make friends learn EnglishCINCO Maneiras Dinâmicas de Melhorar Qualquer Língua com UM Website

Você já desejou poder encontrar pessoas na sua cidade com quem praticar seu inglês?

Você sempre quis um amigo estrangeiro, mas você não foi sortudo o suficiente para encontrar um?

Bem, agora tem um jeito de ter todos os benefícios de viajar sem precisar sair de sua cidade natal.

Você pode encontrar estrangeiros que estão visitando ou morando na sua cidade, você pode conhecer outras pessoas que amam viajar e aprender línguas como você online ou que morem perto de você, e você pode viajar com segurança sem gastar muito dinheiro.

COMO???

Com o Couchsurfing!!!

Se você ainda não está no Couchsurfing, então você está perdendo um dos melhores projetos da internet. Ele mudou completamente o jeito das pessoas viajarem, e a experiência de viajantes quando eles voltam para casa.

Primeiro, o que é Couchsurfing?

Se você já conhece o CS, então sinta-se à vontade para pular esta parte.

O termo significa “surfar no sofá”. Nós também dizemos “surfar na internet”. Nesses casos, surfar significa que você vai de um lugar ao outro. Quando você surfa na internet você vai de um site a outro. Então, faz sentido que quando você couchsurf você vá de um sofá para outro.

A ideia básica do Couchsurfing é que ele ajuda você a viajar como um nativo, ao invés de como um turista.

Quando você está viajando, você pode ficar com nativos DE GRAÇA ao invés de gastar seu dinheirinho suado num hotel ou hostel. Fazendo isso, você também aprende sobre o lugar de origem de seu hóspede.  No site do Couchsurfing, está escrito:

“Couchsurfers dividem suas vidas com as pessoas que encontram, fomentando o intercâmbio cultural e o respeito mútuo.”

O Couchsurfing está presente em todos os países do mundo, em mais de 100.000 cidades e conta com mais de 6 milhões de membros.

E não é só para viajantes. Você pode hospedar pessoas na sua casa e conhecer outros Couchsurfers na sua região.

Couchsurfers são algumas das melhores pessoas que você pode conhecer, porque eles são TÃO abertos a estrangeiros e eles querem conhecer sobre outras culturas e línguas.

E o mais importante para nós, é um ÓTIMO recurso para estudantes de línguas.

Torne-se um “cidadão do mundo” sem precisar viajar

Be a world citizenVocê pode praticar qualquer língua com falantes nativos usando o Couchsurfing. Hoje nós vamos ver cinco maneiras de usar esse site fantástico para melhorar nosso inglês (ou qualquer outra língua que você esteja aprendendo):

  • Viajar e surfar com hóspedes locais
  • Hospedar viajantes na sua cidade
  • Ir aos encontros do Couchsurfing da sua cidade
  • Se juntar a um grupo de discussão
  • Procurar pessoas que falem a língua que você está aprendendo

     1. Surfar: viajar, intercambiar culturas e aprender línguas

Se você viaja ou planeja fazê-lo, Couchsurfing é muito mais enriquecedor do que ficar em um hotel ou hostel, porque você pode aprender sobre a cultura local, fazer amigos, e talvez até conseguir um guia turístico de graça!

travel and meet English speakersAinda, você pode fazer isso praticamente sem gastar mais do que você gastaria ficando em casa!

Ok, talvez você precise comprar uma passagem de avião/ônibus/trem, mas uma vez que você esteja no seu destino, seja ele do outro lado do mundo ou a cidade vizinha da sua, Couchsurfing torna fácil viajar “on a budget” (muito barato).

E o melhor de tudo, se você está viajando para algum lugar de onde você está aprendendo a língua (por exemplo, se você está aprendendo inglês e está viajando para os EUA ou para a Austrália) você vai melhorar muito mais as suas habilidades linguísticas do que se você fosse simplesmente como um turista normal. Você vai se colocar num contexto em que você terá que falar a língua.

Você também aprenderá muito mais sobre a cultura local. Você pode cozinhar com seu anfitrião, compartilhar músicas, falar sobre a vida no país, viagem, filosofia, política, e qualquer outro assunto que te interesse!

