Skip to content

75 tons de ‘beautiful’ em sinônimos, gírias e colocações

bradgelina Você acha difícil substituir a palavra beautiful por outras que possam descrever, de forma equivalente, fatos, coisas e pessoas? Como você imagina que seja uma pessoa ‘cute’, ‘gorgeous’ e ‘good-looking’, e que sentido têm essas palavras para os falantes nativos?

Embora haja vários sinônimos para ‘beautiful’, eles não significam, exatamente, a mesma coisa. São diferenças baseadas na sutileza,  na estética e nas emoções, trazendo elegância e precisão à nossa comunicação, além de beneficiarem nossa compreensão.

A língua inglesa tem várias formas de se referir a uma mesma coisa. Essa rica mistura entre idiomas e a própria evolução do inglês (graças, principalmente, ao nosso amigo Shakespeare), fez do inglês essa bela mélange [mistura] que é hoje. Preste atenção à etimologia de algumas palavras abaixo.

É provável que sua língua materna tenha um amplo repertório de palavras usadas para descrever algo que seja bonito e atraente, entretanto, também é provável que você desconheça a maioria delas em inglês. Ao expandir seu vocabulário, você enriquece seu inglês e se comunica muito mais naturalmente.

Read in English |  Free Report: The Top 5 Resources For Learning English Online

Os 16 sinônimos mais comuns

*Listados de acordo com seus significados, dos mais sutis aos de conotação romântica e/ou sexual

1. Cute pode ser usada para descrever um cachorro, um bebê, ou uma pessoa de quem você goste, seja de forma romântica ou não. Chamar alguém de cute é, frequentemente, um indício de atração, mas também pode ser confundido com amor platônico.

Screen-Shot-2013-09-02-at-6.55.19-PM

2. Adorable tem o mesmo sentido de cute, porém um pouco mais acentuado. Pode ser usada para descrever, num tom levemente gracioso, animais de estimação, bebês/crianças,  e pessoas que te despertem ou não alguma atração. Entretanto, o verbo to adore significa respeitar e amar profundamente alguém.

Screen-Shot-2013-09-02-at-6.56.07-PM adorable

3. Attractive é a forma mais geral e objetiva de se dizer que outra pessoa é bem-apessoada. Entretanto, não necessariamente indica a existência de atração física ou sentimental. Essa é uma palavra que você pode usar ao falar sobre alguém (para dizer, de forma geral, que uma pessoa é bonita), não para a pessoa em que você esteja interessado (a).

Screen-Shot-2013-09-02-at-6.57.23-PM attractive

4. Good-looking é uma das palavras mais empregadas ao se dizer que alguém é atraente. Embora good-looking, comparada à palavra attractive, tenha maior conotação romântica, não necessariamente demonstra atração. É usada para falar de pessoas de bonitos traços. Good-looking vem de to look good (ex: “Você fica bem nesse vestido).

Screen-Shot-2013-09-02-at-6.58.37-PM good-looking

5. Beautiful é a palavra tradicionalmente usada para descrever uma beleza feminina (mais sobre mulheres do que sobre coisas), que vale tanto para a beleza física como para a interior. Chamar uma pessoa do sexo oposto de beautiful (ex: “You are beautiful”) pode indicar que a pessoa que chama de beautiful está realmente interessada, atraída pela beleza geral da outra pessoa.

Por outro lado, dizer “you look beautiful” tem um sentido distinto, pois essa forma é usada para elogiar uma pessoa que esteja bonita num determinado momento, podendo ou não ser um indicador de interesse. Também é importante lembrar que uma mulher, normalmente, elogia a beleza física de outra mulher por elogiar, sem que haja interesse algum, assim como os homens também podem elogiar (uma mulher) dessa forma. Entretanto, é raro um homem heterossexual chamar outro homem de beautiful.

Informação cultural importante: A palavra beautiful, nos casos em que há um desejo de envolvimento romântico, descreve tanto uma beleza feminina como um tipo de beleza que seja muito singular. Assim, nos países de língua inglesa, não é comum uma mulher usar beautiful para descrever um homem, exceto se estiver falando de algum outro tipo de beleza mais sutil. Se para uma mulher é utilizada o adjetivo beautiful, para um homem são usados good-lookingcute, ou até mesmo handsome. Lembre-se, também, que beautiful não é somente usado para descrever pessoas, mas também lugares e objetos em geral.

