Skip to content

50 coisas fascinantes sobre o Brasil

brasilO Brasil é um dos lugares mais maravilhosos para se viver no mundo.

Eu vivo aqui há nove meses, em Belo Horizonte, Minas Gerais – uma cidade de cerca de 3 milhões de habitantes que alguns estrangeiros já ouviram falar. É uma cidade grande num estado montanhoso. Sendo do Colorado, eu dificilmente consideraria essas montanhas, mas são umas das mais altas que você verá no Brasil.

Read This Article in English

Infelizmente, logo, logo eu deixarei este país encantador. Então eu queria aproveitar esta oportunidade para reflectir sobre e compartilhar algumas coisas que eu amo no Brasil. Eu queria falar de algumas características únicas do país, e alguns aspectos estranhos e engraçados sobre a vida e a cultura brasileiras.

Qualquer crítica que eu fizer aqui não pretende de forma alguma ser negativa para o Brasil, são só algumas reflexões de um gringo vivendo numa cultura diferente e encantadora.

A maioria das coisas que eu vou falar aqui são aspectos que a princípio me incomodaram, mas agora que eu estou adaptado a viver aqui, eles são só parte da minha vida e eu só acho divertido.

Muitos brasileiros têm uma visão interessante de seu próprio país. Eles muitas vezes comentam que é perigoso, que o governo é corrupto, que as coisas não funcionam, e que tem uma infraestrutura pobre. Eles se perguntam por que alguém deixaria os Estados Unidos ou a Europa para vir para cá (especialmente para Belo Horizonte, que nem é uma cidade famosa). Eu ouvi até pessoas dizerem que sou louco de vir para cá, porque a Europa e os Estados Unidos são muito melhores…

Mas por outro lado, os brasileiros amam completamente seu país e fazem comentários sobre como é um dos melhores lugares do mundo. Eles até têm uma palavra, saudades, que significa “um anseio por algo”, “to miss something”, que eles geralmente usam para referir a coisas que eles sentem falta em casa (ou seja, Brasil).

Então, como você pode ver, o Brasil não é tão desenvolvido como um país como os Estados Unidos, mas tem muita coisa que compensa isso, o que torna o país um lugar especial para se viver. A começar pelas pessoas.

Então, sem mais delongas, deixe-me apresentar minha lista.

      1. Brasileiros

sem dúvida, a melhor parte de viver neste país é que as pessoas são umas das melhores do mundo, e no geral eu as achei extremamente simpáticas e abertas a estrangeiros.

      2. Toneladas de frutas que você não encontra em outro lugar

Uma das coisas mais maravilhosas aqui é que eu nunca paro de ver ou ouvir sobre frutas que eu nem sabia que existiam. O Brasil tem mais variedade de frutas que qualquer outro país do mundo, e se você vier aqui, você vai experimentar um monte de novos sabores. Algumas das minhas favoritas são caju, acerola, pinha (também conhecida como sugar-apples em inglês, apesar de não se parecer na forma nem no gosto com uma maça), e carambola.

      3. O almoço é sempre feijão e arroz e mais alguma coisa

quando eu cheguei ao Brasil, todo mundo se surpreendia de eu ter comido feijão e arroz antes de vir pra cá. Não é comum em outras partes da América do Sul. Mas no Brasil, é a parte mais importante, e você não terá tido uma refeição de verdade se não incluir arroz e feijão. Eu rapidamente passei a gostar, e precisar, de feijão e arroz todos os dias.

      4. Hospitalidade

Os brasileiros são um dos povos mais hospitaleiros do mundo. Eles muitas vezes saem do próprio caminho para ajudar você. E toda vez que alguém come ou bebe algo, eles perguntam se você quer um pouco. Isso me fez sentir extremamente bem vindo aqui.

      5. Pessoas calorosas

No Brasil, um amigo de um amigo é seu amigo. As pessoas aqui são incrivelmente gentis desde o exato momento em que você as conhece.

      6. “Inverno”

Para mim, o inverno inclui casacos pesados e botas. No Brasil, a maioria das pessoas nunca viu neve. Mas eles ainda reclamam do frio quando está menos de 10 graus – espera, o que estou dizendo? Eu também reclamo. Não quero nem ver um outro inverno no Colorado.

      caipirinha e cachaça 7. Cachaça (é muito mais barato que vinho!)

É uma bebida alcoólica especial do Brasil que é feita de cana de açúcar. Infelizmente, é difícil encontrar uma garrafa boa nos EUA. Estou levando umas de volta comigo! Já sou cachaceiro!

