O Real Life English acredita  que a pronúncia para os Brasileiros é um tema bastante importante para os nossos leitores e a Comunidade Internacional do Real Life English.

Recebemos muito feedback positivo sobre o artigo do Chad “os 5 erros de pronúncia mais comuns entre os Brasileiros”, o qual foi um dos nossos posts mais populares até agora e as pessoas têm nos pedido constantemente para que escrevamos sobre “como diminuir o sotaque dos Brasileiros”.

 read this article in English

Então, hoje vamos falar de uma maneira geral mas importante, sobre como reinventar seu sotaque em Inglês.

Até o final deste artigo, eu pretendo:

  1. Desafiar você a reavaliar as suas crenças e suposições sobre  pronúncia.
  2. Te mostrar alguns recursos e estratégias para melhorar a sua pronúncia (em Inglês, ou no idioma que você esteja aprendendo).
  3. Motivar/ inspirar você a assumir responsabilidade, ter atitude e planejar a reinvenção do seu sotaque.

E-livro de graça: 101 Palavras que você nunca vai aprender na escola

Se você está determinado a melhorar sua pronúncia, estas dicas o ajudarão muito. Se você não está determinado a consertar a sua pronúncia, nenhuma quantidade de boas estratégias ou conselhos vai te ajudar. Como a maioria das coisas que valem a pena na vida, você realmente tem que querê-las.  Eu já vi isso repetidamente: métodos hábeis + prática constante + uma postura brincalhona = melhorias rápidas e consideráveis na pronúncia. Aqui são algumas coisas que você deve levar em conta.

Aceite que você tem controle:

As pessoas me falam repetidamente que adultos que aprendem idiomas estrangeiros não conseguem melhorar o sotaque, que eles têm que viajar e viver em  outro país de língua inglesa, aprender o IPA alfabeto fonético, ou que têm que aprender muita gramática para falar com um sotaque suave. Tem um grau limitado de verdade em cada um desses pontos, mas os bons aprendizes de idiomas estrangeiros sabem que existem obstáculos e que tem muitas maneiras de superar esses obstáculos através de estratégias inteligentes e doses pequenas e constantes de prática.

Eles sabem que no final das contas, você é a única pessoa responsável. Você só tem que ter um método que funcione para você, acreditar nele,  decidir fazê-lo e encaixar estas práticas na sua vida. E é importante notar que a pronúncia é uma dimensão especial dos idiomas que exige uma abordagem totalmente diferente e que basicamente, não existe nos sistemas e instituições tradicionais de idiomas.

Lições de Pronúncia no Youtube

Você não tem que viajar para os EUA ou pagar uma grana para uma “Aula de Redução de Sotaque”. Tem um monte de vídeos sobre pronúncia de alta qualidade  no Youtube de graça. Sempre os utilizo em minhas aulas. Som por som, você pode dominar o idioma e o Inglês inteiro.

Olha Vídeos de Pronúncia no canal de RealLife English no Youtube

Rachel’s English (Rachelsenglish.com) é um lugar excelente para começar. Rachel é americana, é claramente uma especialista em fonética e ela já fez trinta e três vídeos muito bem feitos, cada um entre 5 a 7 minutos de duração, ensinado sobre a grande maioria dos sons do Inglês americano. Estes vídeos têm gráficos que ajudam muito, explicações sobre fonética e clips de câmera lenta que mostram a boca dela enquanto ela fala. Dê uma olhada no canal de Youtube dela (olhe a foto).

A Pronúncia Pode Ser Aprendida Rapidamente: 

Talvez pareça o contrário de tudo o que você aprendeu, mas praticando habilidades, a pronúncia pode ser drasticamente melhorada somente em alguns dias. Isso vai ser somente temporário, porém, quando os métodos não são aplicados constantemente. O meu conselho: aplique as suas práticas firmemente, até que elas se tornem componentes permanentes da língua que você está aprendendo.

Com a prática constante, estes métodos podem significativamente preencher a lacuna entre os aprendizes “sem facilidade” e os “com facilidade” estes últimos, tendem a ter mais habilidades naturais com verbos. Falamos que estas pessoas têm facilidade natural com línguas, mas o que é que faz com que eles sejam fluentes tão rápido? Nas minhas observações, estas pessoas são naturalmente boas em contar histórias e piadas, entretendo, atuando e imitando outras pessoas. Suas habilidades verbais favorecem o aprendizado rápido e eficiente da pronúncia.

Se você não é naturalmente bom em nenhuma dessas coisas, isso não quer dizer que você não possa adquirí-las com um pouco de prática, ou pelo menos algumas delas.  Contudo, você tem constantemente que treinar e desenvolver as suas habilidades através de exercícios focados.

Apelo a Ação: Decida Fazê-la; Planeja-A; Faça-a

“A lacuna entre ignorância e conhecimento é muito menor do que a lacuna entre conhecimento e ação” 

-Anônimo

Estas são atitudes e estratégias eficazes para melhorar a sua pronúncia. Você precisa aplicá-las constantemente para ter sucesso.

Agora chega o momento que dou a responsabilidade a você mesmo. Agora você está diante de um caminho claro. Para ter sucesso, você precisa criar o tempo na sua vida, criar hábitos, realmente fazê-los. Isto é um processo, mas se você quiser ter uma pronúncia melhor, você tem que colocar o processo nas suas próprias mãos. Você poderia pagar alguém para fazer isso, como um professor, que talvez te motive a fazê-lo regularmente, mas no final do dia, você tem que se responsabilizar pelo seu processo.

E-livro de graça: 101 Palavras que você nunca vai aprender na escola

  • GOSTEI MUITO DAS DICAS DADAS.
    OBRIGADA

  • MARIA ESTELA says:

    gostaria de saber sobre cada novo artigo publicado.
    obrigada.
    estela

  • Gostaria de saber como pronunciar sem timidez

  • Edna Carvalho says:

    Amazing.Thanks

  • Edna Carvalho says:

    Amazing.Thanks