Screen-Shot-2013-09-02-at-6.59.37-PM Beautiful

[media url=”http://www.youtube.com/watch?v=oofSnsGkops” width=”600″ height=”400″]

6. Handsome é uma palavra tradicionalmente usada para descrever um homem que seja atraente. Nos Estados Unidos, caiu em desuso, sendo raramente utilizada pelas gerações atuais, diferentemente do que ocorre na Austrália, onde todas as pessoas de todas as idades dizem handsome com bastante frequência.

Nos EUA, para dizer que um homem é atraente, não se usa (ao menos no caso dos jovens) beautiful ou handsome (ainda que não seja errado usá-las). A maioria das pessoas com menos de 40 anos de idade tende a dizer good-looking ou cute neste caso.

Screen-Shot-2013-09-02-at-7.01.35-PM - Handsome

7. Pretty possui um significado equivalente ao de beautiful, porém algo mais inocente e/ou físico. Beautiful é uma palavra mais significativa e abrangente (não está ligada somente à beleza física, mas também à interior, tendo a ver com encanto, graça) e, portanto, mais impactante. Por outro lado, pretty caracteriza uma aparência física cuidada à base de cosméticos. Ainda que denote atração e seja uma palavra direta, pretty não tem nem o peso e nem a significância de beautiful. Além disso, não é um termo tão formal.

Observação: Pretty é especificamente usada para descrever uma beleza feminina. Logo, uma mulher jamais chamaria um homem de pretty. Existe a colocação “my pretties”, forma pela qual são chamadas as crianças por uma bruxa com más intenções.

Screen-Shot-2013-09-02-at-7.02.20-PM - Pretty

8. Gorgeous é outro sinônimo para beautiful que caracteriza uma beleza física marcante. Enquanto beautiful se refere tanto à beleza exterior como à interior, gorgeous está totalmente ligada à beleza física. Pode ser usada para qualificar homens e mulheres, embora seja mais utilizada pelas mulheres ao falarem de um homem.

Screen-Shot-2013-09-02-at-7.03.57-PM - Gorgeous

9. Lovely descreve uma beleza feminina elegante e/ou radiante. Você também pode usá-lo para descrever coisas ou acontecimentos (por exemplo: “I had a lovely time at the park”, “My vacation was lovely“). No inglês britânico, é muito usado pela classe social mais requintada.

Screen-Shot-2013-09-02-at-7.05.15-PM - Lovely

10. Exquisite faz referência a uma beleza bem delicada e refinada. Quando usada para pessoas, a palavra exquisite, assim como lovelydenota uma beleza feminina extrema. Podemos também utilizar o termo exquisite para falarmos sobre comida, vinhos, uma experiência vivida ou qualquer outra coisa que requeira sensibilidade, minuciosa atenção aos detalhes, delicadeza e refino.

Screen-Shot-2013-09-02-at-7.06.40-PM - Exquisite

11. Stunning é usado para descrever aquela beleza realmente marcante, abismal, de desequilibrar. Geralmente, é empregado para elogiar uma mulher, mas também pode ser usado para elogiar um homem.

Screen-Shot-2013-09-02-at-7.07.31-PM - Stunning

12. Foxy é uma outra palavra da língua inglesa usada para caracterizar um homem ou uma mulher muito atraente. Você pode dizer “She’s foxy” ou “She is a fox“, embora esta palavra não seja tão empregada atualmente (foi uma gíria muito usada nos anos 70). No sentido literal, o termo fox se refere a um animal selvagem (parecido com um cachorro – veja na definição abaixo), e deriva da palavra britânica foxismonitism, que significa jovem e atraente.

Tenha cuidado na hora de traduzir: Quando eu estava começando a aprender espanhol no México, descobri que fox é literalmente traduzida como zorra. Lembro que, num encontro que tive com uma mulher bem foxy, à noite, tudo estava indo muito bem até que olhei para os olhos dela e disse “Eres muy zorra”. Como “agradecimento”, ela me surpreendeu com um tapa na cara. É provável que zorra signifique prostituta em espanhol.

