Skip to content

Como Passar no TOEFL Test: Falando Como um Jedi

jediHá muito tempo atrás, numa galáxia muito, muito distante, vivia um garoto brasileiro chamado Lucas. Lucas sempre quis explorar o mundo, mas ele nunca estava pronto porque ele não tinha as qualificações.

leia este texto em inglês RLE International Community

Um dia, Lucas conheceu um mestre Jedi TOEFL conhecido pelo nome de OB1. Ele disse a Lucas que se ele estava procurando por uma oportunidade para explorar o mundo, um teste de proficiência, como o TOEFL, seria uma boa ideia.

O que e o TOEFL Test?

O TOEFL (Test of English as a Foreign Language) é essencial para quem quer estudar fora em uma universidade ou faculdade de língua inglesa. O teste às vezes é exigido para trabalhar em empresas de língua inglesa ou para ser aceito em programas de bolsas de estudo. Ele é constituído de 4 seções: reading, writing, listening e speaking. Apesar da maioria das questões ser relacionada a assuntos acadêmicos, um conhecimento prévio sobre esses assuntos pode ajudar, mas não é necessário. O propósito do TOEFL é testar seu entendimento da língua, e ver se você pode lidar com um ambiente acadêmico.

O primeiro passo que todo TOEFL Jedi deve dar é se preparar para a seção de speaking. Para isso, podemos usar um truque JEDI e nos familiarizarmos com questões para saber exatamente o que esperar do teste e o que o teste quer que nós falemos.

QUESTÕES 1 E 2jedi 2

As duas primeiras questões são independentes, e te pedirão para expressar sua opinião sobre um assunto dado. Como um Jedi, você precisará de um tipo de arma. Já que sabres de luz não são permitidos na prova, você terá que fazer o seu melhor com uma caneta e um caderno. Anotar é essencial em todas as partes da seção de speaking.

Geralmente, na questão 1 você será solicitado a falar de sua experiência pessoal. Pode ser sobre uma situação, uma pessoa, uma propriedade. Na questão 2, você terá que falar sobre suas preferências. Novamente, pode ser sobre uma situação, uma atividade etc.

Algumas questões típicas que você pode encontrar no teste podem ser:

1. Quem é seu melhor amigo? Descreva essa pessoa e diga por que ele/ela é seu melhor amigo.

2. Qual é seu lugar favorito para visitar nos finais de semana? Descreva-o e explique por que ele é o lugar que você mais gosta de ir.

3. Qual é a sua memória de infância mais feliz? Descreva-a e dê as razões para ela ser sua memória mais feliz.

Foco principal – Descreva com coerência sua experiência/preferência, use a razão.

Você terá 15 segundos para preparar e 45 segundos para dar uma resposta

Para se preparar para essas questões, tenha certeza de que você está familiarizado com o vocabulário necessário para expressar ideias e esteja preparado para argumentar com alguns exemplos e razões. Estude parte desse vocabulário aqui

QUESTÕES 3 E 4

As questões 3 e 4 são integradas. Nessa seção você vai ler um texto curto, normalmente sobre uma situação acadêmica ou um conceito geral, e então você vai escutar um estudante falando sobre essa situação. A questão é focada em como você relata o que o estudante disse sobre a passagem escrita.

A questão 3 sempre vai envolver algum tipo de situação acadêmica na parte escrita, e então você vai escutar um estudante dando sua opinião. Seu objetivo aqui é resumir o que o estudante disse em relação à passagem escrita.

Foco principal – Resumir a situação, dar razões, conectar o texto com o listening.

A questão 4 é sobre um conceito geral. Você vai escutar alguém falando e vai ler uma passagem sobre esse tema e conectá-los mostrando como eles se contradizem um ao outro. Não é preciso falar como resolver o problema nesta questão.

Foco principal – Explicar como o exemplo sustenta ou contrasta um conceito, conectando a passagem lida com o listening.

Nessas duas questões você terá 45 segundos para ler a passagem, e depois você escutará o áudio. Depois disso, você terá 30 segundos para preparar e 60 segundos para falar.

Se você quer revisar seu vocabulário para concordar e discordar, veja este link, ou vocabulário para resumir aqui.

jedi 3QUESTÃO 5

Na questão 5 você deverá escutar uma conversa, normalmente entre estudantes e professores, e deverá estar apto a explicar o problema bem como a oferecer uma solução adequada.

Na maioria das vezes, a questão 5 traz um estudante falando sobre um problema que eles têm com o horário de aula, ou um problema de logística que eles podem ter no campus. Escute com atenção porque você vai ouvir algumas possíveis sugestões para resolver o problema.

Lembre-se de que nesta questão você terá que dar uma possível. Se você não puder lembrar exatamente o que foi dito no áudio, pense numa solução alternativa você mesmo.

A melhor maneira de praticar as questões 5 e 6 é com um teste prático. Eu colocarei alguns links abaixo.

QUESTÃO 6

Esta é a maior de todas, a questão 6! Se você quiser usar todo o seu poder Jedi em uma questão, use nesta questão.

Aqui você vai escutar uma palestra acadêmica e deve estar apto para compreender a maior parte do contexto e dar um resumo claro. Lembre-se de tomar notas ao longo da leitura, porque é importante usar alguns termos técnicos em sua resposta.

Foco principal – Resumir pontos mais importantes, entender o máximo possível.

Você terá 20 segundos para preparar e 60 segundos para falar.

Pratica online para ver ser voce realmente e um Jedi

Toelf Speaking Mentor
TOEFL Cafe
Test Den

 CHAMADO À AÇÃO

Esteja você pensando em fazer o TOEFL test ou não, esse material de preparação pode ser muito bom para você aprimorar seu inglês e ter uma ideia de quão bom seu inglês realmente está.

Fazer testes online é um bom jeito de se preparar para o teste. Para ter uma abordagem mais prática na sua preparação, tente fazer alguns destes testes e ver quão distante você está de ser um TOEFL Jedi.

 

>