Você acha que o seu aprendizado de inglês poderia ser muito mais autônomo, cativante e eficaz ?

Você tem a sensação de que a maioria dos livros realmente não entendem as dificuldades de ensino e aprendizagem encontradas pelos brasileiros?

Hoje vamos ajudar com isso.

Aqui estão 3 blogs incríveis que podem ajuda-lo a levar o seu Inglês para o próximo nível, E se divertir enquanto faz isso:

E-livro de graça: 101 Palavras que você não vai aprender na escola

leia este texto em inglês (janela nova)

Uma vez que começamos o blog RLE há três meses, temos tido o prazer de explorar, ser fã e compartilhar com Real Life International English Community vários blogs bons de aprendizado e ensino de Inglês para brasileiros, e muitos deles serão comentados por nós nas próximas semanas e meses.

No entanto, esses 3 blogs, e suas respectivas comunidades, são os pioneiros de uma nova era digital de aprendizagem on-line de Inglês no Brasil, com mais de 25 anos da combinação de sabedoria bem organizada em seus sites para seu aprendizado e diversão.

Eles não promovem apenas uma nova forma de aprender Inglês aqui no Brasil, mas também uma nova maneira de pensar, que mostra como aprender e ensinar Inglês não como uma disciplina escolar seca, mas sim como um lifestyle digital  que inspira e oferece apoio para todos os aspectos da vida.

Esses sites são repletos de conteúdo de graça e de alta qualidade, mas a maioria é escrita com maestria linguística, percepção cultural e uma profunda compreensão dos muitos desafios únicos que os Brasileiros enfrentam quando aprendem Inglês.

Nós o incentivamos a conferir esses blogs e se você gostar, acesse, conecte-se, explore e aproveite deles!

*Listados na ordem em que RLE os descobriu. Eles são incríveis em diferentes formas e a RLE é fã de cada um deles! 

English Experts

ENGLISH EXPERTS é um recurso essencial para qualquer pessoa que aprende ou ensina Inglês no Brasil. Foi o primeiro grande blog ESL brasileira que a RLE descobriu, e ele tem sido um recurso inestimável para nós. Tem uma visão de aprendizagem de Inglês com que realmente nós identificamos (com foco em colaboração, contato diário, comunidade / relacionamentos e auto-aprendizagem), esses caras estão constantemente nos desafiando a sermos melhores professores, estudantes de idiomas, blogueiros e construtores da comunidade. Seu blog de muitas facetas tem uma tonelada de informações úteis e claras sobre a aprendizagem de Inglês, incluindo:

  • A BLOG que inclui artigos perspicazes, dicas e uma corrente constante de conselhos úteis e de apoio para o estudantes de Inglês, tudo isso vindo de pessoas que são de fato
    “experts” (especialistas) em Inglês.
  • FÓRUM que inclui falsos cognatos, as letras de músicas, informações sobre estudar no exterior e dicas de português para estrangeiros (e muito mais).
  • UM CHAT que permite que você converse, se divirta e conheça pessoas do mundo todo, e vivencie o Inglês em um contexto mais social.

Grande parte do conteúdo é escrito pelo fundador do projeto, Alessandro Brandão (Um autodidata fluente em Inglês de Minas Gerais), e uma seleção de professores de Inglês colaboradores (incluindo muitos falantes nativos de inglês) que contribuem voluntariamente com posts. Eu recomendo veementemente dar uma conferida no English Experts (links abaixo). Se quiser dar uma olhada, se assine à comunidade de mais de 300,000 membros, siga e participe, podendo se divertir e aprenda com os melhores!

Sobre English Experts nas suas próprias palavras

O English Experts é um projeto colaborativo voltado para o aprendizado do inglês, o conteúdo do site é mantido por uma comunidade de professores, estrangeiros e principalmente de estudantes – todos atuando de forma voluntária. O EE não é um curso de inglês tradicional (exemplo lição1, lição 2 etc), nosso objetivo é auxiliar os estudantes  através do contato diário com o idioma.

CONECTE-SE COM ENGLISH EXPERTS:

RECOMENDAÇÕES DE LEITURA:

Tecla SAP

Tecla SAP  é mais um blog realmente impressionante e uma comunidade que é uma referencia na indústria ESL / EFL e com um monte de conteúdo de qualidade alta. O fundador do site, Ulisses Wehby Carvalho, trabalha nesse projeto de várias formas praticamente desde o surgimento da internet (1999), e sua ampla experiência mostra isso. Ele faz um trabalho fenomenal proporcionando dicas para o aprendizado do Inglês extremamente úteis, concisas e divertidas para alunos brasileiros de todos os níveis, além de professores também.