Screen-Shot-2013-09-02-at-7.08.22-PM - Foxy

13. Radiant caracteriza uma beleza feminina esplendorosa, que brilha. Uma beleza desse tipo é cheia de vida, luz, energia e saúde. Também é comum o uso de radiant para falar de uma beleza temporária, que esteja na moda.

Screen-Shot-2013-09-02-at-7.09.45-PM - Radiant

14. Sexy é uma palavra que, creio eu, seja traduzida para outras línguas e compreendida pela maioria das pessoas. Significa que alguém é sensual e sexualmente atraente, excitante. Atualmente, no entanto, quando usada de forma coloquial, sexy pode se referir a coisas bacanas, encantadoras e/ou da última moda, como uma “sexy new guitar”, ou um “sexy new computer” (semelhante a estiloso, de estilo, de marca).

Screen-Shot-2013-09-02-at-7.10.36-PM - Sexy

15. Hot tem um sentido próximo ao de sexy, ou seja, indica uma atratividade que estimula o desejo sexual ou até mesmo a luxúria. Você pode dizer “He is hot” ou “He is a hottie”. Hot e sexy estão mais ligados ao prazer da carne do que ao sentimento.

Screen-Shot-2013-09-02-at-7.16.53-PM - Hot

16. Babe é um substantivo usado para descrever uma mulher muito bonita (ou, em casos raros, um homem). É equivalente a gorgeous, mas seu uso já não é tão comum como antes. Podem ser encontradas, no entanto, diversas referências à palavra babe em músicas e filmes antigos.

Screen-Shot-2013-09-02-at-7.18.22-PM - Babe

Os outros 59 sinônimos e colocações

*Listados em ordem alfabética; as palavras acompanhadas de um asterisco* são as que me parecem mais populares

  • *Aesthetically pleasing (adj): é uma forma mais objetiva de dizer que a beleza de algo agrada os sentidos. É muito mais comum usá-lo para descrever um desenho gráfico do que propriamente pessoas.
  • *Appealing (adj): se refere a algo que te atraia, que te chame a atenção. Usamos appealing para falarmos de coisas e/ou ideias, não sendo tão utilizado para caracterizarmos alguém em que estejamos interessados.
  • *Alluring (adj): se refere a algo que, misteriosamente, te seduz ou te fascina. Serve tanto para pessoas como para coisas.
  • *Amazing (adj): alguém ou alguma coisa que te surpreende ou te impressiona (é uma palavra mais ligada à presença de um sentimentalismo do que à beleza física da pessoa a ser elogiada)
  • *Angelic (adj)/ an angel (subst): é um adjetivo que pode ser usado para descrever algo de conotação religiosa, ou pessoas de beleza singular.
  • *Banging (bangin’) (adj): expressão pertencente à linguagem popular, é usada para descrever uma pessoa (principalmente uma mulher) que seja sexy ou hot, mas também pode se referir a algo que seja incrível (portanto, sem conotação sexual). Banging vem do verbo “to bang”, que significa “bater com força”, e também pode ser um sinônimo para “fazer sexo”.
  • A Beauty/ a beaut (subst): é usado para dizer, principalmente pelos homens, que uma coisa ou fato é/foi “fantástico”, “genial”, “perfeito” (também usado para falar de pessoas).
  • Becoming (adj): é uma forma elegante de se dizer que uma vestimenta, como uma camisa ou vestido, fica bem numa pessoa, deixando-a mais bonita. Pode também se referir a algo que é apropriado, ou combina bem com alguma coisa.
  • Beguiling (adj): é um tipo de beleza que atrai e cativa, mas um tipo de encanto que, de forma enganadora e engenhosa, esconde segundas intenções.
  • Bewitching/ bewitched (adj): é um tipo de beleza capaz de deixar outra pessoa “enfeitiçada”, “hipnotizada”, como no caso das paixões cegas.
  • Bootylicious (adj): essa famosa música do grupo Destiny’s Child é uma combinação entre as palavras booty (nádegas) com delicious. A atração por uma mulher que seja bootylicious é puramente sexual, devido às destacadas curvas de seu corpo.

