E5 Aplicativos em Inglês Gratuitos para o seu Dia-a-Dia.m um mundo tão modernizado, temos sempre a ideia de que mais e mais pessoas gastam várias horas do dia olhando para algum tipo de tela, seja a de um computador, a de um Ipod, de um tablet ou de um smartphone. Qualquer pessoa com algum destes dispositivos móveis sabe como alguns aplicativos são úteis para o seu dia-a-dia. Eles podem servir para encontrar um bom restaurante, para jogar ou até mesmo olhar as constelações no céu.

Read this Article in English

No entanto, você sabia que existem milhares de aplicativos – também conhecidos como apps – desenvolvidos para aprender línguas? E você nem precisa estar em casa, pode estar em qualquer lugar. O melhor de tudo é que muitos deles são gratuitos!

Essa é uma ótima notícia para alunos de inglês que passam muitas horas no ônibus ou no metrô e não sabem como fazer bom uso desse tempo. No entanto, com tantas opções de aplicativos, como escolher o melhor para você?

Os cinco aplicativos listados abaixo são ótimas opções e maneiras divertidas de praticar seu inglês enquanto você está no trânsito, sem o que fazer no trabalho ou simplesmente descansando. Este guia vai te ajudar a escolher qual aplicativo encaixa melhor ao seu estilo de vida.

  • Voxy (nível intermediário para avançado)
  • English in a Month Free (nível básico para intermediário)
  • Busuu (todos os níveis)
  • Newsy (nível intermediário para avançado)
  • Learn English Elementary Podcast (nível básico para intermediário)

E-livro de graça: 101 Palavras que você não vai aprender na escola

     1. Voxy – Nível Intermediário para Avançado

VoxyPara quem procura expandir vocabulário em inglês, o Voxy é uma ótima escolha. Diferentes histórias são disponibilizadas todos os dias. Elas são distribuídas em diferentes categorias (política, negócios, arte, cultura, tecnologia e muito mais).

O vocabulário chave do Voxy é direcionado para nativos da Língua Portuguesa e Espanhola. Ele te mostra a forma correta da pronúncia e o significado das palavras. Logo em seguida, o Voxy testa você no vocabulário que acabou de aprender, bem como faz outras atividades que te ajudam a memorizar novas palavras. O aplicativo também disponibiliza músicas todos os dias, fornecendo ao ouvinte a letra e as definições das palavras mais difíceis.

Além disso, há uma sessão de frases com vocabulário e expressões, onde você pratica situações diárias. Você também pode acessar vocabulários específicos dependendo de onde você estiver (em um banco, um restaurante ou em um campo de futebol).

O Voxy permite que você acompanhe o seu desenvolvimento para garantir que você atinja seus objetivos semanais com o inglês. Ele pode, ainda, te fornecer lembretes de estudo.

Embora a versão gratuita seja muito boa, para usufruir dos melhores benefícios do Voxy (notícias, aulas em vídeo com professores de inglês, uma câmera que permite que você tire foto de algo e receba o nome do objeto em inglês, etc) você precisa pagar mensal ou anualmente. Vale a pena dar uma olhada e, se você gostar, talvez não se importe em pagar.

     2. English in a Month Free (Inglês em um Mês Gratuito) por Learn Like Kids – Nível básico para Intermediário

English in a Month FreeO objetivo deste aplicativo é que você aprenda inglês da mesma maneira que uma criança: ao invés de memorizar a gramática como na escola, você aprende vendo figuras e ouvindo a descrição de áudio. Por exemplo: são disponibilizadas imagens, como, por exemplo, de um pão, e colocam em áudio um nativo de inglês pronunciando a palavra pão.

Após 30 aulas, o aplicativo disponibiliza duas vozes diferentes, para que você se acostume a ouvir diferentes formas de pronunciação. Depois de te ensinar novas palavras, há um quiz em que você precisa combinar a figura com a palavra. Há também a parte escrita, em que você aprende um vocabulário novo e, logo em seguida, precisa escrever o que está na imagem. “Inglês em Um Mês” também possui uma sessão de estatística em que você pode acompanhar seu crescimento.

O que falta neste aplicativo é a prática dos verbos e da leitura em inglês. A parte disso, ele é muito útil para os alunos de nível básico que querem expandir vocabulário e possuem pouco tempo (é perfeito para uma ida de 20 minutos dentro do ônibus).

UPDATE: O Duolingo também é uma boa opção. Aprende como usar-o para melhorar seu inglês.

     3. Busuu – Todos os Níveis

busuuO Busuu não é ótimo só porque aborda leitura, escrita e a escuta: ele também é ótimo por ser muito divertido.

Ao entrar no aplicativo, você escolhe seu nível (A1 sendo muito básico e B2 mais avançado). Em seguida, você escolhe a aula. Cada aula começa com uma sessão de fotos contendo vocabulário novo de inglês, a tradução em sua língua e a pronúncia. À partir disso, você escuta a uma conversa (usando o vocabulário que acabou de aprender) com a transcrição da fala, para que você possa acompanhar.

Você pode colocar a legenda em sua língua nativa, se quiser. Depois de ouvir a conversa, você faz um quiz para checar sua compreensão da aula. Há também uma parte escrita e, finalmente, uma prova no fim da sessão.

O Busuu também te dá a oportunidade de participar de uma comunidade online. Nela, você pode conhecer outros alunos de inglês de vários países do mundo. Além de tudo, o aplicativo oferece cursos em dez outras línguas. É uma maneira perfeita de praticar fora da sala de aula.

     4. Newsy – Intermediário para Avançado

NewsyEmbora o Newsy não seja exatamente para o aprendizado de inglês, o aplicativo é ótimo para estudantes de nível intermediário e avançado.

O Newsy oferece pequenos vídeos em inglês, com diferentes notícias da atualidade e de diversas fontes de todo o mundo. Além disso, você pode ler um texto da história antes do vídeo, para que você consiga compreender melhor.

O aplicativo é muito adequado para alunos que precisam melhorar a compreensão. O Newsy sempre atualiza as histórias, logo, você sempre encontrará algo interessante e, ainda, aprenderá novas palavras. Sem falar que, com o app, você irá ficar por dentro das notícias do mundo todo! Por fim, se você encontrar uma história interessante, você pode compartilhar e/ou comentar.

5. Learn English Elementary Podcast (Aprenda Inglês com Podcasts Simples) por o British Council – Iniciantes a Intermediários

learn-englishAqui temos outra fonte ótima para aqueles que precisam ocupar seu tempo no ônibus.

Escutar a podcasts pode ser complicado para quem está começando a aprender inglês. No entanto, este aplicativo oferece mais de 20 podcasts, de tópicos diferentes, com transcrições e quizzes.

Esses fatores asseguram que você não irá somente ouvir, mas poderá compreender.

Eles são todos em inglês britânico, logo, se você está acostumado com o sotaque americano, esta é uma boa oportunidade de aprender um novo sotaque.

Usar seu celular para um bom motivo:

Pare de jogar Tetris e Angry Birds e coloque faça do seu smartphone ou tablet uma coisa útil! Não importa se você escolheu o Voxy, o Busuu, o English in a Month, o Learn English Elementary ou o Newsy.

Você só precisa encontrar maneiras de incorporar o inglês no seu dia-a-dia.

Todos possuem desculpas de não ter tempo para aprender outra língua, mas estes aplicativos só demandam alguns minutos do seu dia. No ônibus, ou enquanto você come alguma coisa, ou mesmo durante uma pausa para um café. Comece a usar estes aplicativos para aumentar seu vocabulário e se tornar fluente!

Voltar à página dos melhores artigos