Você se esforça para manter uma prática consistente do seu inglês? Você sente que sua habilidade em se comunicar em inglês melhoraria drasticamente caso você fosse mais disciplinado?

Você REALMENTE quer aprender inglês? É algo importante para você? Se sim, você precisa estudar todos os dias.

E se existisse uma maneira simples e fácil para fazer com que o inglês seja um hábito diário? Imagine o efeito que isso teria na sua vida. Não há caminho mais rápido para a fluência do que a prática diária.

Uma das técnicas para se educar a estudar diariamente é fazer um desafio de 30 dias.

No que consiste um desafio de 30 dias?

Seria um comprometimento em que você se desafia a fazer algo todos os dias, durante 30 dias.

O motivo de serem 30 dias deve-se ao fato de que o tempo para se instalar um novo hábito é em média de três semanas. Se você faz alguma coisa todos os dias por três semanas, você se acostuma a fazer aquilo, ficando fácil e confortável de praticar. Assim sendo, os próximos nove dias são adicionados para certificar que o hábito permanecerá.

O método é muito eficaz uma vez que ele educa seu cérebro. Prometer estudar inglês por 30 minutos todos os dias e para o resto da sua vida soa realmente difícil e intimidador. Mas 30 dias? É fácil de fazer.

Logo, ao se convencer a estudar inglês todos os dias durante 30 dias, você estaria se garantindo de que vai estudar inglês todos os dias pelo resto da sua vida!

A ideia é somente fazer o estudo parte da sua vida diária.

Por que você escova os dentes todos os dias? Porque é um hábito que você aprendeu. Não é necessário muita disciplina para escovar os dentes, por já ser parte da sua rotina diária. Quando você começou (quando criança), era difícil, mas agora é parte da sua vida e você sente falta quando não escova.

Se você se desafiar por 30 dias, você consegue incorporar o aprendizado de inglês na sua vida diária. Desse modo, ele se torna um hábito e não será algo que você precisará de força de vontade para realizar. Na verdade, será algo que você irá sentir falta se não fizer.

Como Garantir sucesso em um Desafio de 30 Dias

Uma das coisas mais importantes acerca da implementação bem-sucedida de um novo hábito e assegurar-se de praticá-lo TODOS os dias. Se você pula um dia, as chances de sucesso são drasticamente diminuídas.

No entanto, muitas vezes em que nos comprometemos a fazer algo, não seguimos o plano à risca. Então como podemos nos certificar de que vamos conseguir?

“Put your money where your mouth is.” Essa é uma expressão comum em inglês. Significa que, quando você acredita em alguma coisa, você deve parar de falar e começar a agir.

Para te motivar ainda mais, você pode apostar algum dinheiro.

Logo, se você quer garantir sucesso no seu desafio de 30 dias, pare de falar e comece a agir. Não apenas DIGA que você irá fazer, APOSTE que você irá conseguir.

Se você realmente quer melhorar seu inglês, COMPROMETA-SE a um desafio de 30 dias. Aqui está o modo como você pode começar:

  1. Vá à sua página do Facebook e publique que você está se comprometendo a estudar inglês todos os dias durante 30 dias (por 30 minutos ou o tempo que quiser).
  2. Prometa que, para cada dia que você não estudar o tempo estabelecido, você dará 25 reais (ou outra quantia que você se importaria em perder) para um amigo ou alguma instituição de caridade.
  3. Veja seu inglês melhorar ou pague pelas consequências.

Esse comprometimento necessita de muita integridade, mas eu consigo sempre ter sucesso quando uso o método. Não há nada mais motivador do a ideia de perder dinheiro.

Quando me mudei para o Brasil, meu português era muito ruim e eu não me sentia confortável ao conversar com as pessoas. Foi então que fiz um desafio de 30 dias, em que falaria com cinco estranhos todos os dias por um mês.

Desde esse desafio, me tornei muito mais confortável ao conversar em português, aprimorei minhas habilidades de falar e compreender, saí da minha zona de conforto, conheci pessoas legais e fiz novos amigos. Tudo isso graças ao desafio de 30 dias.

Exemplos de Desafios de 30 Dias

  • Assista pelo menos a um programa de TV em inglês todos os dias.
  • (Se você está morando fora) Fale com X pessoas novas todos os dias.
  • Estude qualquer tipo de inglês por 30 minutos por dia.
  • Ouça a podcasts durante 30 minutos por dia.
  • Leia um livro escrito em inglês por 30 minutos todos os dias.
  • Fique 30 minutos do seu dia no Verbling (site de aprendizado de línguas)
  • Leia quadrinhos em inglês durante 30 minutos por dia.

Superando as Dificuldades

Naturalmente, essa técnica não funciona se você não for honesto consigo mesmo. Se você pular um dia, você pagaria o preço (isto é, manter a sua promessa) e daria o dinheiro ao seu amigo, mesmo que ele não pedisse? Se não, não precisa nem se preocupar com o desafio – você precisa, antes de tudo, desenvolver integridade.

Estudar inglês todos os dias demanda disciplina? Sim.

Acontecerá de algum dia você não querer estudar e desejar não ter prometido nada? Provavelmente.

Mas, no fundo, você sabe que estudar inglês todos os dias é uma das melhores coisas que você pode fazer para si mesmo. Você se comprometeu a fazer o desafio, então o FAÇA. Todos. Os. Dias.

Comece agora. Decida como você quer melhorar seu inglês e se comprometa a gastar 30 minutos (ou o tempo que quiser) todos os dias.

Estudar inglês não precisa ser um fardo, bem como não deveria ser algo que você deteste. Aprender inglês deve ser DIVERTIDO.

Aqui no Real Life English, nosso foco é em tornar o aprendizado de línguas divertido. Ao invés de simplesmente ler um livro de gramática, você pode aprender com música, com quadrinhos como Garfield O Gato ou Calvin e Hobbes.

  • Muito boas dicas!