Skip to content

Podcasts: O Futuro Da Aprendizagem

Imagine ter, por semana, 10 horas a mais para poder estudar inglês, e sem precisar esticar sua agenda?

Com os podcasts você pode.

Não sabe o que são podcasts? Então dê uma olhada no artigo (What is a Podcast and Why You Should Care).

Read this in English

Nos dias de hoje, com o crescimento cada vez maior da competição no mundo dos negócios, você precisa encontrar formas de se manter no topo. Você precisa estar em contínuo aprendizado.

Os podcasts, além de te ajudarem a aprofundar seu autoconhecimento, te ajudarão a melhorar seu inglês ao mesmo tempo! Quer coisa melhor do que isso?

Os podcasts são relativamente novos nos países de fala inglesa, mas vêm ganhando cada vez mais popularidade. Por algo será.

Os podcasts são gratuitos, bem informativos, divertidos, e você pode escutá-los enquanto faz as coisas que normalmente faz.

Não há razão para não escutar podcasts na sua rotina diária.

Seu inglês vai melhorar mais rapidamente, e você vai aprender muito mais sobre você e o mundo.

Os podcasts são uma das invenções mais incríveis do século XXI

Atualmente, passamos muito tempo presos no trânsito, no ponto de ônibus, fazendo compras, cozinhando, nos alimentando, limpando, levando o cão para passear, fazendo serviços de rua, e em filas.

Se você somar todo esse tempo gasto nestas atividades, necessárias para sobrevivermos, darão mais de 10 horas facilmente.

O que os podcasts te permitem fazer é APRENDER enquanto você se dedica às atividades mencionadas acima. (Saiba mais sobre o motivo de os podcasts serem a Lazy Man’s Way to Learn English).

Dependendo do que você faz no trabalho, você tem chances de escutar, de forma atenta, um podcast ENQUANTO trabalha.

Escutar podcasts acelera seu desenvolvimento.

Os podcasts são uma nova forma de aprendizagem

Com os podcasts, você pode aprender a qualquer hora e em qualquer lugar.

Imagine o quão melhor seria o seu inglês se você tivesse 10 horas a mais para estudar.

Mesmo que não entenda tudo que esteja sendo dito no podcast, não há problema. Ainda assim, estará aprendendo BASTANTE.

Se você tiver 10 horas extras semanais para escutar falantes nativos, sua compreensão auditiva irá skyrocket [subir de forma muito rápida].

Os podcasts são a novidade no mundo falante de língua inglesa. Infelizmente, ainda não são muito comuns em outros idiomas.

Entretanto, você pode tirar proveito dessa maravilhosa oportunidade e começar a escutar a enorme quantidade de podcasts.

Onde começar? ESL Podcasts

Em primeiro lugar, comece com os podcasts do Real Life English. Todo domingo, Chad e eu lançamos um podcast em que falamos de cinco expressões novas, além de expormos as perguntas de quem nos escuta, e dicas para a melhora do seu inglês.

Estes ESL podcasts são perfeitos para falantes não-nativos, pois falamos como na vida real, diferentemente de outros ESL “podcasts” que têm um script montado.

Chad e eu conversamos do jeito que estamos acostumados, e sempre que dizemos uma palavra ou expressão que você possa não compreender, explicamos o sentido.

Nós também te damos uma lista de palavras para que você as conheça antes de ouvir um podcast, assim você estará melhor preparado para entender nossa conversa.

Olhe este podcast aqui (enquanto lê este texto).

Se você conhecer outros ESL podcasts que sejam ótimos, deixe-nos saber por meio dos seus comentários.

Podcasts e estilo de vida

Um dos grandes pontos positivos do inglês tem a ver com a imensa quantidade de informação disponível neste idioma.

Você pode aprender qualquer coisa escutando podcasts em inglês.

Tudo que você tem a fazer é ir ao iTunes e procurar por qualquer coisa que te interesse (clique aqui para mais informações).

