Skip to content

Alcance seus objetivos: como aprender inglês de forma mais disciplinada

discipline-English-300x221“Disciplina nada mais é do que escolher entre o que você quer pra já e o que você mais quer.”

O autocontrole na gestão das horas semanais dedicadas ao aperfeiçoamento linguístico tem um papel fundamental ao aprendermos um novo idioma.

Entretanto, fazer isso depois de um árduo dia de trabalho pode ser bem difícil, já que ligar a TV é muito mais fácil do que praticar inglês.

Caso você seja daqueles que aprendem inglês por conta própria, tem a consciência de que ninguém vai fazer de você um excepcional falante de inglês. Pode ser que você tenha ajuda de outras pessoas, mas é você quem se banca. Ou seja, você deve ter disciplina.

Mas como você pode desenvolver uma maior autodisciplina? Como, mesmo nos momentos de indisposição, você pode se empenhar em fazer coisas que sabe que são boas pra você?

Entre na comunidade do Real Life English

Read this article in English

Antes de vermos as estratégias e técnicas específicas para a melhoria do seu autocontrole, permita que eu conte um pouco sobre como a disciplina me levou a conseguir grandes feitos.

Não que eu esteja bragging [me gabando, falando com bastante orgulho de mim], mas sim te mostrando que VOCÊ também é capaz, desde que comece a desenvolver disciplina.

Formas de disciplina que podem te ajudar

  • Pedalar: teve um dia que pedalei 65km, e 175km no dia seguinte (sem nenhum treino ou preparação). O máximo que eu havia conseguido na minha vida foi pedalar 24km.
  • Dieta: fiz duas dietas de 30 dias à base de raw food [comida crua], como frutas, verduras e nozes. Ou seja, sem arroz, sem feijão, sem carne, sem batatas. 30 dias sem comer nada cozido. Fiz isso duas vezes.
  • Ficar em jejum: fiquei oito dias em jejum. Sem comida, suco, chá etc. Somente água.
  • Meditação: Participei, por 10 dias, dos cursos de meditação Vipassana (saiba mais sobre como melhorar o inglês por meio da meditação). Nestes cursos, você passa 10 horas diárias meditando por 10 dias. Neste período, não é permitido que você fale, leia, escreva, assista à TV, navegue na Internet, escute música ou desenhe. Nada além de meditar, descansar, ou se alimentar.

Independentemente de você achar que são ou não são coisas inteligentes ou saudáveis de serem feitas, a verdade é que não são tarefas fáceis.

É imperativo que se tenha um grande autocontrole para passar oito dias sem comer nada.

Mas o que têm a ver estes atos de disciplina com aprender inglês?

Todos os campos da sua vida são influenciados pela disciplina. Quanto melhor for seu autocontrole, mais fácil será para você fazer coisas que te beneficiem, como treinar e melhorar seu inglês.

Logo, como você pode melhorar sua disciplina?

A disciplina é como um músculo

Fazer algo quando, na verdade, você deseja estar fazendo outra coisa, exige força.  Assim como a força muscular, desenvolvida por meio de exercícios.

E como você sabe, se não exercitarmos os músculos, eles não vão crescer muito.

Como, então, você pode fazer com que os músculos da disciplina “cresçam”? Do mesmo jeito que você ganha massa muscular.

Será que você vai levantar muito peso logo na primeira vez que for a uma academia? Não, você vai começar levantando barras leves, e vai pegando as mais pesadas à medida que seu corpo for se acostumando à força exigida pelos exercícios.

É a mesma coisa com sua disciplina. Você começa com algo fácil e, naturalmente, vai aceitando o desafio das coisas mais difíceis. Logo, talvez um dia você tope passar oito dias sem comer um tipo de comida sequer (ou não).

Aceite seu nível atual

Ser consciente das suas limitações é parte do processo de desenvolvimento da autodisciplina.

