Skip to content

Cause Uma Primeira Impressão de Fluência no Inglês

Você nunca tem duas chances de causar uma primeira impressão. Sendo assim, você estaria causando uma boa primeira impressão em inglês?

Leia este texto em inglês  /  Entre na Real Life English International  Learning Community

Ser capaz de causar uma primeira impressão de que você é fluente na língua não é tão difícil quanto parece. A beleza de uma primeira impressão é que, de cara, já sabemos de três coisas que irão acontecer na conversa: o cumprimento/saudação, uma apresentação e uma despedida/adeus.

Se você for capaz de memorizar e até mesmo documentar essas três situações, você irá causar uma primeira impressão fluente a qualquer momento.

Para mim, aprender a falar português tem sido uma jornada e tanto! No geral, ainda há o fato de que eu fico muito intimidado ao conhecer pessoas novas. No começo, sempre me preocupava com os erros gramaticais ao me apresentar a alguém, com receio de ofendê-la ou de causar uma má primeira impressão no geral.

Após mais ou menos quatro meses aprendendo a língua, decidi estudar e memorizar todas as possíveis frases para quando chegar a algum lugar, para me apresentar a alguém e para ir embora. De repente, me senti muito mais confortável e conhecer pessoas se tornou bem mais natural para mim. Meu português não ficou mais robótico e, quando percebi, me vi falando as mesmas palavras nas mesmas situações uma atrás da outra. De acordo com a primeira impressão que eu passava, as pessoas me elogiavam e diziam que meu português fluía naturalmente, mesmo que eu só estivesse as cumprimentando, me apresentando e usando algumas técnicas para quebrar o gelo.

Usando algumas técnicas para causar uma primeira impressão de fluência na língua me fez sentir mais confiante e relaxado ao conversar em português. Ainda, tais técnicas me forçaram a praticar ainda mais e melhorar minha fluência em todas as áreas do português.

Neste artigo você vai aprender como causar uma primeira impressão de fluência na Língua Inglesa. Baseado nestes três aspectos mais importantes citados acima – e que você vai enfrentar sempre. Saudações/cumprimentos, apresentações/ quebrando o gelo e despedidas.

 Saudações/ Cumprimentos

Assim como vocês já devem estar cientes, a forma mais comum de cumprimentar alguém é:
-“Hi, How are you?”  – Oi, como você está?
-“Fine thanks, and you?” – Tudo bem, obrigado. E você?
-“good, thanks for asking.” – Bem, obrigado por perguntar.

Esta frase está totalmente correta e é provavelmente usada por todos os estudantes de inglês.  Mas você não se cansa de repeti-la depois de algum tempo? Se você quer diversificar suas formas de cumprimentar alguém, torná-la mais fluente, deixe as frases acima dentro na sala de aula e venha para o lado negro! É mais ou menos assim:

-“Hey buddy! What have you been UP TO?” – E aí, cara! O que você tem feito?
-“Oh hey Dude! Not too much, just working and hanging out with my girlfriend.” – Fala, cara! Estou tranquilo, trabalhando e saindo com minha namorada.
-“Sweet.” – Legal!

Soa bem mais natural, certo? Neste contexto, o que significaria “UP TO”?

A expressão up to é um sinônimo para doing – fazendo. Usamos essa expressão no inglês falado, uma vez que ela é bastante informal. Quando eu cumprimento alguém com a pergunta “What have you been up to?”, estou perguntando o que ela tem feito – DOING – ultimamente.

A pergunta está no tempo verbal present perfect continuous, logo, você responderá na mesma conjugação verbal. Por exemplo:

  • “Hey mate, what have you been up to?” – E aí cara, o que você tem feito?
    “Ah, the same old, studying, surfing, going out, having some drinks with friends.” –
    Ah, nada de novo, estudando, surfando, saindo, tomando umas com os amigos.
  • “Have you been playing guitar?” – Você tem tocado guitarra?

“yeah I’ve been playing a few times a week.” – Sim, tenho tocado algumas vezes na semana.

  • You been watching the football?” – Você tem assistido futebol?

“Nah, I don’t really like watching football.” – Ah, na verdade eu não gosto de assistir futebol.

