Skip to content

Dicas secretas para melhorar consideravelmente seu listening em inglês

dicas para listening thumbEu sei como você se sente. Você estudou inglês por um longo período, entende as regras, consegue ler, escrever e até falar. Mas quando você assiste TV, ouve podcasts, ou se encontra em um grupo de falantes nativos, VOCÊ FICA TOTALMENTE PERDIDO!

Nós falamos muito rápido, nós cortamos palavras, usamos muitas gírias, e quebramos quase todas as regras de gramática. Não é o que você aprendeu na escola, e suas aulas de inglês pouco ajudarão a desenvolver essa importante habilidade para a fluência.

Se você se sente assim, este artigo irá revelar as melhores e mais efetivas dicas, estratégias e técnicas para melhorar (e muito!) sua habilidades de listening do ESL (English as a Second Language). Se você seguir ao menos parte delas, essas dicas podem melhorar muito sua escuta em questão de apenas algumas semanas.

Primeiramente, é importante notar que as dificuldades na escuta são muito comuns. O que não é comum, no entanto, é uma atitude proativa, ou boas estratégias para melhorar isso. Felizmente, uma vez que você começar a implementar verdadeiramente essas dicas, suas habilidades de escuta vão melhorar mais rápido do que você jamais imaginou.

O que muitos aprendizes frustrados não sabem, no entanto, é que POR CAUSA desse problema, a fluência não se desenvolve. Aprender a escutar e entender falantes nativos num contexto relaxado, divertido, é o principal passo que você pode dar para tornar o inglês parte de seu cotidiano, e desenvolver uma fluência permanente ao longo de sua vida.

Entre na Comunidade de RLE  |  Escute o podcast de RLE  |  Read this text in English

Faça do listening um hábito diário divertido

“Nós somos o que nós fazemos repetidamente; excelência, então, não é um ato, mas um hábito” – Aristóteles

Seja o que for que você faça, para ser excelente nisso, você precisa fazê-lo todos os dias. Desculpe, mas duas vezes por semana é ok para amadores, mas a maioria dos aprendizes espera (e precisa) ser realmente proficiente.

Para aprendizes do ESL que queiram e precisem de fluência permanente ao longo da vida, mediocridade não é uma opção.

O caminho mais efetivo, interessante e prático de fazer isso é criar um estilo de vida que transforme o seu contato com o inglês em algo prático e agradável. A maioria de nós vive vidas atarefadas, e nós valorizamos o tempo livre, então, para fazer isso todos os dias, precisamos de boas estratégias, e precisamos torná-las hábitos.

Normalmente, três dias são suficientes para construir hábitos fortes. Esses links vão ajudar a mostrá-lo como construir hábitos com eficiência: How to Guarantee Language Learning Success (30 dias de teste) |  Assista “30 Day Challenge” no TED (legendas em todas as línguas)

Tire vantagens de momentos oportunos (trânsito, exercícios, etc)

Seja de carro, ônibus, ou a pé, o momento mais oportuno para você praticar suas habilidades de escuta é normalmente no trânsito.

Todo mundo para quem eu falo disso, reclama que não tem tempo suficiente para praticar. Minha resposta é sempre a mesma: encontre momentos fáceis e oportunos para fazer isso, e transforme-os em hábitos diários e divertidos. Não importa qual é o seu nível, você não precisa ouvir atentamente para aprender. Você só precisa fazer isso todos os dias.

Dicas listening-2Se você não entende, sua mente e seu cérebro vão se adaptar ao ritmo nativo rapidamente, e você logo começará a entender e usar espontaneamente novas palavras e falar mais como um nativo.

Além do tempo no trânsito, eis alguns momentos oportunos para a maioria das pessoas:

  • Se arrumando pela manhã
  • Cozinhando/limpando/organizando a casa
  • Quando você está se exercitando

Escute podcasts de falantes nativos de inglês e rádio online

O mundo está ficando cada vez menor, e a tecnologia torna possível estar conectado a qualquer cultura e língua a partir de sua conexão de internet e mp3 player, a qualquer hora. Isso é ótimo para o seu inglês!

Os podcasts são ilimitados e, se você ainda não começou a escutar, COMECE AGORA. Se você ainda não começou, você está perdendo. Você não precisa depender de mídias tradicionais para se informar e desenvolver profissionalmente.

Existem podcasts de falantes nativos de inglês sobre QUALQUER ASSUNTO na face da terra, de assuntos profissionais como negócios e empreendedorismo, a espiritualidade, moda, arte, cultura, viagem, e basicamente qualquer assunto que você imaginar.

