Read this article in English

Olá Real Life English! Temos para você hoje outro post sobre marcadores de discurso, na mesma linha dos nossos artigos sobre as palavras: like, actually, e mean.

Se você se lembrar, marcadores de discurso são utilizados para cobrir o que você está dizendo e adicionar o sabor extra para o seu discurso, é como chocolate granulado em cima de um sorvete de casquinha. Como vimos no passado, estas simples palavras muitas vezes têm muitos significados diferentes e são úteis em uma ampla gama de situações.

Além do seu significado de “agora”, a palavra now tem muitos outros usos na língua falada. Ela pode ser usada para esclarecer, expressar situações confusas, falar sobre o próximo passo, mostrar apreço e obter a atenção das pessoas. Suas formas de utilização são bastante variadas, como você pode ver, então vamos começar a trabalhar e aprender a usar now no discurso.

O que você já sabe

Uma das primeiras palavras que você aprendeu quando você começou a estudar Inglês foi a palavra now. Naquela época, você aprendeu que now significa “agora.” Isso ainda é verdade, mas agora você vai aprender algumas outras formas para isso.

Now para esclarecer

Ao se expressar e você sente que há alguma confusão sobre o que está dizendo, você pode usar now no início de sua sentença para indicar que você vai esclarecer melhor. Colocando now no início de sua frase, você ganha tempo para pensar sobre o que vai dizer em seguida.”

“Be careful when you go out at night. Now, that doesn’t mean you shouldn’t have a good time!”(Tome cuidado quando você sair à noite. Agora, isso não quer dizer que você não deveria se divertir.)

“The United States is one of the richest countries in the world. Now, of course that doesn’t mean that everyone in the country is rich.” (Os Estados Unidos é um dos países mais ricos no mundo. Agora, é claro que isso não quer dizer, que todo mundo no país seja rico.)

Now, para expressar confusão

Alguém acabou de dizer algo a você e você não tem certeza se entendeu o que ela significava. Esta é a situação ideal para você começar a sua resposta com “now”. Desta forma, now é usada para sinalizar para a outra pessoa que você está confuso.

“It’s great to see you! We should get together more often.”(Que ótimo ver você! Nós deveríamos nos reunir mais vezes.)
“Great. Now, tell me again, where do you know me from?” (Ótimo. Agora, fale de novo, de onde você vem?)

“Hey man what’s up?” (Hey cara, o que está rolando?)
“I just volunteered for the army. Hoorah!”(Eu acabei de me voluntariar para servir o exército. Hoorah!)
“Now, why exactly would you want to get yourself killed?”(Agora, porque exatamente você gostaria de se matar?)

Now, para introduzir o próximo passo

Seu amigo acabou de apresentar uma ideia brilhante para você e você deseja passar para a próxima etapa, aí você diz a ele o que vem depois. Para fazer isso, você introduz sua próxima frase com now.

“If we had a million dollars we could buy a Ferrari.”(Se nós tivéssemos um milhão de dólares, nós poderíamos comprar uma Ferrari.)
“Great. Now, all we have to do is to earn a million dollars.”(Ótimo. Agora, tudo que nós devemos fazer é ganhar um milhão de dólares.)

“When we go to Buenos Aires we’re going to have a blast!”(Quando formos a Buenos Aires vamos nos divertir demais!)
“Now all we need to do is buy our tickets.”(Agora tudo que precisamos é comprar as passagens.)

Now, para mostrar, ou indicar admiração ou apreciação

Vamos dizer, por exemplo, que um carro realmente bom passe, ou durante uma conversa alguém mencione uma figura pública que você aprecia. Nestes casos você quer expressar sua apreciação em relação a estas coisas, então, você as elogia. Mas você não apenas elogia, você inicia a sua frase com now, a fim de reforçar o seu louvor.

“Check out that Corvette.”(Olha aquele Corvette.)
“Now, that’s a car!”(Agora, aquele é o carro!)

“I just read Steve Jobs biography.”(Eu acabei de ler a biografia do Steve Jobs.)
“Ah, Steve Jobs. Now, that is the kind of man this planet needs more of.”(Ah, Steve Jobs. Nossa, aquele é o tipo de homem que o planeta precisa mais.)

Now, para conseguir a atenção das pessoas

Agora preste atenção porque eu vou apresentar a última maneira que agora é usado na fala. Quando você quiser dar uma ênfase maior para que as pessoas saibam que elas deveriam estar prestando atenção, now é adicionado ao começo da frase para fazer isso.

“Now listen everybody. I have an announcement to make.”(Agora escutem todos. Eu tenho um anúncio para fazer.)
“Now you listen to me! If I catch you with my daughter you won’t ever see the light of day again!”(Agora você me escute! Se eu te pegar com minha filha, você nunca mais verá a luz do dia de novo!)

Now, eu quero ressaltar aqui que quando se usa now, a sílaba tônica e a entonação são muito importantes, a fim de se certificar que você está sendo entendido corretamente. A fim de aprender a entonação correta você precisa ouvi-la sendo usada por nativos do Inglês em situações reais. Nos planos futuros Real Life English ensinará através de vídeos a maneira correta de pronunciar e usar palavras como now. Se você gostaria de ser avisado sobre quando estes vídeos serão feitos, se inscreva em nossa lista de discussão no final deste post.

Edited by Danielle Rioga