      8. Caipirinhas

Suco de limão, cachaça, e açúcar – perfeito para um dia quente, quando sair pra beber, ou qualquer outra hora. Tem também feitas com morango, maracujá, abacaxi, uvas, etc. no lugar de limão, ou vodka no lugar de cachaça (caipiroska).

      9. Cerveja

No Brasil, eles servem cerveja diferente de todos os lugares que eu já fui, e isso é basicamente reflexo da cultura brasileira. Quando você sai com amigos e pede cerveja, eles servem uma garrafa grande para a mesa e vários copos pequenos. Quando você brinda, você brinda com todos os copos juntos, e depois brinda com a garrafa no centro. E se seu copo esvazia e você quer enchê-lo, você sempre enche os copos de todo mundo primeiro. Eu já falei de como os brasileiros são calorosos?

     10. Cerveja gelada

A cerveja dos brasileiros é a mais gelada do mundo.

     11. Sem balanças

No Brasil, os buffets de self-service estão por toda parte. Em alguns você paga por aquilo, mas em outros você paga um preço fixo pelo tanto que você conseguir colocar no seu prato (sem balança). Você pode ter uma refeição satisfatória, deliciosa e nutritiva num desses por R$8 a R$10.

Trevor sem balança

     12. Começar a traduzir literalmente do português

Isso acontece toda vez que você mora fora, mas é engraçado quando você começa a ouvir você mesmo dizer “Can you pass me a file?” (você pode me passar um arquivo?).

     13. Cumprimentos

Alguns cumprimentos no Brasil soariam engraçadíssimos se traduzidos, o que causou certa confusão quando eu cheguei aqui. Alguns exemplos são: “beleza” (beauty), “tudo joia” (all jewel), e “e aí?” (and there?). O que que tem “aí”? “Falou” (it spoke/we have spoken) é também um jeito comum de dizer tchau.

     14. Falta de tomadas

Um cômodo normalmente tem uma ou duas tomadas, que normalmente estão cheias de T e filtros de energia. Na verdade, eu me acostumei tanto com isso que quando eu fui para casa no Natal, e na casa do meu amigo eu estava procurando por uma tomada para ligar meu computador, eu vi uma do outro lado da sala, debaixo da mesa. Então eu fui lá para ligar meu computador e aí meu amigo me perguntou o que eu estava fazendo e me apontou uma tomada bem do meu lado.

     15. A comida ou é muito doce ou muito salgada

surpreendentemente há muita “junk food” (besteira) aqui, mas os pasteis são deliciosos (massa frita recheada de coisas diferentes).

     16. Palmito

O miolo da palma. Ligeiramente amargo. Delicioso em qualquer coisa, especialmente no pastel.

    17. Paçoca

Açai e paçoca

Um doce feito de amendoim e açúcar. Estou viciado nisso. Eu não consigo parar de comer até que eles acabem.

     18. Caldo de cana

Suco de cana de açúcar. Ótimo depois de malhar!

     19. Açaí (A.K.A. – also known as – também conhecido como “Presente de Deus para o Brasil”)

Ele é simplesmente a melhor coisa. Eu digo que eu fiquei bulímico só para poder comer mais açaí quando eu estiver cheio. É, é bom assim.

     20. Cigarro de Palha

Eu não fumo sempre, mas esses são ótimos. Basicamente tabaco puro enrolado em palha de milho, preso por uma fitinha elástica. O cheiro é bom também – eu me pego seguindo as pessoas de perto nas ruas quando elas estão fumando cigarro de palha.

     21. Feito de leite?

Leite condensado está em tudo, e creme de leite é uma cobertura normal de sobremesas. – eu costumava ver isso nas lojas nos EUA, mas eu nunca soube como as pessoas usavam isso.

     22. Samba

É uma dança e uma música complexa e linda. Mas há toneladas de músicas e danças únicas que caem bem à cultura e à alegria brasileiras. Confira.

     23. Festas

Brasileiros adoram suas festas, e não só no Carnaval. Se alguém o convidar para um churrasco, ou festa de aniversário, vá. Há muita comida boa, caipirinha, dança, e risadas. Os brasileiros sabem se divertir.

     24. Botecos

Muitos e muitos botecos (e Belo Horizonte é a capital deles). São como bares que ficam abertos para a rua e têm mesas nas calçadas. É um lugar ótimo para tomar uma cerveja ou cachaça com os amigos e ver o que está acontecendo na cidade.