[media url=”https://www.youtube.com/watch?v=IyYnnUcgeMc” width=”600″ height=”400″]

  • *Breathtaking (adj): que te tira o fôlego, e geralmente é usado para falar de uma beleza natural ou de algo cheio de graça.
  • Buxom (adj): é um adjetivo usado para descrever uma mulher de seios sensualmente volumosos.
  • *Captivating (adj): é um tipo de beleza surpreendentemente cativante. Geralmente, é usado para descrever uma pessoa que te conquista e mexe com suas emoções.
  • *Charming (adj): é um sinônimo usado para descrever uma pessoa cujo encanto está mais associado ao seu comportamento e/ou presença. No imaginário feminino, é utilizado para caracterizar o homem ideal (um príncipe encantado). Charming é equivalente a bewitched e enchanting.
  • Comely (adj): é uma palavra derivada de becoming, tendo um significado semelhante.
  • Dainty (adj): se refere a uma beleza feminina delicada, refinada. Não é usada atualmente, sendo comum em textos antigos da literatura inglesa.
  • *Dazzling (adj): é usado para descrever um objeto ou pessoa de brilho deslumbrante.
  • Delightful (adj): se refere a algo que encanta, ou te agrada. Uma beleza que agrada os sentidos.
  • *Divine (adj): é uma palavra usada para descrever uma beleza de cunho celestial ou sagrado; equivalente à palavra angelic.
  • Doll (subst): trata-se de um adjetivo um tanto em desuso, referindo-se a feições delicadas, como as de uma boneca. Carrega um sentido de suavidade presente em traços sublimes, misturados com uma certa dose de inocência. É um termo comum em filmes antigos.
  • Dreamy (adj): é alguém que é a pessoa dos sonhos, da fantasia de outra pessoa. Ainda que seja uma palavra em desuso, uma adolescente de hoje pode dizer que o rapaz de quem ela gosta é a pessoa dreamy dela.
  • *Drop-dead gorgeous (adj): é uma colocação comum na descrição de homens ou mulheres que fazem o coração de alguém parar de bater por serem muito atraentes. Drop-dead é usado apenas para descrever pessoas.
  • Easy on the eyes / Not hard to look at (adj): se refere a uma pessoa cuja beleza faz bem aos olhos de qualquer um; de forma figurada, é dita como um colírio para os olhos.
  • Enchanting (adj): é um tipo de beleza que tem o poder de encantar, de enfeitiçar. Pode ser usado para descrever coisas e pessoas. É equivalente a charming e bewitching.
  • *Eye-candy (subst): é uma gíria usada para dizer que algo (ou alguém) é até bonitinho, mas sem outros atrativos. Embora não seja um palavrão, é bem direta e possui uma conotação sexual.
  • *Eye-catching (adj): se refere a algo que prende a atenção das pessoas, atraindo olhares de todas os cantos.
  • *Fabulous (adj): caracteriza uma beleza ou encanto que maravilha. É equivalente a wonderful e amazing.
  • Fair (adj): termo do inglês antigo usado para descrever alguém de delicada beleza (por exemplo, ‘my fair lady’ ou ‘the fair lady’). Pode também significar justo/a (de justiça), ou se referir a uma pessoa loira e/ou de pele clara.
  • Fetching (adj): equivale a attractive, e tem origem no inglês arcaico. O verbo “to fetch” significa, literalmente, “to go get” ou “to grab” (“buscar” ou “agarrar”). Pode ser usado para coisas e pessoas.
  • *Fine (adj): gíria dos anos 90 usada pelos jovens que significa sexy ou attractive (tanto para homens como para mulheres).
  • *Fly (adj): popular nos anos 90, o adjetivo fly era uma gíria usada nos guetos que significava “bacana”, “maneiro”, “da hora”. Pode ser usada tanto para pessoa como para coisas.
  • Glamorous (adj): ser glamorous significa ter um charme diferenciado, como se fosse algo mágico.
  • Glorious (adj): é um tipo de encanto cercado de esplendor, admiração e glória.
  • *A goddess (subst): é usado para descrever uma mulher cuja beleza se equivale a de uma deusa, de tão extraordinária que é.
  • *Graceful (adj): se refere a um tipo de beleza que expressa elegância e delicadeza na aparência ou nos movimentos.
  • *A head turner (subst): uma pessoa desse tipo é tão bonita que “fisga” a atenção de pedestres e motoristas, a ponto de esses virarem a cabeça para olharem para a tal pessoa (uma das causas dos acidentes de trânsito).