Seja sobre corrida, autodesenvolvimento, esportes, negócios, viagem, filosofia, ou mesmo sobre gatos, tenha certeza de que encontrará qualquer podcast de sua preferência.

Se você tiver algum podcast bacana, que possa ser interessante para as pessoas, compartilhe conosco por meio dos seus comentários.

Não compreende o que os falantes nativos dizem?

Se você não conseguir acompanhar o ritmo de fala dos locutores, você pode baixar o podcast do iTunes para o seu iPod / iPad / iPhone, e reduzir a velocidade do podcast pela metade.

Você pode, então, escutar uma ou duas vezes à baixa velocidade, e depois escutar à velocidade normal. (Se você realmente quiser testar sua compreensão auditiva em inglês, dobre a velocidade do podcast. Boa sorte!)

Tenha em mente que, para aprender, você não precisa entender tudo que está sendo dito. Ainda que você não entenda nada, seu cérebro irá, de forma inconsciente, aprender diferentes sons, tons, e a pronúncia de falantes nativos.

No entanto, se o podcast tiver uma transcrição, você pode lê-lo enquanto escuta o podcast. Ou você pode ler primeiro, e contar com a ajuda do Google Translate para entender o máximo que puder. Logo, quando você for escutá-lo no seu carro, não terá dificuldade alguma em compreender o que está sendo dito.

Como os podcasts mudarão sua vida

Imagine isso.

Você sai do trabalho às 17h e inicia uma jornada de 30 de minutos para sua casa. Se não houvesse engarrafamento algum, você poderia estar em casa em 10 minutos.

Depois de se esforçar para não ficar frustrado por causa do trânsito, você para num mercado para comprar comida pra janta.

Você reúne todas as suas compras no carrinho, e enquanto caminha em direção ao caixa, dá de cara com uma fila quilométrica.

Você espera impacientemente na fila, ficando irritado com a demora injustificada da moça do caixa.

Quando volta pro seu carro, percebe que perdeu 20 minutos no mercado.

Você chega em casa, o estômago está roncando, e você começa a preparar a janta. Após outros 30 minutos de preparo, você finalmente se senta para comer.

Depois de comer, você limpa a sujeira, e corre para tomar banho.

Quando você sai do banho, olha para o relógio: 19:03h. Passaram-se duas horas desde que saiu do trabalho. E o que você conseguiu nesse tempo todo? Jantar e tomar banho.

Agora imagine como tudo teria sido diferente se você estivesse escutando um podcast nesse período de tempo.

Os podcasts têm o poder mágico de fazer o tempo voar enquanto você cumpre tarefas chatas.

E por você está ativamente envolvido com os podcasts, nada poderá tirar seu ânimo.

Ah, o trânsito está engarrafado? Sem problemas, vou escutar um outro podcast então.

Ah, a fila na loja está grande? Tranquilo, aprendo enquanto espero.

Aposto que você poderia escutar, no mínimo, 10 horas semanais de podcasts ou outro conteúdo de áudio, e sem esticar sua agenda diária.

Isso significa que, por semana, você poderia escutar 10 horas de palestras universitárias (Sim, no iTunes, você pode encontrar podcasts de palestras universitárias sobre qualquer tema).

Escutar 10 horas semanais de palestras universitárias te deixariam ainda mais inteligente, não acha?

Há podcasts para todos os gostos. Com certeza, você encontrará vários que te conquistarão, assim como estão conquistando o restante do mundo.

O que está esperando?

Cadastre-se no Real Life English ESL Podcasts, encontre alguns não-ESL podcasts sobre temas que te interessem, e junte-se à revolução, baby!

TRANSLATION: This article was translated to Portuguese by Rodrigo Penna. Click here for more information about translations or if you are interested in becoming an RLE translator. – See more at: //reallifeglobal.com/fluencia-cultural#sthash.Y2gQpxEt.dpuf
>