     25. Guardanapo de plástico

eu nunca tinha visto isso em lugar nenhum, mas no Brasil eles estão por toda parte. Eles não ajudam a limpar nada, eles só mantêm a gordura longe da sua mão.

     26. Copos de plástico (mesmo para bebidas quentes)

Se você pede um café você provavelmente vai queimar as suas mãos. Sem falar nas químicas.

     27. As coisas estão estragadas ou fora de serviço

Isso é muito comum aqui, isso é o Brasil. Eu estou acostumado com isso agora, e quando eu vejo outros gringos reclamando eu só acho engraçado.

     28. Beber álcool em qualquer lugar

No Brasil, não existe lei sobre beber na rua, o que é ótimo, porque você pode levar uma cerveja para ir tomando quando você sai. Mas o que é estranho é que você também pode levar álcool no carro ou no ônibus, desde que você não seja o motorista. Eu fiquei chocado da primeira vez que eu vi isso, mas é conveniente se você precisa pegar um taxi.

     29. O supermercado

Na loja, eles têm cinco caixas registradores, e só um atendente no caixa. No sacolão, têm 5 funcionários e só uma caixa registradora. Eu não entendo como as contratações funcionam aqui, mas é típico. Filas longas também são comuns.

     30. Chuveiros brasileiros

Aquecedores de água são muito raros aqui, então as pessoas usam chuveiros elétricos. Com eles, você obtém ou alta pressão e água fria, ou baixa pressão e água quente. Eletricidade e água corrente: uma combinação vencedora.

     31. 5 provavelmente significa 6

as pessoas aqui são famosas por não serem pontuais, mas isso logicamente depende da pessoa. Também, quando alguém diz “estou a caminho”, isso provavelmente significa que ela acabou de sair do chuveiro. Diferenças culturais…

     32. As pessoas sempre perguntam de qual estado você é, apesar de elas só conhecerem Flórida, Nova York, Califórnia, e talvez Texas.

 

     33. As pessoas perguntam então de qual cidade você é, apesar de elas só conhecerem Miami, Orlando, Nova York, Boston, e Los Angeles.

     34. As pessoas pensam que o Grand Canyon é no Colorado

Sem querer dizer que a maioria dos Americanos tenha um conhecimento melhor da geografia do Brasil.

     35. Cachoeiras

O Brasil tem milhares de cachoeiras, o que é ótimo para nadar em dias quentes. Mas infelizmente você precisa de um carro para ir até elas.serra do cipó

     36. Natureza, caminhadas

De novo, é ótimo, mas você precisa de um carro.

     37. Parques

Há vários parques ótimos nas cidades brasileiras. As pessoas gostam de ir para usar os equipamentos de musculação lá e mostrar seus músculos.

     38. Praias

O Brasil é famoso pelas praias, mas venha com dinheiro, porque viajar é caro aqui.

     39. Tucanos… e outras vidas selvagens

Eu mencionei os tucanos porque eles são meus favoritos. Mas foi ótimo ter vindo para este lado do mundo, porque muito da fauna e da flora é completamente diferente de todos os lugares que eu já fui.

     40. Pegar um ônibus é às vezes mais emocionante do que andar de montanha russa

Os motoristas de ônibus aqui são completamente malucos. Quando eu cheguei aqui, eu ficava um pouco com medo toda vez que eu tinha que pegar um ônibus, mas agora eu me acostumei. Mas não espere conseguir ler durante toda a viagem.

     41. As pessoas se oferecem para carregar suas coisas

Se você está em pé no ônibus, as pessoas sempre se oferecem para carregar suas coisas. No princípio, eu ficava preocupado que alguém tentasse roubar minhas coisas, mas isso é uma cortesia comum aqui.

     42. As pessoas adoram falar

Quando eu cheguei aqui, eu não falava português muito bem. Se eu estava esperando um ônibus ou qualquer coisa do tipo, as pessoas quase sempre sentavam perto de mim e começavam a falar. Eu dizia “Desculpa, eu não entendo”, e eles diziam “oh”, e continuavam falando como se eu entendesse. Eu já falei que as pessoas aqui são amigáveis?

     43. Futebol

Ir assistir a uma partida de futebol em um bar aqui é diferente de todas as experiências esportivas que eu já tive. A cidade inteira fica ligada. Você não precisa necessariamente assistir a partida, porque toda vez que o nosso time faz um gol, você ouve a cidade inteira comemorar. E é também comum as pessoas pesarem de carro buzinando e gritando o nome do time.