Se você nunca pratica inglês, acha mesmo que será capaz de começar a fazê-lo com duas horas diárias? É provável que não.

Entretanto, será que 5 minutos a mais por dia farão a diferença para quem mal passa um tempo estudando inglês? Claro que sim.

Entenda e aceite, portanto, seu nível atual. Se você for uma pessoa muito negativa, levantará apenas os pesos leves (ou nenhum) e não vai ficar mais forte. Se você for alguém muito positivo, vai seguir levantando barras muito pesadas pra você, e acabará caindo. Em seguida, ficará frustrado contigo mesmo, e também não vai ficar mais forte.

Portanto, ao exercitar sua autodisciplina, é importante que você conheça suas capacidades. Não há problema em começar devagar e, gradativamente, levantar pesos mais difíceis.

Então como eu começo?

A primeira coisa que você deve fazer é ter certeza do que quer. Se você não sabe por que deseja falar melhor em inglês, provavelmente perderá sua motivação.

Depois que você souber perfeitamente o PORQUÊ de você querer algo, consegui-lo será mais viável.

E uma das coisas que me ajudaram muito a atingir meus objetivos foi aceitar o desafio dos 30 dias.

Num desafio de 30 dias, você se compromete a fazer algo (geralmente todos os dias) por 30 dias.

Ao manter o foco em fazer apenas uma simples coisa diária por 30 dias e FAZÊ-LO, mesmo que as células do seu corpo não queiram, você melhorará bastante sua disciplina.

A questão do desafio de 30 dias não está ligada à importância do que está sendo feito. O importante é o fato de estar FAZENDO.

Você poderia, por exemplo, se desafiar a dedicar cinco minutos diários, num período de 30 dias, à prática de inglês. Você passa pelos 11 primeiros dias sem problemas. Entretanto, tem um dia em que você tem muita coisa a fazer e chega tarde do trabalho. Você está morto de cansaço, e tudo que quer fazer é ir pra cama. Você pensa “Ah, não preciso destes cinco minutos pra estudar, nem vou aprender muito mesmo. Vou é dormir.”

Mas essa é a parte mais importante do exercício. O ponto-chave não é a importância da tarefa em si, mas o fato de estar fazendo algo que você sabe que é bom, e com que você se comprometeu (por você e/ou por outros)!

Você está se condicionando a fazer o que é melhor para você, não o que gostaria de fazer agora.

Tão logo você diga “Ah, vou pular só esse dia”, é MUITO provável que você pule o dia seguinte, e o outro.

Portanto, comece com algo fácil e se COMPROMETA a fazê-lo.

Quanto tempo você já passa estudando inglês? Acredita que sua vida seria melhor se você treinasse mais?

Por que não, então, assumir o compromisso de estudar inglês por mais 5-15 minutos diários num período de 30 dias? (Para mais informações sobre desafios de 30 dias, dê uma olhada no artigo How To Guarantee Language Learning Success: Desafio dos 30 Dias).

Lembre-se

No final das contas, o que realmente importa não é o que você está fazendo, mas O FATO DE ESTAR FAZENDO.

Desenvolver seus músculos da disciplina é uma das melhores habilidades que você pode ter. Não te ajudará somente com o inglês, mas com todas as coisas da sua vida.

Logo, lembre-se: “Disciplina nada mais é do que escolher entre o que você quer pra já e o que você mais quer.”

O que você mais quer? Por que?

Que pequenos e diários hábitos você pode ter pra melhorar seu inglês?

FAÇA AGORA. TODOS OS DIAS.

 

TRANSLATION: This article was translated to Portuguese by Rodrigo Penna. Click here for more information about translations or if you are interested in becoming an RLE translator.  – See more at: //reallifeglobal.com/aprender-ingles-vai-mudar-tua-vida#sthash.fT24Dfw2.dpuf

TRANSLATION: This article was translated to Portuguese by Rodrigo Penna. Click here for more information about translations or if you are interested in becoming an RLE translator.

>