Uma das minhas coisas favoritas sobre esse site são as pequenas dicas que tornam a experiência do aprendizado bastante direta e descontraída. Por serem bastante breves e consistentes, tornam-se parte de sua rotina diária. Esse site é uma prova de que com 13 anos de dedicação diária e apaixonada a alguma coisa, você, sem dúvida alguma, chegará à maestria do idioma. Tecla SAP também tem muito “street credit,” ou seja, é bastante conhecido e reconhecido, incluindo uma visita ao programa do Jô Soares (Ulisses, o criador do site também é tradutor/intérprete de grande renome).

CONECTE-SE COM O TECLA SAP:

RECOMENDAÇÕES DE LEITURA:

Inglês na ponta da língua

INGLÊS NA PONTA DA LÍNGUA (INPL) definitivamente merece nossa atenção e reverência, por ser um incrível e muito útil recurso para o aprendizado de Inglês. Por que a RLE é grande fã do Inglês na Ponta da Língua?

  • Em primeiro lugar, pelo simples fato que a quantidade e qualidade, além de ampla área de conteúdo desse blog e comunidade, realmente é impressionante. Você pode, literalmente, se perder nesse site por horas e dias.
  • Em segundo lugar, como o próprio livro escrito pelo fundador, o site é um tipo de “auto-ajuda” para vivenciar o aprendizado de Inglês, que é para deixa-lo se sentindo melhor, mais produtivo e inspirado após ler esse material. Após ter lido, você se sentir mais fortalecido para continuar aprendendo!
  • INPL foca muito na colocação tanto no livro quanto no conteúdo, o que é um aspecto cultural muito importante do idioma. Nessa área, eles fazem um grande trabalho fazendo algo que poucos são aptos a fazer, o que é tornar um tópico complexo e difícil, em algo simples e acessível.
  • Finalmente, Denilso de Lima (Fundador do INPL), é um herói autodidata do Inglês, que injetou seu próprio sucesso no idioma e entusiasmo em todos os ângulos do conteúdo. Esse cara tem uma história inspiradora (veja abaixo). O Inglês é o trabalho de sua vida e isso é fácil de ser visto na qualidade e no sucesso que ele alcançou!

INPL é extremamente útil não apenas para  estudantes de inglês, mas também para professores. Eles têm uma seção “Como se pronuncia?” (“how do you say?”), além das seções de “expressões”, “gramática” e “vocabulário”, mas minha parte favorita é o seu podcast. Inglês Na Ponta da Língua é meu podcast de EFL preferido (o que é um podcast?), e tenho usado cada vez mais na sala de aula. O último podcast, por exemplo, foi uma explicação muito clara, útil e prática do “Beach” vs “Bitch”, um problema que os brasileiros costumam ter sobre a pronúncia da vogal.

SOBRE O FUNDADOR: Denilso de Lima fundou Inglês na Ponta da Língua após publicar seu primeiro livro (também chamado de Inglês na Ponta da Língua) em 2003. Como fã desse blog, a Real Life English está há muito tempo familiarizada com a qualidade de seu blog, mas até pesquisarmos para esse artigo, descobrimos que Denilso não é apenas um superstar entre os blogger, autor, e construtor de comunidade. Esse cara é um verdadeiro Jedi EFL, com uma incrível história de sucesso, um lista bastante longa de credenciais, projetos de sucesso e um livro muito bem escrito que reflete isso. Atualmente ele está pesquisando e dando consultoria, escreve livros, faz traduções e trabalha como intérprete, leciona, conduz workshops de treinamento e de ensinamento, palestrando e gerenciando um blog de sucesso inacreditável (o que formou uma comunidade de cerca de 50,000 pessoas). A extensão e a qualidade do trabalho do Denilso falam por si mesmo, e isso reflete em seu blog, que é gratuito e está disponível para todas as pessoas.

CONECTE-SE COM INGLÊS NA PONTA DA LÍNGUA (INPL):

RECOMENDAÇÕES DE LEITURA / MATERIAL PARA O LISTENING ED INGLÊS NA PONTA DA LÍNGUA:

MAIS SOBRE DENILSO DE LIMA:

Então, isso é tudo! Desfrute da sua jornada com esses blogs incríveis, com a Comunidade Internacional Real Life English, e lembre-se de que você sempre pode contar com a RLE na sua jornada para a fluência do Inglês.

Volte à página das melhores artigos

  • Daniel Queiroz da Silva Costa says:

    Uma coisa adicional: o Denilso de Lima, do Inglês na Ponta da Língua, também é colaborador do English Experts.

    • Justin says:

      Você tem razão! Já escutei varias com Denilso e a galera de EE! Obrigado pelo comentário!

  • Bem legais as dicas! Fiz um curso de inglês online agora e quer seguir acompanhando os blog sobre o assunto. Obrigado pelas dicas!

  • Anonymous says:

    Bem legais as dicas. A minha é deste curso http://www.aprendum.com.br/curso-online-aprendendo-ingles/ Eu estudei inglês com eles e gostei bastante.