Você já sentiu como se faltasse uma naturalidade ao falar inglês?

 Leia este texto em inglês  /  Entre na Real Life English International  Learning Community

Você já estudou bastante, mas se sente desconfortável quando conversa? Ou sente que você está somente traduzindo para o inglês, palavra por palavra, a sua língua nativa?

Saiba que com somente algumas modificações no seu inglês falado você pode soar muito mais natural e fluente!

Durante minha temporada ensinando inglês fora do meu país, notei que muitas pessoas, especialmente aquelas que não tiveram a oportunidade de viajar para fora, falam parecido e tendem a cometer os mesmos erros.

É um ato muito comum e provavelmente deve-se ao fato de que a cultura de aprendizado do inglês aqui é muito tradicional e pouco diversificada.

Neste guia, você irá aprender as maneiras mais eficientes para melhorar seu inglês e ficar parecido a um nativo da língua!  Vou te dar dicas ótimas para várias situações e, com algumas correções, você perceberá o quanto seu inglês vai melhorar.

DICAS DE PRONÚNCIA

Ser capaz de conversar em inglês como um nativo não significa que você precisa falar com sotaque americano ou inglês. Você pode ter a pronúncia perfeita e ainda ter seu sotaque nativo.

Um dos erros mais comuns cometidos por não nativos é a pronúncia do “ED” dos verbos regulares.

Todos os verbos regulares que terminam em CH/SH/K/S/P/F têm o som de /T/ ao adicionarmos o /ED/, como por exemplo:

Watched-WatchT, Walked-WalkT, Laughed-Laugh

Com os verbos que terminam em /T/ ou /D/, pronuncia-se o som /ED/ totalmente, como em:

Want- WantED, Fade- FadED

O restante dos verbos possuem somente o som de /D/, tais como:

Played/ PlayD  Robbed/ RobD

Para mais dicas sobre Pronúncia, dê uma olhada em alguns artigos sobre o tema.

Ritmo e Fluência

Outra maneira de melhorar sua pronúncia e fazer com que seu inglês soe mais natural é através de um método chamado Método da Mímica. Criado por Idahosa Ness, professor de inglês e blogueiro, o método consiste em aprender através da memorização e repetição de músicas. Dessa forma, você se familiarizaria com os diferentes sons que constroem a linguagem.

[media url=”http://www.youtube.com/watch?v=p9hij0H8jp0″ width=”300″ height=”250″]

Já explicamos este raciocínio em um artigo anterior, How to Learn English with Rhythm and Flow. Você pode aprender muito da estrutura fonética de um idioma acompanhando e cantando músicas da sua banda ou do seu artista preferido.

Outro ótimo exemplo é o Fluency MC, que ensina inglês através de músicas de rap. Dê uma olhada no seu trabalho e na sua comunidade no Facebook.

Leia mais sobre e descubra outros métodos de aprender através de músicas em artigos anteriores.

INGLÊS PARA BRASILEIROS

Uma área que todos costumam ter problemas na hora de aprender outro idioma é a do vocabulário. Quantas vezes você já se viu usando uma palavra e depois percebeu que você estava usando-a de forma incorreta o tempo todo?

A partir da minha perspectiva como professor, já percebi três erros de vocabulário muito comuns e que os brasileiros, no geral, tendem a ter problemas:

1. Falsos cognatos: Existem palavras que parecem idênticas ou muito parecidas em ambas as línguas, porém, com significados diferentes. Aprenda mais sobre falsos cognatos aqui.

2. Listen e hear: Os brasileiros, no geral, confundem muito estas duas palavras. Não cometa este erro novamente e aprenda a usá-las aqui.

3. Say Tell Talk Speak: Até mesmo como professor de inglês, estas palavras podem ser confusas. Aprenda deque maneira usar Say Tell Talk e Speak aqui.

Palavras Conectivas

Imagine tentar falar Português sem o uso de palavras como, tipo, sabe, entende, ou seja e quer dizer. Estas pequenas palavras são chamadas de palavras conectivas, e se você for como a maioria dos brasileiros, você costuma usá-las quando você fala, afim de acentuar o que você está dizendo, dar-se mais tempo para pensar sobre o que você vai dizer, e para adicionar um fluido mais natural  a conversa. Você usa as palavras conectivas inconscientemente quando você fala em Português, mas você sabe como usar quando você esta falando em ingles?

Alguns exemplos de palavras conectivas usadas tanto no inglês escrito como no falado:

On the other hand   – Por outro lado

Whereas   – Enquanto que/ ao passo que

However    – No entanto/ entretanto

Nonetheless    – Mesmo assim

Furthermore  – Além disso / Ademais

Nevertheless    – Contudo/ Mesmo assim/ Apesar de tudo

Therefore – Portanto /  Como consequência

Existem diversas outras palavras conectivas, mas que são comumente usadas somente no inglês falado. Familiarize-se com elas em outro artigo do Real Life English, Como Usar: Now / Like / Mean / Actually

Get

Eu sei o que você está pensando, que a palavra “get” é uma bitch! Agora é o seu momento de se livrar dessa “BITCH”. Você poderia dizer que a palavra “get” é usada para tudo, e você estaria certo. “Get” tem diversos usos já explicados no artigo “Como Usar o Get”, no entanto, neste você irá memorizar e nunca mais esquecer suas duas formas mais usadas.

1. GET com o significado de ARRIVE – Chegar

What time did he get to work? – A que horas você chegou no trabalho?

I got there in 20 minutes. –  Cheguei em 20 minutos.

He didn’t get to the toilet in time. – Ele não chegou no banheiro a tempo.

2. GET colocado antes de adjetivos – “Ficar” antes de adjetivo

I got tired at the show. – Eu fiquei cansado no show.

I get angry when I have to wait in line. – Eu fico irritado quando tenho que esperar na fila.

She got really excited when he her ex-boyfriend got arrested. – Ela ficou muito animada quando seu ex-namorado foi preso.

Há também um vasto conjunto de expressões e phrasal verbs que usamos com a palavra get, dê uma olhada e memorize-as aqui.

CHAMADA PARA AÇÃO

Esse é o momento de levar seu inglês para o próximo nível. Fazendo ajustes rápidos e não muito difíceis, você pode tornar o seu inglês muito mais natural e suave. Comece agora e te garanto que você verá as diferenças muito rapidamente.

Para mais informações acerca deste ou de outros tópicos, entre em contato conosco através da página do Real Life English no Facebook. Se você ainda não faz parte da nossa comunidade, não perca a oportunidade de estar em contato constante com falantes do inglês de todas as partes do mundo gratuitamente!

P.S.: Demonstre um pouco de amor e curta nossa página no Facebook aqui!