Skip to content

Inglês simples e divertido: aprendendo com músicas

music is lifeMuitas das formas de aprender inglês são simplesmente chatas, certo? Especialmente se você está aprendendo com um livro texto ou sentado numa sala de aula com um professor ensinando você os mecanismos da língua.

Mas isso não precisa ser chato: você pode melhorar seu inglês com algo de que você realmente gosta: música!

Mesmo se você já tiver utilizado a música como uma ferramenta de aprendizado, ou se você escuta a música em inglês sem tentar entendê-la, este artigo vai ensinar a você um processo que torna o estudo do inglês divertido, efetivo e simples. E mais, vai garantir que você se lembre de quase tudo que você aprende!

Parece bom demais para ser verdade? Então continue lendo!

Como eu aprimorei meu francês com música

Eu só estudei francês por poucos meses, mas eu achei que a música foi um dos meios mais efetivos para aprender não só novo vocabulário e expressões, mas também mecanismos gramaticais, e até melhorar a pronúncia.

Quase todo mundo ama música, então isso a torna uma das ferramentas mais poderosas de aprendizado de línguas. E para a sorte dos estudantes de inglês, a música em inglês é popular no mundo todo, então é fácil encontrar músicas de que você goste.

Eu ouvia muito a rádios francesas, o que é um ótimo jeito de encontrar novas músicas (Eu uso Shazaam, um aplicativo para smart phone, para identificá-las). Quando eu encontro uma música francesa que eu gosto, eu procuro no youtube, com a letra se possível. Então, eu procuro no google a letra da música e imprimo. Depois, eu pego minha caneta (eu recomendo usar um marca-texto também) e piro. Eu marco a letra toda, até conseguir entender a canção inteira.

Eu sublinho novas palavras e expressões. Eu faço um retângulo ao redor das palavras que eu reconheço, mas que eu quero fazer alguma nota, para poder memorizá-las e usá-las quando eu estiver falando. Eu circulo tudo de gramática (como um verbo usado numa forma que eu não reconheço).

Tenho aqui uma musica francesa que analisei recentemente e agora sou capaz de entende-la completamente:

Dingue dingue dingue

Ouça esta MusicaDingue, Dingue, Dingue by Christoph Maé

Eu gosto de usar uma combinação do Google Translator e do Word Reference para encontrar a definição de novas palavras e expressões. Se o seu inglês é mais avançado, eu recomendo que você use um dicionário de inglês para definir as palavras, ao invés de usar um dicionário que traduz a palavra para sua língua materna. Isso fosters (promove) uma imersão na língua.

Por último, lembra que eu disse que você se lembraria de tudo que você aprendeu? Bem, uma vez que você tiver feito essa tearing apart (profunda análise) da letra da música inteira, você pode colocar tudo no Anki, e estudar todos os dias até que isso se torne parte de você.

Melhore o seu vocabulário E pronúncia

Esse processo pode parecer fácil, e até mesmo óbvio, mas se você segui-lo, e ajustá-lo para funcionar melhor para você, você vai revolucionar o seu aprendizado de inglês.

Usar música para melhorar o inglês é bom porque nela a língua aparece como os falantes nativos realmente usam no dia a dia. Não como nos livros-textos chatos, que ela aparece de forma que você nunca vai ouvir na vida real.

Ainda, cantar é um ótimo jeito de melhorar a pronúncia. Não importa que você não seja um bom cantor, cante quando estiver sozinho, no chuveiro, ou enquanto cozinha.

Você vai se surpreender com a diferença que faz na sua pronúncia. Isso porque a linguagem, naturalmente, é muito musical. Se você se acostumar a cantar em inglês, a pronúncia que você aprende vai naturalmente seep into (entrar) na sua fala, e então você se sentirá mais confiante!

Assista este video sobre como melhorar a sua pronuncia:

[leadplayer_vid id=”51FC21E29D149″]

Talvez você toque um instrumento. Tente aprender algumas músicas em inglês e cantar junto. É um jeito ótimo de impressionar sua família e amigos! Ou até essa(e) gatinha(o) que você está de olho.

Não estude gramática, aprenda naturalmente!

Você pode aprender a gramática da vida real naturalmente com música. Muitas regras gramaticais que você aprendeu na escola ou por livros textos são quebradas por falantes nativos o tempo todo. Na música, isso fica visível. Você vai ver e ouvir coisas modificadas, que poucos professores de inglês o ensinariam, a menos que você aprenda com os caras do RealLife.

Se você é proativo, você pode também aprender diferentes classes gramaticais e conjugação. Você não vai só estudar as regras, você vai aprender gramática em contexto. Você vai repetir o que ouve, então você vai entender as regras sem memorizá-las – exatamente como você faz na sua primeira língua.

Fazendo isso, eu aprendi como conjugar muitos verbos comuns em Francês. Eu aprendi como usar o futuro, o condicional, e o subjuntivo em muitos casos, sem nunca ter estudado ou tido uma aula. Eu não tenho nenhum dom para aprender línguas… eu só amo música.

Lembrar tudo

Novamente, cantar é importante porque é uma outra forma como naturalmente lembramos das coisas. Pense em cada vez que você ouve uma música de sua infância. Quase como numa mágica, você se lembra da letra, mesmo que você não se lembre muito desse período da sua vida. Então meu conselho é: cante, cante, cante.

E agora é hora de colocar todo seu trabalho árduo com essa música maravilhosa no Anki, para que você lembre tudo que você aprendeu! Certifique-se de ter lido o artigo sobre o Anki se você não souber ainda como usar. É uma ferramenta maravilhosa para o aprendizado de línguas!

Eu recomendo que você faça vários baralhos. Faça um para o novo vocabulário e expressões, um para conjugações, um para mecanismos gramaticais (por exemplo, o contexto de uso de condicional, o futuro usando will, o futuro usando go, etc).

Se você tem um smartphone, então baixe o aplicativo do Anki, que vai lembrá-lo de estudar todos os dias! Fazendo isso, seu inglês vai melhorar rapidamente, e será muito divertido!

A melhor parte é que estudar com o Anki não toma muito tempo: menos de alguns minutos por dia, e nós todos temos alguns minutos de tempo livre todos os dias.

Torne-se parte de um movimento

Aqui no Real Life English, nós acreditamos de verdade que a melhor forma de aprender língua é com o inglês na vida, como na música. Isso vem de nossa experiência com o aprendizado de outras línguas e da observação de alguns dos melhores estudantes de língua na nossa comunidade internacional.

Se você gostou deste artigo e você precisa de outras maneiras de revolucionar seu aprendizado de inglês, então se lembre de entrar para nossa lista de e-mails para receber outros artigos como este e baixar nosso boletim GRÁTIS sobre os melhores recursos online para melhorar o seu inglês, que se encontra no canto superior direito desta página.

Precisa de inspiração?

Ouça as músicas favoritas da nossa comunidade no YouTube.

>