Você vai perceber que é muito comum para um nativo de inglês cumprimentar um amigo usando o present perfect continuous. Quando alguém me cumprimenta dessa forma, percebo que a conversa flui melhor, nos permitindo resumir os eventos mais recentes de forma rápida e precisa.

Para aprender mais sobre cumprimentos em inglês, dê uma olhada e um dos nossos artigos mais antigos aqui.

Apresentando-se/ Quebrando o Gelo

Ao se apresentar em outra língua, geralmente as pessoas querem saber mais informações. Acreditem em mim, como um gringo no Brasil eu me apresentei mais vezes do que posso me lembrar!

As pessoas sempre irão te perguntar as mesmas três perguntas:

-What’s your name? (you’re probably going to have to repeat it a couple of times or make it sound more English) – Qual o seu nome? (Provavelmente, você vai ter que repeti-lo mais de uma vez ou pronunciá-lo de forma que ele soe mais inglês)
-Where are you from? (be prepared to describe you city geographically) – De onde você é? (prepare-se para descrever sua cidade geograficamente)
-What are you doing here? (People are always curious) – O que você faz aqui? (As pessoas são sempre curiosas)

Outra maneira interessante de causar uma boa impressão é fazer com que a outra pessoa fale sobre a sua cidade ou sobre ela mesma. Esse diálogo pode ser construído durante a apresentação como uma forma de quebrar o gelo.

  • So, where are you from? – Então, de onde você é?
  • Is your family from here/there? – Sua família é daqui?
  • What did you think of the soccer last night? – O que achou do jogo ontem?
  • What do you think of this place/the beer/the music here? – O que você acha deste lugar/ da cerveja/ da música daqui?
  • Don’t you just hate waiting in line/this music/the noise? – Você não odeia ficar na fila/ esta música/ esse barulho?

 

A ideia de quebrar o gelo é fazer com que a outra pessoa fale enquanto você simplesmente ouve sentado. Você pode pensar que este é um exercício muito impessoal, mas o propósito do exercício é que você fique mais confiante quando conversar com pessoas em inglês. Após fazer isso um número suficiente de vezes, você verá que o processo se torna fácil e natural, o que quer dizer que, em pouco tempo, você vai passar de causar uma “primeira impressão fluente” para “falar fluentemente”!

Despedidas

Não importa em que língua, nós sempre temos que nos despedir. E você vai querer se expressar e mostrar o quanto você gostou da companhia daquela pessoa, certo? Às vezes, demonstrar isso em uma língua não nativa pode ser mais difícil.

Eu gosto muito de me despedir das pessoas em português, por pior que isso possa parecer, porque são tantas expressões legais e amigáveis. Algumas expressões ou palavras não existem ou nunca seriam usadas em inglês como, por exemplo, a expressão “some não” ou a palavra “saudade”. Existem outras expressões que podemos usar em inglês, que não necessariamente têm o mesmo significado, mas são também cativantes. Por exemplo:

  • It was really great to see you, catch you later. – Foi ótimo te ver, nos encontramos depois.
  • It has been a pleasure, we’ll speak soon. – Foi um prazer, nos falamos em breve.
  • It was nice talking to ya, have a good one. – Foi ótimo conversarmos, tenha um ótimo dia.
  • Take care/ take it easy, see you soon. – Cuide-se, nos vemos em breve.
  • Keep in touch (when you don’t see the person very often) – Mantenha contato! (usada quando você não vê a pessoa com muita frequência)
  • I’m looking forward to seeing you soon – Espero vê-lo/la em breve.
  • See you next time. – Até a próxima.
  • May the force be with you. (Used by Star Wars nerds) – Que a força esteja com você (usada por nerds de Star Wars)

Em todas as situações mostradas a vocês hoje, foi possível visualizar um cenário do que mais ou menos pode acontecer em dadas ocasiões. Pense nas situações como se você fosse um ator em uma peça. Seja uma saudação, um cumprimento ou uma despedida, sabemos que haverá perguntas a respeito e, com um pouco de estudo prévio, você pode parecer fluente e causar uma ótima primeira impressão!

Para mais informações, sobre este tópico ou qualquer outro, entre em contato conosco na Comunidade Real Life English no Facebook. Se você ainda não é parte da nossa comunidade internacional, não perca essa oportunidade de estar sempre em contato com falantes da língua inglesa de todas as partes do mundo gratuitamente!

Que a força esteja com você!

 

>