglês online.mSó conversação. Éxiste isso?

  • Carlos says:

    Hi guys, I am learning english and I would like to practice my speaking.Do you know if there is some place here in São Paulo where people meet to talking in english and share their knowledges?Thank you and congratulatios for this website!

    • Ethan says:

      Hi Carlos,

      I would bet that there is a couchsurfing meetup in São Paolo (couchsurfing.org). Also, we want to start a Real Life English party in São Paolo, but we need help from aspiring leaders! If you’re interested, you can learn more here: http://reallifebh.com/rle-parties

      Thanks!

  • Tania says:

    Hi Ethan, I’m English student and I have difficult to make a conversation in English. I feel like you wrote in your explanation. Now I will try some of your indicated sites. I hope that I get feel better to speak English in this way. Thank you very much for your tip.

  • Jose Josafa Lima says:

    Gostei! De maneira bem despretensiosa, sem aquele alarme,”vou lhe mostrar as melhores ferramentas” vc falou bem .Obrigado. Estou cogitando em aceitar seu desafio.

  • Jose Josafa Lima says:

    Gostei! De maneira bem despretensiosa, sem aquele alarme,”vou lhe mostrar as melhores ferramentas” vc falou bem .Obrigado. Estou cogitando em aceitar seu desafio.

  • >