Então, da próxima vez que você viajar, nem pense em gastar dinheiro em um hotel. Couchsurf e tenha uma experiência.

     2. Hospede: torne-se um embaixador de sua cidade

Talvez agora você não possa viajar. Mas você tem um pequeno quarto extra na sua casa – uma cama de hóspede, um sofá, ou algum espaço extra no chão (Couchsurfers não são chatos) –  então você pode hospedar viajantes.

Quase qualquer cidade que você more, haverá estrangeiros passando por ela por diferentes razões (negócios, estudos, turismo, etc). Então crie uma conta e veja quem está procurando se hospedar em sua cidade.

A maioria dos turistas falantes de inglês que você encontrar não vão falar muito a sua língua. Então eles vão ficar gratos pela sua ajuda, mesmo que você só saiba o inglês básico. Sem dúvidas, se você for proativo e participar muito, seu inglês vai melhorar rapidamente.

Você pode ser um embaixador da sua cidade natal: dividir sua cultura, culinária e música com eles. Leve-os para sair com seus amigos. Dê a eles um gostinho de como é a vida na sua cidade. É isso que o Couchsurfing faz!

Quem sabe? Você pode fazer um amigo para a vida toda!

Quando eu morei na Espanha, nós tínhamos uma casa grande com vários quartos extras. Então nós sempre tínhamos couchsurfers (no verão, era toda semana). Eu conheci tantas pessoas maravilhosas de todas as partes do mundo. Eu aprendi sobre as culturas dos lugares que eu mal sabia que existiam. E eu experimentei especialidades deliciosas de todos os lugares. Tudo isso sem sair da minha casa.

Em troca, nós os levávamos para passear pela cidade, em diferentes praias, e a bares. Eles saiam com a gente nos finais de semana e era sempre ótimo.

Essa experiência me fez apaixonar pelo CouchSurfing, e eu sei que você também vai se apaixonar.

Mas é seguro???

Safety when couchsurfingA primeira vez que eu ouvi falar do Couchsurfing, eu pensei “De jeito nenhum! Eu não quero ficar na casa de um estranho (ou deixar um estranho ficar na minha).”

Mas depois que explicaram para mim mais detalhadamente, e que eu criei minha conta, eu entendi que ele é realmente muito seguro.

Isso por várias razões.

Primeiro, é um sistema de referências. Se alguém vai ficar na sua casa, ou você vai “surfar” na de alguém, você pode olhar as referências que outras pessoas deixaram sobre essa pessoa. Eu só surfo/hospedo pessoas que têm boas referências.

Segundo, algumas pessoas são verificadas. Isso é algo que você pode pagar para fazer. Pessoas que são verificadas têm suas identidades checadas pelo Couchsurfing. Ele mostra se elas são o que dizem que são. Para mim, isso é menos importante que as referências. Mas, ok, é bom saber.

Por fim, há um sistema de “vouch”. Você só pode dar o “vouch” a alguém uma vez que você tenha recebido o “vouch” por três vezes (vouch significa confirmar que alguém é uma pessoa boa, confiável).

Quando você começa a usar o CouchSurfing, você entende que ele é extremamente seguro, e você aprende como utilizá-lo corretamente.

É importante que você também consiga referências para você, então tente conhecer pessoas no site e nos encontros que te darão boas referências. Fazendo isso, ficará muito mais fácil surfar e hospedar pessoas.

Se você ainda não está preparado para hospedar pessoas, um bom lugar para “get your feet wet” (experimentar e se acostumar) são os encontros locais do CS. Você vai aprender rapidamente quão maravilhosos são os couchsurfers, e você ficará ansioso por experimentar!

     3. Encontros: Sair com estrangeiros e viajantes na sua própria cidade

A maioria das cidades grandes têm encontros semanais do Couchsurfing. Para saber se há um em sua cidade, vá até a página inicial e procure. Se houver um encontro, ele estará listado em featured events. Em muitas cidades, tem também outros eventos. Veja se você acha algum interessante.