Rádio online é outro bom recurso. Você pode ouvir transmissões ao vivo de estações de rádio do mundo inteiro com uma conexão de internet. Leia mais sobre Podcasts (o que é um podcast e porque você deveria se importar).

dicas listening 3ESL Podcasts/Podcasts para alunos de Inglês

Existem também muitos, muitos podcasts para alunos de inglês. ESL podcasts são feitos especificamente para pessoas que estão aprendendo inglês. Há professores de todo o mundo oferecendo recursos gratuitos em inglês.

Aqui no Real Life English, nós acabamos de começar a oferecer um podcast semanal para ajuda-los a aprender. O podcast semanal, postado por Trevor e Chad, é oferecido TODO DOMINGO. Ele abrange as CINCO EXPRESSÕES que nós postamos na Comunidade Internacional do RLE no Facebook durante a semana (como um tipo de revisão).

Se você ainda não entrou, nós recomendamos que você entre na comunidade internacional do RLE no Facebook. É uma boa chance de aprender não só por meio do contato com milhares de falantes de inglês ao redor do mundo, mas também pelas expressões diárias, e pelo podcast semanal.

 Veja a página de podcasts da RLE |Inscreva-se no RLE Podcast no itunes

Como baixar podcasts de falantes nativos grátis

Explore recursos online de escuta em ESL

Tirar vantagem de recursos online para aprimorar suas habilidades de escuta é outra boa estratégia. Existem muitas fontes de escuta online que você deveria conhecer. Aqui vai uma pequena lista de algumas delas:

Leia junto com Podcasts e Audiobooks (transcrições)

Outra estratégia excelente para as habilidades de escuta é ler a transcrição enquanto você ouve programas falados em inglês. A maioria dos podcasts não oferece isso grátis (você às vezes pode conseguir por pequenas taxas), mas

Aprenda as letras das suas canções favoritas em inglês

A música é outro caminho excelente para a escuta em inglês, e é super divertido. O mais legal da música é que a maioria das pessoas já escuta músicas em inglês. Eu sugiro que você imprima as letras, leia-as, e procure o significado das palavras que você não conhece.

Se você faz isso regularmente, você vai construir um repertório de canções que você conhece e entende. Você vai escutá-las de novo e de novo e guardar o vocabulário na sua mente. Leia mais em Como a música pode te fazer fluente em inglês.

Aqui temos outras boas leituras sobre música no RLE:

O mundialmente famoso Fluency MC ensina escuta e fala do inglês por meio de novas formas dinâmicas, com música rap. Veja este projeto aqui.

Assista muito a TV e Filmes (com e sem legendas em inglês)

Este é outro meio oportuno e divertido de aprimorar suas habilidades de escuta. A maioria das pessoas assiste televisão e filmes em inglês. Agora você só precisa tornar o seu propósito de escuta do inglês explícito: use esse hábito diário para aprender inglês.

As séries de TV são ideais porque elas são curtas e você pode assisti-las todos os dias. Você pode pegar os dvds e assistir em ordem para ter uma continuidade da história. Friends é a mais popular e pesquisas mostram que as pessoas aprendem muito o inglês com ela. Outros bons programas são Big Bang Theory e How I Met Your MotherMas você pode também assistir a praticamente qualquer outra coisa na TV.

Filmes também são excelentes. No entanto, apesar de os filmes serem mais enriquecedores e terem melhor qualidade que os programas de TV, os 90 a 120 (ou mais) minutos normalmente necessários para assistir aos filmes não são algo que a maioria das pessoas têm todo dia.

LEGENDAS: Se você não entende o que eles estão dizendo, coloque legendas em Inglês. Uma vez que você se acostume, tente tirá-las. Você pode assistir ao mesmo episódio várias vezes até você começar a entender realmente. Procure a transcrição online.

Chamada para a ação

Aqui nós concluímos a primeira parte de Como melhorar consideravelmente a sua escuta. Temos várias outras dicas para semana que vem, inclusive novas estratégias de fazer do inglês parte da sua vida diária, formas de se envolver e entender as pessoas numa conversa, ouvir ao telefone, e técnicas para aprimorar partes específicas da sua gramática e vocabulário para ajudar na escuta.

Quais maneiras divertidas e simples você pode adotar em seus hábitos diários para aprimorar sua escuta? Quais são suas principais dificuldades de escuta? Quais estratégias e técnicas funcionaram para você? Nós adoraríamos ouvir o que você pensa.

Você pode começar a aprimorar sua escuta agora dando uma olhada o nosso famoso Real Life English podcast.

Nós também adoraríamos vê-lo se juntar aos milhares de membros de todo o mundo (mais de 50 países) na Comunidade Internacional Real Life English. Também recomendo dar uma olhada nestes dois artigos relacionados a esse assunto:

Se cuide e nos vemos na parte II deste artigo!

  • Adorei as dicas, muito bom esse site, parabéns!

  • good work

  • Joel Santana approves.

  • […] Listening […]

  • >