Você tem medo de falar em público?

Estudos feitos sobre o tema mostram que as pessoas temem mais falar em público do que a morte. Imagine como seria pior se eles pedissem que as pessoas fizessem um discurso em Inglês.

Fazer um discurso em Inglês pode ser uma experiência estressante, mas não precisa ser assim. Fazer os preparativos corretos irá ajudá-lo a ganhar confiança e a prática o ajudará a superar seu medo de falar em público. Então o que você deve fazer para se preparar para fazer um discurso em Inglês?

Avalie a Sua Plateia

A coisa mais importante a ser considerada quando estiver se preparando para um discurso é para quem esse discurso será feito. Quais tipos de pessoas estarão sentados na plateia? De onde eles vêm? Quais serão suas formações profissionais e educacionais? Quanto eles saberão sobre o tema do discurso?

As respostas a essas perguntas o ajudarão a decidir sobre o que falar. O discurso que você faria para um grupo de estudantes do ensino médio é diferente do discurso que você faria a um grupo de contadores em seus 40 anos. O vocabulário e os exemplos que seriam usados no discurso para um grupo de pessoas de 16 anos de idade são muito diferentes dos que seriam usados para os contadores de 40 anos de idade. Se você deu o mesmo discurso a ambos, pelo menos um dos grupos não receberá o seu discurso como receberia se você tivesse feito sob medida para quem você está discursando.

Enquanto escreve seu discurso, lembre-se de ter em mente qual é o seu público. Se for de brasileiros, eles irão entender as referências culturais que você fizer? Se não for de brasileiros, eles vão conhecer o jogador de futebol que você está se referindo? Fazer referências ao futebol pode funcionar quando você fala com brasileiros, mas seria melhor fazer referências ao beisebol quando discursar os americanos. É importante ter uma boa compreensão da cultura de origem de seu público, para assim ser capaz de se relacionar com eles.

Mantenha o seu público em mente quando for escolher o vocabulário que irá usar em seu discurso. Será que o público vai apreciar o jargão técnico avançado que você for usar, ou será que preferem uma explicação mais simples? Se o idioma que você estiver discursando for a segunda língua também dos membros da sua plateia, pode ser uma boa ideia simplificar o vocabulário que você ira usar e traduz as palavras que provavelmente eles não saberão.

Grave Você Mesmo

Depois de ter preparado seu discurso o próximo passo é começar a praticar. Fique na frente de uma câmera e faça seu discurso como se estivesse na frente de uma plateia. Gravar seu discurso permite que você veja a si mesmo da mesma forma que o público irá vê-lo. Você será capaz de ver a sua linguagem corporal, seu sotaque, e ouvir sua pronúncia e tom de voz. Pode ser difícil ouvir a sua própria voz, mas passar por este processo valerá o autoconhecimento que você vai ganhar.

Faça Correções

Agora é hora de fazer as correções para o seu discurso. Você vai, sem dúvida, notar formas melhores em que poderia ter redigido seu discurso e vai encontrar erros em sua pronúncia. Enquanto que um ou dois erros não são um problema, se você continuar insistentemente cometendo os mesmos erros, seu público pode entender que você tem pouca autoridade sobre o assunto.

Pode ser muito bom ter uma segunda opinião sobre o seu discurso. Encontre um falante e nativo do idioma em que vai discursar é peça que ouça o seu discurso. Peça que lhe ajude com a pronúncia, na escolha das palavras e na entonação. Eles também poderão dizer se os exemplos que você usa em seu discurso serão relevantes para outros falantes nativos do idioma.

Repita o Quanto For Necessário

Até agora, você deve ter feito muitas mudanças no seu discurso que deve estar quase irreconhecível comparado com o de antes. Grave a si mesmo discursando na frente de uma câmera mais uma vez e veja se você ainda está cometendo os mesmos erros. Repita este processo quantas vezes forem necessárias na frente da câmera até que você esteja confortável com o seu desempenho. Quanto mais você praticar, mais confortável estará discursando. Seu público vai ver a sua confiança e vão leva-lo mais a sério.

O Dia do Discurso

O grande dia finalmente chegou e é hora de fazer o seu discurso. É uma boa ideia começar o seu dia ouvindo pessoas falando no idioma em que você vai discursar. Ouvir um podcast no seu caminho do trabalhar é uma boa opção. Outra ideia seria ouvir a melhor gravação que você fez do seu discurso, para que fique fresco em sua mente.

Antes de fazer o seu discurso, você deve avisar o público que o Inglês não é sua primeira língua. Em algum ponto durante sua fala você provavelmente vai pronunciar mal uma palavra, ou usar uma frase de forma incorreta. Deixe-os saber logo no início de seu discurso que não há problemas em pedir esclarecimentos se eles não o entenderem.

Enquanto estiver discursando fique consciente do seu uso de “uh” e “hum”. Isso implica falta de conhecimento e de confiança. Faça um forte contato visual com o público. Mais importante ainda, fale lentamente enquanto discursa. Quando você fala mais rápido o seu sotaque nativo se sobrepõe. Você pode pensar que as pessoas pensarão que você é fluente falando mais rápido, mas isso só deixará mais difícil entende-lo.

Mantenha a calma e o foco no seu discurso. Discurse para o seu público da mesma maneira que você discursou centenas de vezes para sua câmera. Se você cometer erros, não se preocupe com eles e continue discursando. Antes que perceba, tudo vai ter terminado. Quando você ouvir os aplausos, dê a si mesmo os parabéns pelo excelente trabalho que você discursando em Inglês.

Resumindo, avaliar a sua plateia é o passo mais importante quando estiver preparando um discurso em Inglês. Você deve praticar na frente de uma câmera para superar seus medos de conversar em público. Peça que um falante nativo o ajude a melhorar sua pronúncia, escolha de palavras e referência cultural. Quando mais tempo você dedicar aprimorando o seu discurso, mais impressionada sua plateia ficará.

Você já fez um discurso em Inglês?

Qual estratégia você utilizou para preparar?