Os encontros variam de cidade para cidade, mas normalmente eles são bons porque as pessoas neles são extremamente abertas e amigáveis. E muitos estrangeiros comparecem, porque eles querem conhecer pessoas do lugar. Normalmente há muitos falantes nativos e não nativos do inglês nesses eventos.

Então saia da sua zona de conforto, fale o quanto você quiser em inglês, cometa muitos erros, e faça amigos.

     4. Discussão e Conversação: faça amigos online

No topo direito da página do CS, você vai encontrar um botão que diz “discuss”. Aqui você pode falar sobre qualquer coisa que interesse você. E porque o CouchSurfing é uma comunidade internacional, a maioria das discussões são em inglês.

Pense nisso como o fórum CouchSurfing. É um ótimo jeito de conhecer pessoas online com os mesmos interesses que você, de aprender sobre qualquer coisa, de praticar a escrita em inglês e de encontrar pessoas para conversar no Skype.

Na sua página inicial, abaixo dos eventos, tem uma área com “conversações”. Você pode ver conversas de outras pessoas, nas quais há às vezes solicitações, perguntas, e convites para ir a algum lugar.

Você pode, por exemplo, iniciar uma conversa dizendo “Intercâmbio linguístico”. E explicar que você está aprendendo inglês e que gostaria de trocar aulas da sua língua por aulas de inglês. Ou só sair para tomar uma cerveja ou um café.

Esse é um outro ótimo jeito de encontrar pessoas com interesses parecidos.

     5. Procure: encontre falantes nativos com quem sair

O último jeito de usar o CouchSurfing para aprender língua é simplesmente fazer uma pesquisa.

Vá ao seu “dashbox” (painel). Nele, há duas caixas de pesquisa; procure por sua cidade na da esquerda. Vão aparecer todos os couchsurfers da sua região.

À esquerda você encontrará opções de busca. Clique em “advanced options” e então você pode procurar por língua. Com isso você pode encontrar todo mundo na sua cidade que fala a língua que você está aprendendo.

Se você vive em uma grande cidade, definitivamente haverá falantes nativos e não nativos do inglês.

Eu mesmo usei isso para fazer um amigo francês no Brasil para praticar o meu francês. Eu procurei falantes de francês em Belo Horizonte. Ele apareceu. Eu escrevi para ele uma mensagem perguntando se ele gostaria de sair e intercambiar francês e inglês. Ele adorou a ideia, porque ele também queria melhorar o inglês dele.

Nós tínhamos muito em comum e rapidamente nos tornamos amigos. E eu até vou visitá-lo na França no ano que vem!

Meu francês não era muito bom. Você pode praticar uma língua mesmo se você ainda está no nível básico, só fale sempre que você puder. Couchsurfers geralmente são muito compreensivos e ficarão felizes de ajudá-lo a melhorar!

Imagine quão empolgado ficaria alguém que está visitando seu país ao ter um nativo ajudando-o com o sotaque local em uma situação divertida e informal. Quem sabe, talvez você pode até visita-lo no país dele algum dia.

Quanto mais você conhece pessoas e faz amigos ao redor do mundo, mais oportunidades você terá de viajar. Esse é exatamente o estilo de vida que você precisa para criar uma fluência para a vida toda.

Entre em uma das melhores comunidades online

Agora você sabe exatamente como usar o CouchSurfing e como encontrar falantes nativos do inglês em sua comunidade. Esta é uma poderosa ferramenta para aprendizes de línguas, e pode ajudá-lo a aprimorar seu inglês “a ton” (uma tonelada).

O que você está esperando? Crie uma conta agora! Pise “outside of your box” (fora de sua zona de conforto) e faça amigos de todo o mundo.

Desafie-se e comece a usar as línguas que você está aprendendo para se comunicar.

O que de pior pode te acontecer?

Se você quer outras formas de começar a falar inglês online, então baixe nossas informações GRÁTIS no topo direito desta página.

TRANSLATION: This article was translated to Portuguese by Flávia Almeida. 

  • Jerbson Lima says:

    COngratulations people! I liked.

  • I would like have got 1 friend which speak English very well!Do I the which?