  • Heart-stopping (adj): é um tipo de beleza bastante extraordinário, de “parar o coração”.
  • *Hottie (adj): geralmente usado por adolescentes ou outras pessoas jovens, trata-se de um sinônimo usado para descrever alguém que seja sexy e attractive. De acordo com o Urban Dictionary, uma pessoa “hottie” é uma pessoa atraente, mas que não se dá conta disso (ou não se acha assim).
  • Hypnotic (adj): uma pessoa assim é tão atraente que chega a te hipnotizar por completo.
  • *Irresistible (adj): é uma atração ou um encanto a que não se pode resistir. Além de ser um sinônimo usado para uma pessoa que seja beautiful, pode ser empregado para descrever emoções, sentimentos e impulsos.
  • *A looker (subst): é um sinônimo usado para uma pessoa que “looks good“, como em good-looking, e é tipicamente usado para descrever uma mulher jovem.
  • *Luscious (adj): literalmente, se refere a algo saboroso e cheiroso. Assim, muitas vezes associamos a prazerosa sensação que nos proporciona a comida a alguém que seja sensualmente atraente.
  • *Magnetic (adj): é um encanto que te atrai, te puxa como um ímã.
  • *Magnificent (adj): usado para descrever coisas ou pessoas, magnificent caracteriza uma beleza suntuosamente impressionante.
  • *Marvelous (adj): é um adjetivo que se refere a uma beleza que inspira encanto, devoção e admiração. É usado nos casos em que há um forte encanto ou atração por outra pessoa ou coisa.
  • *Nice (adj): é um sinônimo coloquial para beautiful que também se refere a algo agradável, prazeroso. Dizer que uma mulher ou homem é nice denota atração, interesse sexual (no inglês australiano).
  • *A perfect 10 (subst): é uma pessoa (geralmente uma mulher) que, numa escala de 1 a 10, ganha a nota máxima. Trata-se de uma classificação feita por homens banais que tratam a mulher como um mero objeto de desejo e conquista, dando-lhe um valor de acordo com sua beleza. Assim, por exemplo, uma mulher perfeita ganharia um 10; aquela que fosse muito bonita / deslumbrante teria um 9; a que fosse bonita, um 8; a que fosse bonitinha, um 7; a que não fosse nem feia e nem bonita ganharia nota 6.
  • *Ravishing (adj): de beleza realmente impressionante e/ou extraordinária, hipnotizante.
  • Riveting (adj): se refere a algo que, de tão cativante, te faz perder o controle.
  • Seductive (adj): é uma beleza que te atrai, te provoca, é tentadora.
  • *Smoking (smokin’ hot): é um adjetivo usado para descrever uma pessoa muito quente (sexy), mais quente que um vulcão. O Urban Dictionary define como “beyond the point of (more than) really hot” (algo como “quentíssimo, a ponto de ferver”).
  • Sensuous (adj): outra palavra puramente usada para elogiar a beleza corporal de uma pessoa.
  • *Spectacular (adj): é um tipo de beleza que, como um espetáculo dramático, prende a atenção das pessoas. Pode ser usado tanto para pessoas como para coisas.
  • *Striking beauty (adj): acompanhado da palavra “striking”, este é um tipo de beleza de grande impacto, comparado a um golpe desferido com força.
  • *Sublime (adj): é um tipo de beleza que desperta admiração, beirando o espiritual ou o sagrado. Pode ser usado para descrever pessoas, mas geralmente é usado para descrever coisas.
  • Taking (adj): uma pessoa assim cativa com seu charme ou beleza. Não é muito usado atualmente.
  • A traffic stopper (subst): se refere a uma pessoa que, de tão bonita, é capaz de parar o trânsito. Embora não haja uma razão específica, traffic stopper é geralmente usado para elogiar mulheres. Também pode ser utilizado para descrever coisas bonitas e fascinantes.
  • Winsome (adj): se refere a uma pessoa que cativa por seu caráter. Não é uma palavra muito usada atualmente.
  • *Wonderful (adj): de beleza encantadora, fascinante e singular.

TRANSLATION: This article was translated to Portuguese by Rodrigo Penna. Click here for more information or if you are interested in becoming an RLE translator.

>