Skip to content

Como aprender inglês: encontre o jeito certo para VOCÊ

How to Learn English the Right WayEm algum ponto de seu caminho no aprendizado do inglês você lutou muito. Você provavelmente pensou que era difícil demais. Outras pessoas na sua sala de inglês tiravam notas melhores, e aí você pensava que você não era mesmo bom para aprender línguas. Você era bom em outras matérias, mas aprender inglês não era seu forte, certo?

Errado. Você não é um mau aprendiz de línguas, você só tem aprendido línguas de uma maneira que não é a melhor para você.

Unir-se a Comunidade Internacional de Real Life English

Read this article in English

Qual é a melhor maneira de aprender inglês?

Então qual é a maneira “certa”? Bem, isso varia para cada pessoa. Nós todos aprendemos diferentemente. Você precisa fazer experiências com o seu processo de aprendizado de línguas para encontrar o melhor método para você.

Todo mundo aprende diferentemente – alguns aprendem por livros-texto, alguns são muito bons com memorização, outros precisam de hands on learning (aprender com experiências). Qualquer boa rotina de aprendizado de inglês vai incluir uma combinação desses fatores.

No Real Life English, nós acreditamos que as pessoas focam muito no aprendizado tradicional da língua (isto é, em livros-texto com foco em memorização de regras e novas palavras).

Ainda que saber algumas estruturas gramaticais básicas possa ajudá-lo a falar o inglês mais corretamente, não significa necessariamente que você vai falar melhor. O fato é: a maioria dos falantes nativos não sabem as regras gramaticais. Nós aprendemos a falar com a interação (da mesma forma como você aprendeu a falar sua primeira língua).

Crie uma rotina melhor de aprendizado diário da língua

studentSe você aprende melhor com estruturas, então aprenda as regras gramaticais. Se você acha que as regras gramaticais só fazem o inglês ficar confuso demais, então jogue seu livro-texto pela janela (desde que não acerte a cabeça de ninguém!).

Como eu disse antes, você precisa encontrar a combinação certa de técnicas de aprendizado da língua para criar uma rotina perfeita que permita você praticar e aprender efetivamente o inglês diariamente.

Aqui vão algumas sugestões de diferentes formas de aprender inglês, todas elas fáceis de fazer em poucos minutos todos os dias. Com a mistura certa delas, você vai se perceber aprendendo inglês mais rápido e com mais sucesso:

  • Com um professor de inglês,
  • Com mídias, ou
  • Com programas online de aprendizado de inglês.

     1. Um professor de inglês

Você pode se esforçar sozinho para aprender e praticar inglês todos os dias? Se você não tem tamanha força de vontade, então talvez seja melhor você procurar um professor de inglês (se você já não tem um). Não importa em qual nível você esteja, um professor pode ajudá-lo a responder suas questões e esclarecer confusões.

Você pode procurar um professor particular ou ir a uma escola de inglês. Existem também dezenas de lugares que oferecem aulas via Skype, como Verbling (mais sobre o Verbling aqui).

Eu recomendo que você procure um professor que foque em conversação e escuta, mais do que em memorização de regras gramaticais, mas veja o que é melhor para você!

Se você decidir economizar e preferir estudar sozinho, então você pode ter todas as suas questões respondidas na Comunidade do Real Life English, ou você pode nos mandar um tweet @RealLifeEng.

     2. Aprender com Mídias

As mídias são de longe um dos recursos mais importantes do seu método de aprendizado do inglês. Ver TV, filmes, e ouvir músicas e podcasts pode ajudar você a melhorar suas habilidades de escuta, a aprender novo vocabulário e expressões, e a se tornar hábil para falar como um nativo, ao mesmo tempo em que aprende sobre uma nova cultura. Mídias podem ajudá-lo a se tornar verdadeiramente envolvido com o aprendizado da língua.

Nós temos vários artigos para ajudá-lo a encontrar a mídia certa para a sua rotina de estudos de inglês, veja:

     3. Programas online para o aprendizado do inglês

Há dezenas de programas online grátis para aprender inglês. Eles são uma ótima opção se você não pode pagar um professor, ou se você quer algo complementar às suas aulas. Alguns exemplos são Duolingo, Busuu, e LiveMocha.

Concluindo:

É importante aprender inglês fazendo coisas que você realmente gosta de fazer. Não importa quais métodos você escolha acrescentar no seu regime de aprendizado do inglês, você precisa realmente praticar todos os dias. Quanto mais você tornar o inglês parte da sua vida, melhor você será nele.

Nós estamos aqui para ajudá-lo em sua trajetória de aprendizado do inglês! Se você ainda não entrou, faça parte da comunidade RLE. É um ótimo jeito de incorporar o inglês em algo que você já faz e de conhecer e se comunicar com milhares de pessoas de mais de 60 países. Sinta-se à vontade para fazer perguntas e conhecer pessoas – nós podemos melhorar o seu inglês juntos!

  • Giovanna Rozza Parker says:

    Andre Laia e Carla Paixao, recomendo que entrem na comunidade Real Life English! 🙂

  • >