     44. “Vamos combinar algo”

Isso significa, literalmente, “we’re going to combine something”, ou vamos planejar fazer algo. As pessoas sempre querem planejar fazer as coisas com você, mas na verdade, fazer com que elas façam de fato isso vai precisar de um pouco de proatividade da sua parte.

     45. BH é um ovo

As pessoas dizem que a cidade delas é como um ovo, o que significa que esta cidade de 3 milhões de habitantes é “pequena” porque você encontra pessoas que você conhece por toda parte. Depois de poucos meses morando aqui, eu encontro ao acaso pessoas conhecidas quase todos os dias. Imagina para quem mora aqui a vida toda… eu não sei como vocês conseguem chegar em algum lugar!

     46. PDA

Public displays of affection (demonstração pública de afeto) é culturalmente aceito aqui, seja em um parque ou em um restaurante. É algo que você precisa se acostumar (ou tirar vantagem disso).

     47. “Eu sou vegetariano”, “então você come frango?”

Eu fui vegetariano por um longo período da minha vida, mas quando eu cheguei aqui, eu comia carne para experimentar a cozinha local. Depois eu voltei a ser vegetariano (e agora vegano), o que é extremamente incomum aqui, então as pessoas não entendem isso.

     48. Troco

Toda vez que você paga alguma coisa sem ser trocado, eles perguntam se você pode pagar com algo menor. Isso mostra que as lojas nunca têm um caixa cheio.

     49. Mais troco

Toda vez que você recebe um troco, ele será com as menores moedas possíveis, então sua carteira vai ficando pesadíssima.

     50. Dinheiro

As moedas são uma mistura de diferentes gerações de moedas. Então pode ser difícil saber se a moeda é de 50 centavos, 25 centavos, ou 10 centavos.

moça na praia

Apesar de alguns dos aspectos engraçados, e dos estranhos que podem ser irritantes, o Brasil é um país maravilhoso para se visitar e viver. Os benefícios superam em muito os pequenos pontos negativos. E as pessoas aqui vão fazer você se sentir bem-vindo e em casa.

Qualquer país que você visitar ou viver terá diferenças em relação ao que você está acostumado em casa. Mas ainda assim é importante sair da sua bolha, experimentar outras culturas e lugares, e ter uma perspectiva global. Quanto mais você viaja, mais você percebe que as pessoas são muito mais parecidas do que diferentes. Toda cultura tem um monte de pequenas diferenças, mas a grande semelhança é que nós somos todos humanos.

No que diz respeito a isso, todos temos os mesmos desejos e necessidades. Todos gostamos de passar o tempo com os amigos e nos divertir. Então se você tem a mente aberta, você pode se sentir em casa em qualquer lugar. E quando você sai e experimenta o mundo, você constrói as melhores memórias da sua vida, e aprende mais do que você esperava.

Eu só vivi em uma parte deste imenso país, e eu não viajei tanto quando eu gostaria. Então se você vier viver no Brasil você certamente terá uma experiência totalmente diferente da minha. Mas eu acho que você vai ver que esta lista é uma boa representação de algumas das maiores diferenças que um gringo vai perceber.

Boa parte da minha ideia de escrever este artigo vem de Oliver Teboul, um francês que vive e trabalha em Belo Horizonte. Este artigo é hilário, então dê uma olhada.

Se você gostou de este artigo então recomendo dar uma olhada em este artigo do Brazilian Gringo.

  • Rodrigo says:

    Muito bem retratado, Ethan! Nota 10! 🙂

  • Cool! Muito legal isso! However you have to know the south and north too.

  • Ethan Zinho says:

    I agree! I went to Curitiba, so I saw a little bit of the south, but I'm dying to see more of SC and the North East. Maybe when I go back next summer!

  • Patricia says:

    I’m glad to know all that Ethan! As we live here (especially at BH), we don’t see all these things are so different for foreings hehehe

  • Sonia Harris says:

    Adoro o Brasil especialmente São Paulo. Tenho muita saudades da loucura de cidade que é São Paulo. São Paulo é a cidade que eu recomendo aos turistas.

  • É, depende de nós para sentir nosso lar em qualquer lugar. Sim, todos gostamos de passar tempo com amigos e nos divertir. Somos na nossa maioria Humanos!!

  • Tatiane Hagenbucher says:

    Meu País lindo!!

  • Wollace says:

    Adorei kkkkkkkkkkkkkk

  • Rebeca says:

    Que texto lindo

  • >